Produtividade

Qual o melhor gerenciador de tarefas para otimizar seu tempo?

É impossível não perceber como a nossa relação com o tempo tem mudado bastante nos últimos anos.

Historicamente, o tempo começou a ficar mais curto durante a Primeira Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra no final do século XVIII e foi responsável por uma série de desenvolvimentos na área de geração de energia e meios de produção.

A energia gerada pela queima do carvão proporcionou a criação de máquinas muito mais potentes, fazendo com que as mercadorias e pessoas se transportassem de uma forma mais rápida e com muito mais frequência.

Tudo isso provocou uma considerável aceleração de toda a cadeia produtiva, além da mudança nos hábitos das pessoas e criação de demandas comerciais que até então não existiam.

Uma das primeiras locomotivas a vapor

Uma das primeiras locomotivas a vapor

Até aquele momento, os seres humanos eram literalmente regidos pelo nascer e pôr do sol. Era preciso esperar o frio ir embora para plantar e o sol nascer para ir trabalhar.

Ter pressa não faria o milho crescer mais rápido.

Como você deve ter percebido, hoje em dia as coisas funcionam um pouco diferentes. Nascer e pôr do sol? Tem gente que nem se lembra o que é isso.

Escritórios high tech com playgrounds e “área de relaxamento” estão em alta. Não se pode perder tempo. Para a engrenagem continuar funcionando, absolutamente todos os problemas devem ser resolvidos o mais rápido possível, para ontem.

E quando você terminar de resolver algum “problema”, nem pense em parar para respirar. O próximo já estará batendo na porta, pronto para fazer você virar mais uma noite no escritório.

Mas não se desespere. A mesma tecnologia que nos faz estar cada vez mais ocupados e envolvidos com o trabalho também está ai para nos ajudar.

Separamos para vocês algumas ferramentas que usamos para otimizar nosso tempo aqui na Profissas. Com elas você pode organizar todo o seu fluxo de trabalho pessoal ou da sua empresa, gastando cada vez menos tempo entre um projeto e outro e facilitando a comunicação entre sua equipe.

Top 5: Gerenciador de tarefas pessoais

Wunderlist

Wunderlist para otimizar seu tempo

O Wunderlist é um gerenciador de tarefas ideal para pessoas e empresas que precisam organizar seus compromissos e tarefas de forma rápido e fácil.

Com uma interface simples e interativa, você pode criar listas e sub-listas, determinar prazos para completar cada tarefa, anexar arquivos e links, receber notificações por e-mail, compartilhar listas, classificar tarefas como importantes e se comunicar com as outras pessoas que também usam a plataforma.

Se precisar de mais capacidade para upload de arquivos, criação ilimitada de sub-tarefas e mais opções para personalizar seu background, você pode fazer o upgrade para a Versão Pro.

Com vários serviços desse tipo disponíveis no mercado, o maior diferencial do Wunderlist sem dúvidas é a sua simplicidade.

Trello

Trello

Com uma interface interessante que organiza suas tarefas como se fossem várias fileiras de cartas, o Trello é mais recomendável para gerenciamento de projetos mais complexos, que necessitam de um controle maior para cada etapa do processo.

Uma vantagem do Trello com relação aos outros gerenciadores é que você pode visualizar as tarefas pendentes e as em andamento em uma única tela, o que facilita a vida de grandes empresas que possuem vários projetos em andamento ao mesmo tempo.

Outra função interessante é a possibilidade de criar checklists para tarefas específicas que serão exibidas apenas se você clicar. Desta forma a tela não fica poluída com informações desnecessárias e você não precisa ficar pulando de página em página até encontrar o que precisa.

Runrun.it

 

Para aqueles que procuram uma ferramenta brasileira de qualidade, o Runrun.it está ai para provar que serviço nacional não é sinônimo de inferioridade. Ele possuí vários recursos inovadores, como contagem de tempo para conclusão de cada tarefa e relatórios gerenciais super detalhados.

O Runrun.it é recomendável para empresas maiores, que possuem vários projetos em andamento ao mesmo tempo. Além do gerenciamento de tarefas, com ele você pode ter um maior controle de sua equipe através de ferramentas interessantes, como a configuração de fluxo de trabalho entre as equipes.

Evernote

Evernote

O Evernote é uma plataforma de gerenciamento que pode ser usada para vários propósitos ao mesmo tempo, como gerenciamento de tarefas, bloco de notas, editor de textos e muito mais.

Por ser completo e capaz de desempenhar várias funções simultaneamente, o Evernote pode parecer confuso para iniciantes. Por isso ele não é recomendável para as pessoas ou empresas que procuram uma solução rápida e simples para gerenciar seus projetos.

Google Drive / Docs / Calendar

Google Calendar

Apesar da enorme variedade de opções de ferramentas disponíveis no mercado, muitas pessoas ainda preferem utilizar os serviços Google, principalmente pela possibilidade de integrar todos os serviços em uma única conta.

Por exemplo, você pode editar pelo Google Docs todos os documentos que você tem guardado no Google Drive. Também pode compartilhar compromissos no Google Calendar e receber todas as notificações – de todas essa ferramentas – diretamente no seu Gmail, sem precisar ter uma infinidade de contas abertas.

Além disso, as ferramentas do Google são completamente gratuitas e estão em constante atualização, sendo na maioria das vezes as primeiras a inovar nas áreas em que atuam.

Com tantas opções disponíveis é difícil apontar “a melhor”. Tudo depende das suas necessidades e da forma que deseja se organizar. Mas agora que você conhece as principais ferramentas para te ajudar a otimizar seu tempo, esperamos que fique um pouco mais fácil fazer sua escolha.

Compartilhe conosco suas experiências na tentativa de otimizar seu tempo. Se já utilizou algumas das ferramentas da lista e acha que deixamos algo importante passar, sinta-se a vontade para nos chamar a atenção nos comentários.

Vamos crescer juntos? 😉

Comentários (3)
  1. Michele disse:

    Eu gosto muito de Hibox como gerenciador de tarefas: o uso é bem simple mas efetivo. Também é muito útil ter o chat e a videoconferência integrados.

  2. Marcos Almeida disse:

    Eu tenho usado o Klist, e tem me ajudado muito no meu foco e organização.

    Consigo reagendar com o arrastar e soltar várias tarefas de uma só vez.

    Além disso o calendário ajuda muito a não ficar vendo tarefas que vão acontecer no futuro, consigo me focar somente no que tenho pra fazer no dia, na semana e no mês.

  3. Janine Mendes disse:

    Excelente artigo! Dependendo da rotina da pessoa organizar as tarefas é uma questão de “vida ou morte”. Um aplicativo muito prático e simples de usar é o Klist. http://www.klist.app

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *