Como fazer sua empresa crescer na internet?
Desde que a internet foi popularizada e se tornou acessível para o público geral ao redor do mundo, ela tem sido utilizada por empresas e pessoas como uma ferramenta poderosa para a realização de milhares de coisas diferentes.
No Brasil, a internet só se tornou realmente acessível às pessoas comuns em 1995, quando a operação comercial foi liberada para empresas privadas.
Nesta época a quantidade de sites era bem baixa, sendo que a maioria daqueles que existiam eram propriedade do governo, universidades ou grandes empresas, como bancos portais de notícias.
Construir um site até 2003 no Brasil custava caro e era uma habilidade valiosa e difícil de se encontrar no mercado.
Felizmente, esse cenário mudou um bocado. Com a evolução dos meios de comunicação, surgimento de novas tecnologias e globalização das ferramentas para desenvolvimento web, atualmente é extremamente fácil construir um site, publicar seus produtos ou promover sua marca na internet – mesmos para as pessoas completamente leigas no assunto.
Estima-se que 57,2 milhões de brasileiros utilizam a internet regularmente, sendo que 90% destes afirmam sempre pesquisar sobre um produto ou serviço na rede antes de realizar qualquer compra.
Isso significa que, se uma determinada empresa não tem presença na internet, ela simplesmente “não existe” para mais de 50 milhões de consumidores.
Mas o que significa ter presença na internet? E como você pode alavancar suas vendas com ela?
Separamos para vocês cinco formas simples e fáceis de serem implementadas, mas que são poderosas para qualquer empresa que queira utilizar a internet para gerar lucros.
1. Loja Virtual
Em 2015, 43% dos brasileiros afirmaram fazer compras pela internet e, segundo levantamento do site Profissional de E-commerce, o mercado de e-commerce no Brasil teve um aumento nos lucros de 15,3% em relação ao ano de 2014.
Fonte: E-bit Informação
Além de proporcionar conforto e praticidade para seus consumidores, uma loja virtual pode ser uma excelente opção para economizar com mão de obra, aluguel e centenas de outras despesas que uma unidade física pode gerar.
Criar um e-commerce pode ser um pouco desafiador em termos técnicos, mas com as centenas de serviços e profissionais disponíveis no mercado, esta etapa pode ser facilmente terceirizada, e o custo-benefício na maioria das vezes acaba sendo vantajoso para o empresário.
2. Redes Sociais
O Brasil é o segundo país com maior número de acessos às redes sociais no mundo, e mesmo assim muitas pessoas ainda desconsideram a estratégia e planejamento para redes sociais como um fator importante para o sucesso ou fracasso de uma empresa.
Fonte: DreamGrow
Por isso, nada nos deixa mais perplexos aqui na Profissas do que ver uma empresa não dar a devida atenção às reclamações e solicitações de seus consumidores com a gestão redes sociais.
Existem diversas maneiras para sua empresa alavancar as vendas utilizando as mídias sociais. Só para citar algumas:
- Divulgação de Produtos e Serviços.
- Atendimento ao Consumidor
- Promoções
- Pesquisa de Mercado
- Interação e engajamento com seu público
Estar presente e ativo nas redes sociais significa consolidar sua marca no mercado, aumentar a satisfação do seu público em relação ao atendimento e expor os seus produtos e serviços para um número considerável de pessoas.
Para saber mais, já publicamos por aqui um excelente artigo de como as redes sociais influenciam a decisão de compras de seus clientes.
Clique aqui para saber mais.
3. SEO
Como já falamos por aqui, estar bem posicionado no Google nos dias de hoje pode determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa.
O SEO (Search Engine Optimization) consiste em uma série de práticas que visam melhorar o posicionamento orgânico (não pago) do seu site no Google. Tais práticas envolvem aspectos técnicos e de geração de conteúdo, como utilização de palavras-chave, títulos e subtítulos, links externos, etc.
O tópico de SEO é complexo e seria preciso mais de um artigo para abordarmos todos os pontos importantes. Para saber mais sobre o assunto, recomendamos os seguintes sites:
É claro, se tiver alguma dúvida ou simplesmente quiser trocar uma ideia sobre o assunto, entre em contato diretamente com a gente! 🙂
4. Facebook Ads e Google Adwords
Os Ads são anúncios pagos que podem ser dispostos em sites ou redes sociais de forma estratégica, de acordo com a preferência do anunciante.
De fato, pagar por anúncios não é a forma mais eficiente de atrair clientes para seu negócio, e a eficiência destes anúncios tem caído bastante ao longo dos últimos anos.
Práticas mais saudáveis e menos agressivas ao público como o Inbound Marketing têm ganhado popularidade dentre as empresas de grande e pequeno porte, justamente pela abordagem menos intrusiva e mais eficiente na hora de conquistar os clientes.
Mas, dependendo do seu ramo de atuação e da estratégia utilizada, os Ads podem sim ser um bom investimento, uma vez que aumentam a visibilidade de seu negócio e consequentemente a chances de alguém se interessar por ele.
Além disso, como a maior parte dos internautas brasileiros utilizam as redes sociais para se comunicar, pode ser interessante para sua empresa investir em Ads como Facebook Ads ou Instagram Ads – ambos ainda relativamente baratos quando comparados ao Google Adwords.
5. Inbound Marketing
Apesar de ainda ser pouco utilizado pelas empresas brasileiras, o Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que busca trazer o cliente até sua empresa, ao invés de tentar mostrá-la ao maior número de pessoas possível.
Isso é feito, basicamente, através da criação de conteúdo de qualidade e estratégias de aquisição de leads e e-mail marketing.
Existem várias estatísticas que comprovam a eficiência do Inbound Marketing, inclusive já escrevemos vários artigos sobre isto aqui no nosso blog, como:
- Você já ouviu falar em Inbound Marketing?
- 7 Empresas que aumentaram suas vendas com o Inbound Marketing
Sugerimos fortemente a leitura destes artigos para entender melhor como o Inbound Marketing pode aumentar suas vendas e, como sempre, se tiver alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato com a gente por e-mail ou até mesmo pela nossa página do Facebook.
Ficaremos felizes em ajudá-los! 🙂