Celebrar as contribuições de pessoas LGBT+ é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
No Brasil, diversas pessoas LGBT+ têm deixado marcas históricas em nossa história, lutando por igualdade e inclusão. A história dessas pessoas inspira a todos a continuarem lutando por um futuro mais inclusivo e igualitário.
Vamos conhecer algumas delas?
#1 Ivan Baron
Ivan Baron é um homem gay e com deficiência física, que se tornou um influente ativista digital no Brasil. Nas redes sociais, ele utiliza sua plataforma para discutir temas relacionados à acessibilidade, inclusão e direitos LGBT+. Ivan é um exemplo de como a interseccionalidade pode ser uma força poderosa para a mudança social. Seu ativismo tem ajudado a desafiar estereótipos e promover uma maior compreensão sobre a diversidade.
#2 Murilo Araújo
Baiano vivendo no Rio de Janeiro, Murilo Araújo é o criador do Muro Pequeno, um projeto multiplataforma que explora diferentes linguagens para falar de vivências negras LGBTQIA+, afetividade, autocuidado, cultura e outros assuntos. Criando conteúdo desde 2015, Murilo construiu uma comunidade plural e próxima, e se destacou pela capacidade de tratar de temas relevantes em uma linguagem didática e bem-humorada.
#3 Val Munduruku
É gestora pública, youtuber e ativista indígena da região do Alto Tapajós. Foi a primeira do seu povo a assumir a homossexualidade. Após isso, outros meninos e meninas mundurukus também tiveram coragem de assumir a identidade. É a primeira da família a ter acesso e a concluir o ensino superior. Ligada a temas sociais e ambientais, Val já integrou duas conferências das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP 25, na Espanha, e a 26, na Escócia.
#4 João Silvério Trevisan
João Silvério Trevisan é um escritor, cineasta e ativista gay brasileiro. Ele co-fundou o grupo SOMOS em 1978, uma das primeiras organizações LGBT+ do Brasil. Trevisan é autor de vários livros que abordam temas LGBT+ e de direitos humanos. Seu livro “Devassos no Paraíso” é uma obra seminal sobre a história da homossexualidade no Brasil. Seu trabalho tem sido crucial para documentar e promover a cultura LGBT+ no país.
#5 Jurema Werneck
Jurema Werneck é médica, ativista e diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil. É uma das principais lideranças do movimento negro e LGBT+ no país, com uma longa trajetória na defesa dos direitos humanos e na luta contra o racismo estrutural e a homofobia. Jurema é fundadora da ONG Criola, que trabalha especificamente pelos direitos das mulheres negras no Brasil. Sua atuação é marcada pela defesa da interseccionalidade e pelo empoderamento das comunidades marginalizadas.
Como a Profissas pode te apoiar no Mês do Orgulho LGBT+
A Profissas é a primeira escola a promover e trabalhar a pluralidade e as habilidades humanas como estratégia de negócios. Temos diversas iniciativas estratégicas, resolutivas e impactantes para responder, de maneira pessoalizada, aos desafios enfrentados pelas empresas.
Nossas iniciativas para a comunidade LGBTQIAPN+ são desenvolvidas por pessoas especialistas e representativas, que vivem e ensinam sobre a inclusão de pessoas desta comunidade no ambiente de trabalho.
Leia também: 3 formas de desenvolver profissionais LGBT+ na empresa
Sua empresa e a Profissas, juntas, podem criar ambientes de trabalho mais seguros, inclusivos e produtivos para todas as suas pessoas colaboradoras. Tudo isso a partir de direcionamento estratégico para o desenvolvimento de iniciativas eficazes e sustentáveis – de verdade.
🚀 Impulse profissionais LGBT+ na sua empresa com a Profissas!
Clique aqui e consulte nosso time de especialistas!