Diversidade geracional é um tema atual que vivemos diariamente. Apesar disso, muitas vezes não compreendemos o seu significado e os benefícios que podem proporcionar nas empresas.
Mas e aí, quer entender como incluí-la na sua empresa?
Acompanhe esse artigo até o final e saiba como. Boa leitura!
O que é diversidade geracional?
Diversidade geracional é um conjunto profissional de idades distintas que convivem na mesma empresa ou em algum setor, ou seja, acolhe a pluralidade social .
A diversidade, é classificada pelo ano de nascimento, onde a ação de cada indivíduo é diferente. Mas, em conjunto, agrega valores e conhecimento a todos os envolvidos:
- Baby boomers (1940-1960): Trabalho é a principal prioridade, ser digno é o que importa. Mais competitivos e movidos por resultados, não lidam bem com a tecnologia, mas sendo bem alinhados, conseguem ótimos resultados;
- Geração X, Y e Z:
- X (1960-1980): Essa geração foi marcada por quebra de paradigmas, tanto no profissional quanto no pessoal, no trabalho , menos competitivos e mais flexíveis respondendo melhor a situações não habituais;
- Y (1980-1995): Tendo crescido acompanhando a alta da tecnologia, essa geração , é mais focada em prazos e resultados a curto prazo, não tem medo de se arriscar, não gosta de burocracias nem rotinas, prefere horários flexíveis;
- Z (1995 -2010): Nativa digital, alinha trabalho com propósito, salário não é tão importante, são flexíveis e abertos a gestões horizontais.
Além delas, conheça também: Perennials: você não precisa se rotular pela idade que possui.
Objetivo da diversidade geracional nas empresas
O principal objetivo é envolver pessoas de diferentes idades para atingir uma meta comum.
Além de criar um ambiente atrativo para os colaboradores, cria-se também uma expectativa para a empresa, onde a tendência para crescimento é viável e de forma estratégica, conseguindo atingir os objetivos.
Importância da convivência de gerações nas empresas
O importante para a convivência, é que, pessoas de gerações e ideias diferentes, são ouvidas da mesma forma.
Sempre havendo uma interação, um feedback, gerando muito mais engajamento e aumento no nível de produtividade, contribuindo, assim, para um ambiente de trabalho mais positivo
Mesmo sendo benéfico essa convivência, pode sim conter conflitos, em que a geração mais nova tem mais a ensinar aos mais velhos, muitas vezes causando um desconforto.
A fala nem sempre é igual, mas querem dizer a mesma coisa.
Isso pois o mais jovem se acerca da forma digital e os demais de maneira mais formal. Essa comunicação, muitas vezes, é vista como falhas e podem afetar toda a equipe.
Para que este tipo de conflito não reflita negativamente na empresa, deve haver um trabalho de conscientização e diversificação da comunicação.
E, com isso,todos possam se adequar e manter a positividade da equipe.
Índice da diversidade geracional nas empresas brasileiras
As empresas de hoje buscam sempre se atualizar com as tendências.
Um dos principais objetivos ao aderirem a diversidade é buscar formas de integrar pessoas diferentes no mesmo ambiente de trabalho.
Cenário ao longo dos anos
Apesar de estarmos no caminho certo, é a longo prazo que as empresas irão se adequar à diversidade geracional, buscando sempre inovar e tornar o ambiente de trabalho benéfico a todos.
No entanto, quem deseja fazer parte desse contexto precisa se manter atualizado.
Uma dica é apostar no currículo lattes, uma modalidade destinada para estudantes e pesquisadores de todo o Brasil.
Cenário internacional
De olho na longevidade, o cenário internacional está benéfico a essas mudanças.
Grandes empresas estão se adequando e contratando pessoas com idades diversas, quebrando paradigmas e preconceitos de que pessoas mais velhas não são capazes de realizar o mesmo trabalho de um jovem.
É uma oportunidade para que essa geração, muitas vezes reconhecida como incapaz, possa mostrar que todos podem aprender e executar funções diversas, sejam elas digitais ou não.
Principais vantagens da diversidade geracional
A maior vantagem é trabalhar com um grupo de pessoas diversas, que almejam o mesmo objetivo, respeitam diferentes idades e visões, chegando a um senso comum.
Um dos caminhos para a diversidade geracional é a promoção de diálogos, acolhimento necessário e treinamentos.
Quando um profissional tem suas escolhas respeitadas, ele tende a ser mais produtivo e entregar melhores trabalhos durante a sua estadia na instituição.
Como promover a diversidade geracional nas empresas?
É preciso buscar sempre o melhor, reconhecendo as diferentes gerações, valorizando grupos diversos, investindo em comunicação e promovendo a inclusão.
Separamos algumas dicas para te auxiliar durante essa promoção.
#1 Promova um processo de recrutamento inclusivo
Realize processos com foco na capacidade do candidato e não com exigências absurdas que se remetem a discriminação. Entretanto, não divulgue preferencia de sexo, por exemplo.
#2 Crie uma cultura de colaboração entre as diferenças geracionais
Cultura de colaboração entre as diferenças geracionais oferece a possibilidade de participação de todos em prol a um objetivo comum, buscando soluções para um projeto.
Se preferir, você pode realizar cursos gratuitos, visando sempre conquistar melhorias para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
#3 Personalize a informação aos colaboradores
Para que a comunicação flua de maneira eficiente entre os setores, o mais indicado é que seja personalizada, buscando usar formas que incluam todas as pessoas.
O importante é que todos compreendam a mensagem final.
Todavia, a mudança nem sempre é fácil.
Existem pessoas envolvidas, pensamentos, atitudes e visões diferentes, mas com um objetivo comum.
Então cabe avaliar de uma forma geral, encontrando um equilíbrio para que todas as pessoas fiquem satisfeitas e consigam desempenhar suas funções de maneira confortável e inclusiva.
Gostou dessa tema? Veja também: Geração cringe: 2021, o ano em que os millenials descobriram que não são mais jovens?