Registro do evento ‘Divas na Liderança’, em novembro de 2021.
Somos quase 60 milhões de pessoas, representando 28% do total da população brasileira, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apesar de sermos o maior grupo étnico do Brasil, ainda sofremos com a falta de acesso a oportunidades, com a negação de direitos e com a sub-representatividade.
Estudo de 2019 revelou que, entre 415 empresas avaliadas, nenhuma mulher negra ocupava o cargo de presidente, vice-presidente ou membro do Conselho de Administração (Talenses e Insper). A Diretoria foi a posição mais alta ocupada por uma representante do grupo, de acordo com o mapeamento. Ainda assim, apenas 1% das pessoas em cargos de diretoria, nas mais de quatro centenas de empresas, era mulher negra.
Ainda que impedidas de ascender a essas posições, somos líderes natas, seja dentro de casa, seja na luta pela busca do sustento da família. Em relatório sobre empreendedorismo negro de 2019, o Sebrae aponta que, no Brasil, 9,6 milhões de mulheres estão à frente de um negócio, sendo mulheres negras quase metade desse número, aproximadamente, 4,7 milhões.
No mundo corporativo, pesquisas revelam que as barreiras impostas ao crescimento profissional da mulher negra fazem com que ela acumule conhecimentos e bagagens diferenciadas, que as tornaram talentos ainda mais potentes.
Se o que faltam são oportunidades de acesso e continuidade de formação, o que precisamos, enquanto lideranças, poder público e organizações é criar mais pontes e menos barreiras, para enegrecer o mercado de trabalho, em especial nos cargos executivos. E o caminho para isso, Profissas e Avon acreditam que está, principalmente, na Educação.
Para atuar de forma efetiva e intencional neste processo de inclusão, a Avon, empresa do grupo Natura &Co, e a Profissas, Escola de Educação Corporativa e Diversidade, startup de educação focada em impulsionar a carreira de pessoas de grupos sub-representados, se uniram.
Diante do compromisso antirracista assumido pela gigante da beleza, uma das empresas lideres quando o assunto é incluir pessoas negras no mercado de trabalho, foi criado o projeto “Divas na Liderança”. O nome foi inspirado na área que cuida de temas de impacto social na organização, a DIVA, sigla de Diversidade Avon.
O projeto começou com um grande encontro na Casa Natura Musical, em novembro de 2021. O evento ao vivo trouxe 5 horas de programação para mais de 5 mil inscritas, com foco em desenvolvimento de carreira, identidade e debates propositivos pela inclusão.
Registro do evento ‘Divas na Liderança’, em novembro de 2021, com a apresentação musical das rappers Drik Barbosa e Mc Marisol.
Reuniu personalidades negras como a atriz e cantora Zezé Motta, a médica e ex-BBB Thelma Assis, a rapper Drika Barbosa; especialistas, como Sônia Lesse, sócia-diretora da Profissas, Fernanda Ribeiro, Presidente da AfroBusiness, além de lideranças da Avon, como Daniella Moura, Diretora de Recursos Humanos da Avon Brasil e o CEO da Avon Brasil, Daniel Silveira.
Registro do evento ‘Divas na Liderança’, em novembro de 2021, com Daniella Moura e Daniel Silveira.
Foi só o início da jornada de lançamento do plano de ações afirmativas, que contou ainda com a criação do Banco de Talentos Diva, para conectar mulheres com oportunidades na Avon e no mercado.
Dentro da companhia, o time de RH identificou um primeiro grupo de 30 mulheres e iniciou a formação delas para crescerem como lideranças em posições de maior complexidade, com o Programa Lidera Mulheres da Profissas, especialmente, desenvolvido por minha equipe e por mim, Sônia Lesse, que além de sócia-diretora da Escola da Diversidade, a Profissas, sou administradora, pedagoga, mentora e coach de carreira, com mais de 10 anos dedicados ao impulsionamento de pessoas negras, em especial mulheres, no ambiente corporativo.
A jornada formativa ocorreu entre 2022 e 2023, com duração de cerca de 8 meses. Complementando as frentes de atração e impulsionamento de talentos plurais, a Profissas atua ainda na frente de letramento e sensibilização de lideranças, RHs e de toda a equipe em Diversidade & Inclusão. Para além das ações voltadas para dentro da organização, a Avon lançou para o mercado a iniciativa Minha Cor S/A, página no Linkedin que conecta recrutadores a talentos negros, por meio da autodeclaração étnico-racial, facilitando o mapeamento de profissionais pretos por departamentos de RH, não somente da idealizadora, mas também de outras empresas.
Registro da live de encerramento do programa ‘Divas na Liderança’, em junho de 2023, com lideranças da Avon e formandas do programa Lidera Mulheres da Profissas.
Esse é um dos grandes projetos que provam que é possível mudar um padrão excludente e construir uma sociedade e um mercado de trabalho mais inclusivos, inovativos e abundantes, criando oportunidades para todas as pessoas oferecerem o seu melhor.
Uma série interminável de pesquisas já comprovaram que equipes heterogêneas são capazes de resolver problemas com mais efetividade, amplificam o potencial de inovação, aumentam a produtividade e multiplicam a lucratividade de negócios.
Para conhecer muitas outras iniciativas realizadas pela Profissas, como a Feira de Talentos Google, o Força Afro e Indígena Norte e Nordeste Thoughtworks e os programas Profissas Black, Lidera Black, Mulheres Profissas e Lidera Muheres, acesse www.profissas.com.br ou envie e-mail para contato@profissas.com.br, nossa equipe está esperando seu contato e pronta para seguir colorindo e transformando o mercado!