Que voos você vai alçar em 2021? Não tô falando, necessariamente, de grandes novidades ou big mudanças. Tô falando do seu trabalho, da sua família, dos seus relacionamentos, da sua gestão financeira, do seu desenvolvimento pessoal, das suas atitudes.
A gente tende a achar que pra mudar algo que não tá bom, pra vencer um desafio, ou até pra criar novas oportunidades são necessárias rupturas em média e larga escala. Mas vou te falar, por experiência própria, que pequenos ajustes no seu plano de voo podem ter grandes repercussões positivas no desempenho da sua nave.
Existe uma palavrinha mágica que, desde de a primeira vez que ouvi, guardei para a vida. Serendipidade, sabe o que é? É o ato ou capacidade de descobrir coisas boas no seu caminho, ao acaso, sem previsão. Pode ser uma circunstância interessante ou agradável que acontece de maneira inesperada, sem aviso, uma casualidade feliz.
Serendipidade é o ato ou capacidade de descobrir coisas boas no seu caminho, ao acaso, sem previsão.
Pare para pensar, tenho certeza que você vai se lembrar de alguma experiência em que você vivenciou a serendipidade. Um encontro de surpresa com uma amiga que você não via há anos, um olhar caliente que você trocou com o moço do bar sem ter planejado, a última fatia de bolo que sobrou na geladeira, ou até o Ipê Amarelo todo florido que você avistou na esquina, porque acabou virando uma rua antes por engano.
Eu costumo dizer – e realmente acredito – que a gente faz a nossa sorte. Tá, eu não vou discordar que tem gente que parece que nasceu com a bunda virada pra Lua. Mas quer saber!? Bom pra elas… Em vez de ficar pensando como seria, porque não se abrir para o que pode acontecer?
Em vez de ficar pensando como seria, porque não se abrir para o que pode acontecer?
Tudo começa com uma mudança de maneira de pensar, eu gosto de chamar de mindset empreendedor. Vem comigo fazer um teste rápido, com 4 perguntas essenciais, para ver se você tá em sintonia com essa frequência mental.
1) Quando você se depara com uma dificuldade, você é daquelas pessoas que se desespera, desiste, ou que respira fundo e pensa na solução, num ajuste de rota? Não tem problema se desesperar um pouco, tá? Ninguém é de ferro. O que eu tô tentando dizer é que, se tá ruim, concorda que perder o controle emocional só piora as coisas? Precisamos ser resolutivos.
2) Você tá mais para o grupo A ou B: A – vive planejando as coisas, analisando os próximos passos minuciosamente; B – do time “carpem dien“: a vida é agora e bora viver? Se você escolheu quaisquer das duas opções, “- Houston, we (might) have a problem!”. O mindset empreendedor tende a equilibrar esses dois extremos. Em síntese, não é para deixar de viver e se apegar a um futuro incerto (por mais que você se planeje), nem gastar todas as suas fichas no primeiro fliperama.
3) Qual frase combina mais contigo: “Deixa acontecer naturalmente” x “Bora fazer acontecer!”. Um pouco das duas é a resposta mais assertiva. A gente tem que respeitar o ritmo de algumas coisas e o das pessoas também, mas sem essa de se autossabotar colocando a culpa no vento, na chuva, no seu cachorro, para não realizar suas obrigações e ir atrás dos objetivos, por gentileza.
4) “Sozinho” de Caetano Veloso, ou “We are the World” de Michael Jackson? Brincadeira, não precisa escolher. As duas canções são lindas, mas quero me ater às palavras “sozinho” e “nós (we)”. Não existe pessoa empreendedora que trabalha sozinha. O negócio da vida é jogar junto. Cada um com sua individualidade e sonhos particulares, juntos por propósitos comuns. Aprender trabalhar em equipe e conviver com quem está a sua volta, de maneira harmônica e, mutuamente, engrandecedora, é pré-requisito.
Bom, a gente poderia continuar esse teste com várias outras questões, mas deu para entender a essência, tô certo? A grande sacada aqui é, como anuncia o título desse artigo, começar por dentro, por você. A mudança que a gente tanto quer na nossa vida particular e, arrisco dizer, em nosso bairro, em nossa comunidade, quiçá, no mundo, começa pelo indivíduo.
A grande sacada aqui é, como anuncia o título desse artigo, começar por dentro, por você.
Bonito, Profissas! Mas por onde dar o start então?
Aí vão alguns exemplos:
– Experimente ouvir mais, antes de falar.
– Poupe pelo menos 30% do seu salário.
– Se apegue menos ao que está acostumada(o) e se abra pra discutir outras maneiras.
– Faça caminhada de 40 minutos, pelo menos 3x na semana.
– Julgue menos e dialogue mais.
– Perdoe e peça perdão.
– Diga mais “sim”, mas saiba quando dizer “não”.
– Quando vir alguém enfrentando um desafio, problematize menos e ofereça mais empatia e apoio. Em 90% das vezes, é só isso que ela precisa pra encontrar o caminho.
Apenas comece por você! Que em 2021 seja o seu momento de alçar um voo solo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
E , para dar o start, a Profissas deseja a você um novo ano lindo, com muita energia positiva para alcançar seus objetivos e conquistar sua melhor versão.
E aí, gostou das dicas? Acompanhe o blog e redes sociais da Profissas e fique por dentro das novidades sobre carreira, vida, mercado de trabalho, desenvolvimento pessoal e habilidades humanas (soft skills).