O que define o Inbound Marketing é justamente sua postura oposta às técnicas que “empurravam” mensagens ao público, como anúncios tradicionais, de televisão, rádio ou impressos.
Inbound, ao invés de empurrar mensagens, visa “puxar” o público, atraindo-o com conteúdo relevante e mantendo-o interessado, em contato com a empresa através da nutrição de leads, Inbound Sales e uma equipe forte de sucesso de cliente.
No fim das contas, uma estratégia de Inbound Marketing deve fazer com que o seu público ame a sua marca e, para isso, você deve estar atento a alguns pontos.
É necessário conhecer muito bem seu público alvo, entender suas preocupações e necessidades e produzir conteúdo relevante de qualidade, que possa de fato auxiliá-lo no momento de compra em que ele esteja.
É, também, importante entender que, além de converter o potencial cliente em cliente, é necessário continuar oferecendo valor e encantando-o para ganhar sua confiança e torná-lo um advogado da sua marca.
Parece complexo, mas uma vez que se entende este método, o Inbound Marketing pode trazer resultados incríveis com investimentos certeiros, evitando aquele sentimento de “achismo” que muitas empresas e seus setores de marketing enfrentam.
É uma mudança de paradigma que acompanha os hábitos de consumo atuais, uma vez que mais de 60% das pessoas pesquisam¹ na internet antes de comprar, mostrando como é importante não só estar presente em canais digitais, mas também investir na criação de conteúdos relevantes e pertinentes para as necessidades dos mais diversos públicos de interesse para a sua empresa.
O Inbound se baseia em quatro principais etapas que explicam a jornada de um visitante até um cliente da sua marca, são elas: Atrair, Converter, Fechar e Encantar:
Utilizando técnicas de SEO em blogs, postagens em redes sociais e ofertas de conteúdo você consegue atrair possíveis clientes, mas, pode ser que eles não estejam no momento certo ou prontos para converter e virarem clientes.
Nesse cenário o e-mail marketing pode ser muito útil.
E-mail Marketing: Inbound ou Outbound?
Mencionamos acima a diferença entre as técnicas de Outbound, ou seja, aquelas que “empurram” mensagens e as de Inbound, que visam atrair o público.
E o e-mail marketing, onde se encaixa nesse aspecto?
Muita da má fama que o e-mail marketing ainda tem vem da sua utilização como uma ferramenta de Outbound, com listas compradas e mensagens genéricas, aquele e-mail que não está focado em um público específico, mas tem aquela ideia de enviar para o maior número de pessoas e ver quem fica.
Em uma filosofia inbound, o e-mail marketing pode ser muito bem aproveitado, sendo essencial na nutrição dos leads.
Após atrair o público com posts de blog e ofertas de conteúdo, você pode convertê-lo fazendo com que ele cadastre-se em uma lista de e-mails.
As campanhas de e-mail podem fazer a nutrição dos leads, acompanhando-os em todas as etapas, entregando valor e auxiliando-os a andar no funil de vendas.
E-mail Marketing + Marketing de Conteúdo
Combinar e-mail marketing com marketing de conteúdo é uma ótima opção: além de captar os e-mails de possíveis clientes com ofertas de conteúdo (ebooks, webinars, white papers), o segredo é manter uma frequência de envios de assuntos relacionados, para manter seus clientes em contato com a sua marca.
Você pode enviar posts do seu blog, vídeos, infográficos e outros materiais importantes para quem estiver na lista, sempre deixando o caminho livre para que o lead entre em contato com a sua empresa e saiba mais sobre o seu produto/serviço.
Newsletters
Newsletters são uma das formas mais antigas de manter contato com clientes e potenciais clientes por e-mail, e uma ótima maneira de mantê-los engajados com a sua marca entregando valor através de conteúdo.
A principal característica de uma newsletter é a sua periodicidade: pode ser mensal, bimestral, semanal, diária, o importante é que sempre siga uma frequência.
O conteúdo de uma newsletter pode ser tanto o seu, produzido e publicado no seu blog, quanto links de curadoria de conteúdo: você também pode fazer edições temáticas sobre algum evento ou ação que sua empresa esteja fazendo.
Para uma newsletter de sucesso, preste atenção nos seguintes pontos:
- Deixe claro na inscrição quantos e-mails as pessoas irão receber e que tipo de conteúdo irá enviar; as expectativas devem estar bem claras para evitar que os contatos se decepcionem;
- Crie e-mails mobile: hoje, mais da metade das pessoas acessam seus e-mils por dispositivos móveis, por isso, é mais do que necessário investir em um modelo de e-mail marketing adaptado para esses dispositivos;
- Deixe os formulários visíveis; no seu blog, na sua página, em posts e em canais de redes sociais, aproveite esses locais para incluir um formulário para a sua newsletter. Forms ainda são a principal forma de captar e-mails;
- Jamais envie e-mails para quem não solicitou recebê-los. Isso não só vai conta a filosofia de inbound, quanto faz com que você seja considerado um SPAMMER, diminuindo (para não dizer acabando) com as suas chances de conseguir manter um relacionamento com esse contato;
- Invista na linha de assunto: ela é a chave para fazer com o que seu contato abra o seu e-mail: tente deixar a linha de assunto curta e informativa, instigando a curiosidade para abrir a mensagem; vale até usar emojis!
- Teste! Não existe uma regra de ouro que vá funcionar bem para todas as empresas: teste a linha de assunto, a data de envio, o tipo de template, tudo o que você puder para saber o que traz melhores resultados para o seu público.
Integrando e-mail marketing na sua estratégia de inbound, você tem uma ferramenta essencial para apoiar os esforços de conteúdo e manter um relacionamento com prospects e leads. Usando-a da maneira correta você pode conseguir resultados muito interessantes.
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