O LinkedIn, rede social voltada para profissionais e empresas atrás de conexões no mercado de trabalho, é provavelmente a plataforma mais interessante para a construção de uma marca pessoal. Isso porque possibilita tanto exposição, quanto networking de forma simples e prática. Por isso é importante saber utilizar ele da melhor forma possível.
Pensando em tudo que o LinkedIn oferece, reunimos as principais estratégias capazes de dar um destaque ao seu perfil e, quem sabe, chamar a atenção dos recrutadores. Vamos fazer seu LinkedIn valer a pena?
CRIANDO UM PERFIL DE SUCESSO
#1 Foto
Muitos subestimam a importância da foto de perfil, principalmente porque em outras redes sociais existe mais liberdade nisso. No LinkedIn, entretanto, é preciso ter mais cuidado com a imagem, afinal, é a sua principal apresentação para os recrutadores.
Utilize uma foto com um fundo neutro ou em um ambiente de trabalho. Não precisa estar vestindo roupa formal, mas dê preferência por vestimentas discretas, que seriam aceitáveis em um ambiente corporativo. As fotos das férias devem ser deixadas de fora.
Pode parecer insignificante, mas a resolução da imagem também pode contar pontos contra ou a favor, porque demonstra cuidado na seleção e interesse em sua busca por um espaço no mercado.
#2 Título e cargo
Existe uma diferença sutil entre os campos “título” e “cargo” no LinkedIn. No título, seja abrangente sobre o que você faz. Evite descrições longas como “Gerente Sênior da Área de Suprimentos Industriais” e deixe a especificação para o campo cargo.
Exemplo:
- Título: Especialista em Marketing Digital.
- Cargo: Diretor de Marketing.
#3 Resumo
Não precisa escrever demais, mas tenha certeza de que acrescentou no resumo seus objetivos principais e habilidades que te auxiliarão a alcançá-los. As pessoas tendem a ignorar o resumo, mas é uma ótima forma de o recrutador ter uma ideia geral do seu perfil profissional.
Um bom exemplo seria: “Como gestor de mídias sociais, meu objetivo é criar um vínculo entre marca e público, a fim de fortalecer a identidade da marca e criar fidelidade. Nos meus 8 anos de experiência, trabalhei tanto em startups quanto em indústrias já consolidadas, aplicando os conhecimento de Marketing Digital adquiridos em minhas graduações e trabalhos”
#4 Experiência profissional
Não se limite a mencionar a empresa onde trabalhou, selecione a página da mesma quando estiver digitando no campo “Empresa”. Assim, haverá um link da sua página para a da instituição, com o logotipo oficial, transmitindo credibilidade e visibilidade ao seu perfil.
Nesse campo, acrescente também os cargos que ocupou e suas atividades principais, assim como suas conquistas.
#5 Imagens e projetos
Enriqueça seu perfil com arquivos de projetos em PDF, links para notícias e portfólio, artigos sobre sua área (de sua autoria ou compartilhados de outras páginas), apresentações e outros “anexos” que comprovem suas realizações.
Só tome cuidado para não deixar sua página poluída. Selecione apenas o que é realmente relevante
#6 URL
A URL gerada automaticamente pelo LinkedIn é uma confusão de números e letras. Portanto, criar um endereço personalizado auxilia na identificação do seu perfil na rede e facilita o compartilhamento do link.
Personalizar a URL é fácil: simplesmente clique sobre o ícone ao lado do endereço e edite o link. Utilizar seu nome e/ou sobrenome é uma boa opção.
#7 Imagem de capa
A imagem de capa é um diferencial que demonstra o mesmo cuidado que a foto do seu perfil. Mostra que você está comprometido(a) em transmitir a sua mensagem.
Utilize uma foto que remeta à sua profisão ou área de atuação. Ou mesmo que represente seu perfil profissional. Não utilize outras redes sociais como referência! O LinkedIn é uma rede de nicho e, portanto, exige atenção específica. A imagem do seu seriado favorito que você utiliza na capa do Facebook não se encaixaria aqui.
#8 Formação acadêmica
Exalte as atividades extra-curriculares (empresas júnior, palestras com nomes importantes da sua área, prêmios, grandes projetos…) e realizações relevantes durante o período de estudo.
Conecte seu perfil ao da universidade como fez para as experiências profissionais, acrescentando o link e logo da instituição.
#9 Competências
Esse é o espaço para apresentar suas habilidades e especializações. Se você é um arquiteto, por exemplo, habilidades como “Restauro”, “Comunicação Visual”, “Autocad”, “Designer de Imagens 3D”, “Especialização em Paisagismo” seriam comuns no campo de competências.
Algo que pode ser útil também é a possibilidade de os membros da sua rede com quem você já trabalhou validarem suas competências, confirmando que você realmente possui determinada habilidade e já a utilizou com sucesso em um ambiente profissional.
#10 Voluntariado
Demonstrar engajamento com causas sociais e ambientais e preocupação com a comunidade em que se insere sempre conta pontos positivos para seu currículo.
ESTABELECENDO CONEXÕES
Mas para que todo o seu trabalho em construir um perfil atrativo tenha um efeito positivo, é preciso saber divulgá-lo e estabelecer conexões nao LinkedIn, afinal, esse é um dos objetivos principais da rede.
Por isso, reunimos algumas ações que podem ser tomadas para destacar o seu currículo:
- Compartilhe postagens interessantes e informativas e “curta” conteúdos de outros usuários.
- Produza seu próprio conteúdo, seja em formato de artigo ou simplesmente por meio de comentários em conteúdos relevantes de profissionais e empresas que admira. Mostrar iniciativa tem efeito muito positivo aos olhos dos recrutadores.
- Valide as competências das pessoas com quem trabalhou. Para isso, é só entrar no perfil delas e clicar nas habilidades que quer destacar. A atitude gera dois resultados positivos: visibilidade e recomendações em retorno.
- Siga perfis de empresas e profissionais do seu ramo ou mesmo que admira em outras áreas, além de influenciadores do LinkedIn.
- Participação ativa em conversas em grupos amplia sua rede e o alcance do seu currículo.
- Ao adicionar um profissional no LinkedIn, personalize a mensagem padrão explicando por que gostaria que ele(a) fizesse parte de sua rede.
- Mantenha seu perfil atualizado sempre! Mudanças de empresa e cargo ou novos cursos, certificados , prêmios e outros devem ser incluídos no seu currículo.
- Utilize o LinkedIn Pulse para produzir conteúdos mais extensos e elaborados sobre seu ramo. Mostre seu interesse e qualificação. A ferramenta é uma ótima maneira de fazer contatos e mesmo tornar-se um(a) influenciador(a).
São muitos detalhes e recursos, mas atenção ao seu perfil certamente vale a pena. Dedicar um tempo ao LinkedIn frequentemente pode gerar resultados muito positivos para sua carreira ou sua busca por um novo espaço no mercado. A chave é não ser mero observador(a), mas participar ativamente das discussões e interações na sua rede. Que tal revisar – ou criar – o seu perfil hoje mesmo? E então utilizar a ferramenta de busca da Adzuna para encontrar a vaga ideal?
Esse post foi uma contribuição do Adzuna. Para conhecê-los melhor é só clicar aqui!
Gostei muito, me ajudou bastante a entender melhor! Obrigado