Carreira

Como escolher sua carreira do futuro

Vivemos em um momento de transição no mercado de trabalho, em que as carreiras estão se transformando com muita rapidez. A tecnologia e o olhar digital sobre as atividades empresariais têm sido os grandes responsáveis pelas mudanças que permeiam os profissionais do futuro.

Se você considera uma transição de carreira, ou está iniciando seu percurso no mercado agora e ainda está meio perdido, não se limite às demandas do momento. Abra a sua mente, siga em frente e mergulhe nas oportunidades digitais. Afinal, o futuro pode ser tudo, menos analógico.

Uma mudança que já começou

Quando a gente fala em carreira ou profissão do futuro, pensamos em algo distante e longe de acontecer. Mas não é bem assim! Na verdade, muitas tendências mercadológicas foram antecipadas no período da pandemia. A começar pelo home office – que, embora não seja nenhuma novidade, se tornou a grande tendência durante os quase dois anos de isolamento social.

Isso só foi possível graças à tecnologia, que permitiu às pessoas trabalharem no conforto dos seus lares e com total acesso aos recursos corporativos.

Esses e outros motivos fazem o mundo tech estar em alta. 

Para se ter uma ideia, uma previsão aponta que 797 mil novas vagas de emprego na área de tecnologia serão criadas até 2025, e isso só no Brasil. Tais demandas vão se concentrar em áreas do conhecimento como Big Data & Analytics, Nuvem, Web Mobile, Internet das Coisas e Blockchain, entre outras tantas inovações.

Com tantas oportunidades criadas em um único setor, a dúvida para escolher a carreira do futuro fica ainda maior.

A carreira do futuro tem tech, mas não é só tech!

A tecnologia é a grande atração do presente e, claro, será assim no futuro também. É ela que vai nortear os grandes e pequenos empreendimentos, trazendo flexibilidade, agilidade, velocidade e simplificação de processos, além de encurtar distâncias.

Porém, a técnica não anda dissociada de outras áreas, exigindo do profissional do futuro conhecimento em negócios, resolução de conflitos, criatividade e desenvolvimento de pessoas, entre outras habilidades indispensáveis a um bom profissional.

É preciso compreender que a tecnologia não é o fim em si mesma, mas só tem sentido quando suporta outras áreas. Afinal, profissionais como médicos, advogados, psicólogos e engenheiros não deixarão de existir – e outras podem ser  resignificadas para se enquadrar em uma nova era.

Repare que, durante a pandemia, audiências judiciais eram realizadas online e atendimentos médicos e psicológicos passaram a ser feitos por chamada de vídeo. Também não podemos nos esquecer do aumento significativo das vendas online. 

Viu? É preciso ter um olhar diferenciado, enxergando as necessidades e transformações necessárias nos diversos setores do mercado, trazendo o mundo tech como aliado de um longo processo de desenvolvimento humano.

Como chegar até a profissão do futuro?

Profissões do futuro são ocupações que tendem a uma grande valorização nos próximos anos, sendo importantes para as empresas e para o mercado como um todo.

Para entender melhor o conceito, vamos a um exemplo prático: até pouco tempo atrás, não havia muita variação nos cursos universitários ou técnicos. Eram sempre os mesmos, bastando que o candidato escolhesse entre as opções tradicionais. Normalmente, priorizavam profissões que já existiam na família (um pai advogado deixaria o legado para o filho) ou aquelas em o mercado dava mais oportunidade, como é o caso de medicina e administração.

No entanto, a nova economia está mudando o formato de tudo, inclusive da escolha por uma carreira. Com tanta informação disseminada nos meios digitais, definir a profissão do futuro pode ser um dilema.

Para amenizar esse conflito, selecionamos algumas dicas valiosas para te ajudar a escolher sua carreira do futuro.

Busque referências da infância

A nossa infância pode nos dizer muito sobre o que somos hoje. Por isso, lembre-se dos seus professores. Qual era o melhor? Você se identificava com a matéria dele?  Ela tem a ver com a sua decisão profissional? Se você adorava história e hoje trabalha com programas de computador que ajudam na revitalização de espaços culturais, por exemplo, é sinal que você seguiu suas referências.

Faça uma lista de temas que você gosta

Deseja fazer a transição de carreira, mas não sabe bem para que lado seguir? É interessante listar todas as matérias, cursos e leituras que te deram mais prazer, mais te desafiaram ou que despertaram sua curiosidade ao longo dos anos. 

A partir dessa lista, se pergunte porque esses temas te chamaram tanta atenção e qual relação eles têm com as habilidades e competências que você desenvolveu ao longo da vida.

O que o mercado oferece para você?

Com essas informações em mãos, veja quais as carreiras o mercado pode te oferecer. A escolha não é aleatória, mas é trabalhada de dentro para fora. Isso é, aquilo que te dá prazer deve ser acolhido, aperfeiçoado e internalizado até você chegar ao seu objetivo.

Busque profissionais para te inspirar

A partir do momento em que você conhece suas habilidades e competências e já vislumbra carreiras que podem desenvolver o seu knowhow, busque por profissionais que atuam nessa carreira e entenda suas opiniões, referências e visões acerca do mercado. 

 

Obter sucesso fazendo o que gosta é o sonho de todo profissional. Mas, para chegar nesse patamar, é necessário esforço, estudo, dedicação e atenção às tendências. 

Por isso, acompanhe os artigos do blog Profissas e fique inteirado sobre tudo o que acontece no mercado de trabalho. Aqui você encontra conteúdos exclusivos para inspirar e impulsionar sua carreira.

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *