Que a economia do Brasil não tem andado muito bem, todo mundo sabe e que manter as vendas durante essa crise é uma tarefa nada fácil.
É praticamente impossível não se envolver numa conversa entre amigos, reunião ou mesmo mesas de bares sem que o assunto, uma hora ou outra, venha à tona.
E não é por menos. As estatísticas levantadas por instituições financeiras (tanto privadas quanto governamentais) apontam que a situação econômica do Brasil não é lá uma das melhores.
Mas como diferenciar os fatos dos boatos? E como continuar crescendo mesmo nos momentos de crise?
A situação atual da economia é de estagnação. A produção nos setores de indústria e agricultura deram uma desacelerada e a submissão das políticas econômicas às partidárias tem causado uma forte queda na credibilidade das empresas brasileiras e internacionais com relação ao governo.
Segundo as previsões das Faculdades de Economia e Administração da FAAP, o PIB brasileiro deve apresentar um decréscimo de 1,5% em 2016 e com recuperação em 2017 e 2018, onde o PIB pode crescer em até 2,5%.
Isso significa que sim, a economia brasileira está encolhendo. Mas também significa que essa crise, como qualquer outra, é apenas uma fase do ciclo econômico de um país.
E o que sua empresa pode fazer em meio a tudo isso?
Para continuar crescendo em momentos como este o mais importante é inovar. Quando a economia não anda bem, é natural achar que o correto é fazer o máximo para sobreviver e esperar que o consumo aumente novamente.
Mas empresas que já estão no mercado há décadas tem provado, todos os anos, como a inovação é essencial para manter o consumo em momentos como este.
Afinal, por mais que a situação não esteja favorável, as pessoas ainda precisam dos serviços e produtos que a sua empresa oferece.
A grande parte das empresas que adotaram o Inbound Marketing nos últimos anos têm apresentado ótimos resultados. Já até fizemos uma lista com as 7 empresas que obtiveram ótimos resultados com o Inbound Marketing.
Para quem não está familiarizado com o termo, Inbound Marketing é a estratégia de marketing que foca em estratégias específicas para atrair e converter potenciais clientes (leads), de uma forma com que eles engajem e criem uma relação de confiança com a sua marca.
Isso significa que, ao contrário das estratégias tradicionais de marketing onde o objetivo é expor determinada marca para o maior número de pessoas possível, na maioria das vezes de forma até “intrusiva”, o Inbound Marketing procura conquistar os clientes.
E em tempos de crise, onde o poder de compra da população é menor, sua empresa precisa – literalmente – conquistar os clientes para que eles comprem os produtos ou serviços que ela oferece.
Todos as pesquisas realizadas nos últimos anos com relação a mídia mostram que, definitivamente, a forma com que as pessoas consomem conteúdo (e consequentemente, publicidade) está mudando. Só para citar alguns exemplos:
- Jovens entre 16 e 25 anos assistem, em média, uma hora e meia a menos de televisão por dia em ralação aos idosos e às mulheres.
- Os brasileiros estão entre os maiores usuários de smartphones do mundo, superando a média global em 10%.
- Estima-se que quase 10% das publicidades não chegam até o consumidor final devido ao uso de programas bloqueadores de publicidade (ad blocks).
- 93% das empresas americanas que já utilizam o Inbound Marketing afirmam ter obtido resultados positivos logo no primeiro ano de uso.
Como dissemos anteriormente, a inovação é a sua melhor amiga em momentos de crise.
E é impossível falar em inovação sem falar de Inbound Marketing.