De um tempo para cá, o desenvolvimento da sustentabilidade nas empresas deixou de ser uma obrigação!
Ela vem contemplando ações importantes nas tomadas de decisões estratégicas dentro do próprio ambiente corporativo.
Contudo, vai além de ser importante apenas socialmente e ambientalmente.
A sustentabilidade nas empresas auxilia para que as organizações sejam capazes de fornecer posicionamentos positivos aos consumidores, promovendo assim ações integradas onde todos participam.
É fundamental entender como promover essa estratégia, permitindo sobreviver de maneiras sustentáveis.
Continue a leitura!
O que é a sustentabilidade nas empresas
A sustentabilidade nas empresas é um conjunto de políticas e ações economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis para as operações e produtos da instituição.
O desenvolvimento sustentável está atrelado ao crescimento contínuo das economias mundiais, junto com as medidas protetivas para a sociedade e meio ambiente.
Todas as pessoas devem obter vantagens com a sustentabilidade nas empresas, para que não prejudiquem o ambiente em que se encontram.
Evitando ainda que esse cuidado com o meio ambiente chegue tarde demais.
Por que promover a sustentabilidade nas empresas
Toda empresa deve priorizar pautas voltadas para ações ambientais.
São práticas internas como redução e reutilização de insumos, reciclagem no descarte e a redução do consumo de energia e água.
Fazendo pequenas coisas, se torna comum promover benefícios não só para o meio ambiente, mas também para todas as pessoas envolvidos.
Algumas empresas recebem, inclusive, incentivos do governo para que melhorem a saúde e a segurança dos seus trabalhadores.
Vantagens da sustentabilidade nas empresas
O meio ambiente precisa de cuidados, mas, o que a empresa ganha com tudo isso?
As medidas sustentáveis são essenciais para o presente e principalmente para o futuro, o que inclui as empresas que começam cedo.
Algumas das vantagens são:
- Melhora significativa no valor de marca;
- Desenvolvimento da motivação nos colaboradores;
- Adoção de processos eficientes por conta da sustentabilidade;
- Expansão das oportunidades de negócios no futuro do trabalho;
- Aumento da competitividade no mercado.
5 formas de aplicar a sustentabilidade nas empresas
Aplicar práticas sustentáveis nas empresas, faz com que ela seja ainda mais valorizada pelos clientes.
Além de fazer com que seja conquistado mais consumidores para o seu negócio, que crescerá de forma positiva.
Conheça algumas pratica sustentáveis fundamentais para a sua instituição:
#1 Reduza o consumo de materiais descartáveis
Incentive seus colaboradores a eliminarem qualquer tipo de material descartável, pois quanto mais são utilizados, mais lixos são gerados.
Cabe a você, como líder, suspender a compra destes itens e incentivar o uso de canecas ou copos laváveis e garrafas térmicas.
Caso tenha que comprar descartáveis, diminua a quantidade.
#2 Evite o desperdício de água
Fazer campanhas de economia de água no ambiente de trabalho é necessário para que os colaboradores adotem no dia a dia práticas sustentáveis que ajudem a economizar.
Uma boa ideia é deixar informativos visíveis lembrando de fecharem a torneira quando não estiverem usando a água.
Isso fará com que o meio ambiente ganhe e consequentemente você, com a economia na conta de água.
#3 Aposte em fontes de energia renováveis
Verifique a possibilidade de utilizar fontes de energia renovável.
Isso inclui a energia solar, uma realidade em muitas organizações.
A sua instalação deixou de ter alto custo para as empresas que optam por essa medida.
#4 Troque as lâmpadas por LED
As lâmpadas de LED emitem mais luz, e consomem menos energia, do que modelos tradicionais.
Faz com que sejam a melhor opção quando o assunto é eficiência e economia para a iluminação.
Outro ponto é que lâmpadas de LED são totalmente sustentáveis e não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante, diminuindo a quantidade de lixo gerado.
#5 Diminua o uso de papel
Além de manter o meio ambiente saudável e sustentável, também é a maneira mais inteligente de gerir um negócio.
Afinal se investe num possível futuro gerando rendas extras para a empresa.
Essa redução impacta diretamente na redução e produção desses materiais.
Como comunicar as ações de sustentabilidade nas empresas
A comunicação precisa ser feita para as pessoas colaboradores, fornecedoras, parceiras, consumidoras, órgãos reguladores e sociedade.
Decida o melhor canal de divulgação, de acordo com o seu público.
Quando definido, utilize a mensagem de forma correta para que seja criada uma imagem de marca sustentável, relembrada pelo seu público a todo o momento como uma empresa de atitudes sustentáveis.
Podemos perceber que a sustentabilidade nas empresas se tornou fator principal para os negócios que desejam se destacar mais e mais no mercado em que estão inseridos.
Pense de que forma pretende adotar estratégias de sustentabilidade e comece a oferecer esse diferencial agora mesmo.
E aí, o que achou do conteúdo?
Continue aprimorando seus conhecimentos, leia nosso texto 3 motivos para incluir o ESG nas estratégias dos negócios!