A ascensão profissional deveria ser uma escalada natural para os profissionais. Ou seja, começar de baixo, como técnico, auxiliar e ir galgando posições até chegar à liderança. Mas a gente sabe que, na prática, isso nem sempre funciona. É aí que mora o perigo!
Pessoas que chegam a posições hierárquicas mais altas, mas sem nenhum preparo, tendem a ser chefes e não líderes. E isso pode causar, na maioria das vezes, um grande problema de gestão, interferindo no cumprimento de metas, na produtividade e na motivação dos colaboradores.
Você conhece a diferença entre chefe e líder?
Muitas pessoas ainda não conseguem entender a diferença entre chefe e liderança. Afinal, para elas, o que importa é ter alguém no comando e que responda por todos os problemas do setor. Mas o fato não é tão simples assim.
Na verdade, qualquer profissional em posição de destaque deve garantir resultados para a organização. A diferença está no desdobramento das ações, que são diferentes para cada perfil, e o impacto que tais atitudes provocam na equipe.
Partindo desse princípio, podemos dizer que “chefe” é uma figura de autoridade com perfil mais centralizador e autoritário. É aquele tipo de pessoa que faz questão de manter uma distância com sua equipe, se aproximando dos funcionários apenas para fazer cobranças veementes, apontando erros cometidos pelos colaboradores, sem oferecer um caminho alternativo para a resolução do problema.
Em contrapartida, o líder coloca em prática técnicas de gerenciamento horizontal, que tem como principal objetivo inspirar e motivar pessoas, impactando de maneira positiva a produtividade da equipe.
De maneira geral, o líder caminha junto, mostrando direções a serem seguidas. Ao contrário do chefe, que impõe suas opiniões e provoca medo nas pessoas, o líder preza pelo bem estar coletivo, buscando a melhor maneira de alcançar os resultados. Para isso, esclarece dúvidas, oferece conselhos profissionais e acolhe colaboradores com dificuldades de adaptação em alguma atividade.
E como ser um líder?
Você já reparou que algumas pessoas parecem até que já nascem líderes? Essa habilidade pode ser observada logo na infância, quando algumas crianças organizam brincadeiras, envolvem os amiguinhos nas mais diversas atividades e estão sempre conversando com todo mundo, enquanto outras não demonstram tão claramente essa desenvoltura.
Mas isso não define quem é e quem não é líder na fase adulta. Essa é uma soft skill que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, inclusive a mais introvertida das criaturas.
Se você quer se tornar uma liderança desejada pelas empresas, se liga nas atitudes que podem te diferenciar no ambiente de trabalho e, quem sabe, receber uma promoção:
Líder também comete erros
Se você vislumbra uma liderança perfeita e quer manter uma coleção de acertos em sua carreira, esqueça: essa posição não é para você. Afinal, estar à frente de uma equipe ou organização é um baita desafio e, querendo ou não, você vai assumir grandes riscos.
Errou? Acontece com todo mundo! Tire do erro um aprendizado e siga em frente. As melhores lições vêm depois de alguma falha.
Monitore a expectativa da equipe
Ser líder não é olhar para o próprio umbigo e deixar os colaboradores à deriva, como se você estivesse caminhando sozinho para um lado e eles por outro. Isso não funciona no mundo corporativo.
Uma boa liderança deve não só monitorar como superar as expectativas da equipe. Mas, para isso, é preciso identificar o que eles esperam da sua gestão, como criar e desenvolver talentos, dar feedback do desempenho dos funcionários e administrar conflitos, entre outros.
Aprenda um pouco todo dia
Não é porque você assumiu um cargo de liderança que pode se considerar com a vida feita. Busque aperfeiçoamento através de cursos e educação continuada, participe de fóruns e palestras, amplie os temas de leitura e provoque discussões sadias com os colaboradores. É uma forma de se desenvolver constantemente e, também, manter a equipe atualizada.
Humildade acima de tudo
Enquanto um chefe é arrogante e vê seus subordinados como inferiores, um líder é humilde a ponto de reconhecer o valor de cada pessoa do time. Essa postura não só te aproxima da equipe, mas, também, aumenta a confiança das pessoas em você.
Por ter uma postura humilde, todos vão se sentir à vontade para trocar uma ideia, pedir opinião e falar de problemas do trabalho sem nenhum constrangimento.
Exercer o papel da liderança é um processo trabalhado todos os dias, levando em consideração o respeito às diferenças, os valores da empresa e a situação socioeconômica do país. Afinal, é impossível tomar uma decisão sem conhecer o colaborador que está fazendo a atividade, os objetivos do negócio e as crises e oportunidades do local onde sua empresa está instalada.
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