É evidente como a internet tem influenciado cada vez mais os consumidores na hora de escolher determinado produto. Com o avanço tecnológico dos smartphones e sistemas de comunicação que aconteceram nos últimos anos, os brasileiros têm passado cada vez mais tempo na internet e menos na televisão.
Em tempos no qual metade do Brasil já possuí acesso à internet, as empresas têm buscado aumentar sua presença online, indo muito além dos serviços básicos como suporte ao cliente ou e-commerce, mas também buscando investir em estratégias de marketing mais complexas e eficientes, como por exemplo o Inbound Marketing, que já até foi comentado por aqui.
Para aqueles que ainda não estão convencidos, basta fazer uma busca rápida no Google para perceber que as maiores empresas de qualquer setor são as mesmas empresas que possuem uma maior presença na internet.
Aumentar a presença de sua empresa online torna seu serviço mais conveniente, amplia seu alcance à novos consumidores e melhora o relacionamento com os já existentes. Tudo isso, se feito de forma estratégica por profissionais competentes, aumentará suas vendas e criará uma relação de confiança com seus consumidores, tornando-os fiéis a seus produtos.
Tudo isso é lindo na teoria. Mas como fazer na prática?
Existem dezenas de formas de aumentar suas vendas pela internet e, por mais que tentássemos, seria impossível abranger tudo em um único artigo. Tudo depende dos objetivos e metas de sua empresa.
Podemos citar como as principais formas de aumentar suas vendas por meio da internet:
E-commerce
Criação de uma loja virtual onde seus clientes poderão acessar seus produtos mais facilmente, tornando a compra mais conveniente e rápida por meio de cartão de crédito, transferência bancária ou outros serviços de pagamento.
Facebook Ads
Anúncios patrocinados no Facebook pode ser muito eficiente quando o objetivo é aumentar o número do tráfego.
Site
Criação de um site próprio onde os visitantes poderão ver seus anúncios e promoções ou até mesmo dispor de serviços como atendimento ao consumidor, acesso a catálogos, propagandas, etc.
SEO
A otimização de sites para os mecanismos de buscas (SEO), permite favorecer o encontro dos seus clientes até o seu negócio. As estratégias e técnicas de SEO objetivam aplicar implementações e alterações que torne sua página mais relevante para as pessoas e buscadores (Google, Bing e outros).
Google Adwords
Com o principal objetivo de ajudar a sua empresa ser encontrada, o Adwords é uma solução de anúncios do Google. Para realizar os anúncios é necessário selecionar palavras-chave a quais você deseja que as pessoas encontrem o seu negócio, para então definir um teto de investimento.
E-mail Marketing
A realização do Marketing por meio de e-mails possibilita ao seu negócio um relacionamento de uma maneira planejada e segmentada com seus clientes. Permitindo cultivar uma comunicação personalizada a longo prazo, o e-mail marketing também pode auxiliar no potencial de ganhos de seu negócio.
Todas as formas descritas acima já se provaram eficientes e a tendência é só melhorar. As ferramentas utilizadas para alavancar suas vendas podem ser personalizadas de acordo com as necessidades e objetivos de sua empresa.
Usar a internet está deixando de ser mais uma forma de alavancar vendas e se tornando requisito obrigatório para qualquer empresa que queira se manter no mercado. Dados coletados em 2015 apontam que os brasileiros passam em média 5 horas por dia conectados a internet.
Diante de tantas opções é fácil se confundir e não saber por onde começar. Nós da Profissas, sabemos disso e estamos disponíveis para conversar e esclarecer suas dúvidas sobre Marketing Digital ou Inbound Marketing em geral.
Entre em contato, estamos à disposição! 🙂