Marketing

Como usar o Facebook para vender mais sem gastar com anúncios pagos

As redes sociais vêm sendo utilizadas com cada vez mais frequência por empresas ou profissionais independentes que procuram promover seus produtos e serviços de uma forma simples e econômica.

Dessas mídias sociais, não é novidade para ninguém que o Facebook é, de longe, a mais utilizada.

Uso do Facebook no Brasil

Fonte: Statista

E isso não aconteceu por acaso. Além do Facebook ser a rede social mais utilizada no Brasil , promover sua empresa nele é muito fácil, rápido e – ainda – barata em relação ao Google AdWords.

Você não precisa ter experiência com programação ou algo do tipo, o sistema é muito intuitivo e existem milhares de tutoriais e cursos na internet te ensinando como aproveitar ao máximo seus recursos.

Mas se engana quem acha que a única forma de usar o Facebook para vender mais é através dos anúncios pagos, conhecidos como Facebook Ads.

Muito pelo contrário. Estudos promovidos pelo Moz.com concluíram que o tráfego proveniente de publicações orgânicas (não pagas) é sempre muito superior ao tráfego gerado por anúncios pagos – independente do valor investido.

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Pensando nisso, resolvemos levantar algumas outras formas de vender mais no Facebook sem ter que gastar centenas (ou mesmo milhares) de reais com o Facebook Ads.

Vamos lá?

1. Configurar a audiência de suas publicações

Você sabia que é possível definir uma audiência específica para todas as suas publicações, mesmo as orgânicas?

Apesar do recurso estar disponível desde 2012, muita gente ainda pensa que só é possível definir uma audiência específica para as publicações através do Facebook Ads.

Definir uma audiência para suas publicações é essencial para que elas cheguem até as pessoas certas, que de fato podem estar interessadas em seus serviços.

Afinal, se você mora em Minas Gerais e vende queijo artesanal para sua vizinhança, de nada adiantaria que pessoas do Acre vissem sua publicação.

Mas como fazer isso?

Primeiro, vá até a sua página e clique em Configurações.

Na sessão Geral, certifique-se que a opção Público do Feed de Notícias e visibilidade das publicações esteja marcada. Em seguida clique em Salvar alterações.

Pronto. Agora toda vez que você for fazer uma publicação, irá perceber que existe um outro ícone, logo abaixo da caixa de texto.

Clicando neste item você vai ter a possibilidade de definir a sua audiência de acordo com a idade, localização, relacionamento, idiomas e vários outros.

Este recurso só é recomendado para páginas com 20 ou mais fás, uma vez que restringir um número muito pequeno de pessoas pode fazer com que sua publicação não apareça para ninguém.

2. Engajamento com fás

Nada é mais satisfatório para um consumidor do que entrar em contato direto com uma empresa nas redes sociais e ser atendido quase que imediatamente.

O público consumidor tem ficado cada vez mais online, e quanto mais rápida e eficiente for a sua interação com seu público, maiores serão as chances deles comprarem de você ou, se já compraram, comprar novamente, destacando a importância da gestão de redes sociais.

Algumas empresas já entenderam isso e, curiosamente, aquelas que melhor atendem seu público nas redes sociais são as mesmas que têm obtido o melhor nível de satisfação pelo público nas pesquisas de mercado.

Relacionamento de empresas e clientes no Facebook

Mas e se sua empresa ainda não for “grande”? Melhor ainda!

Quanto menor seu público, maior a facilidade de interagir com as pessoas e consequentemente mais fácil é convertê-las em clientes fiéis.

Procure sempre responder as mensagens e comentários da sua página, faça perguntas criativas e nunca perca uma oportunidade de interagir com alguém na sua página.

Não espere que as pessoas valorizem sua empresa se você não os valoriza em primeiro lugar.

3. Publicação em Grupos

Atualmente existem grupos para praticamente todos os assuntos que você possa imaginar.

Tem grupo de produtividade, vídeo game, perfume pra cachorro, psicologia de cavalo e qualquer outro assunto que possa surgir na cabeça de um adolescente sem nada pra fazer numa tarde de domingo.

Estes grupos funcionam como um recurso de segmentação natural de público. Todas as pessoas que estão ali já mostraram, em algum momento, interesse naquele assunto.

E por isso as chances deles também se interessarem pelos seus serviços ou produtos (se estes estiverem relacionados com o assunto do grupo, é claro) são imensas.

Vale dizer: use com moderação.

Da mesma forma que as pessoas podem te amar por trazer algo interessante ao grupo, elas também podem (e certamente irão) te odiar por postar publicações sem nenhuma relação com o assunto do grupo ou em uma frequência exagerada, o que também é conhecido como SPAM.

4. Atendimento ao Cliente

Transferir a área de Atendimento ao Cliente para as mídias sociais tem sido uma prática comum e eficiente por empresas de todos os portes.

Empresas brasileiras como Nubank e HostGator, além de várias outras internacionais, têm feito um ótimo trabalho no atendimento rápido pelo Facebook.

O que, do ponto de vista do Marketing Digital faz todo o sentido. Afinal, não há uma forma mais eficiente do que estar próximo de seus clientes do que presente na rede social que eles utilizam cerca de 20% do tempo em que estão online.

O recurso de mensagens de páginas é um ótimo exemplo de como a plataforma vem se adaptando a essa demanda, e com a política do Facebook de integrar cada vez mais serviços externos, a tendência é que cada vez surja mais recursos deste tipo.

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Já não estamos mais no tempo que as redes sociais serviam apenas para se comunicar com amigos ou compartilhar fotos e vídeos.

As mídias sociais – principalmente o Facebook – atualmente é onde os consumidores passam a maior parte do tempo online, pesquisam sobre produtos e empresas, absorvem conteúdo e fazem recomendações.

Por isso, quanto mais cedo a sua empresa entender a importância de estar presente neste tipo de rede, mais fácil será se adaptar aos novos tempos e então consolidar sua marca, conquistar novos clientes e consequentemente vender mais.

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Comentários (2)
  1. Gostei do conteúdo, ajudou tirar minhas dúvidas sobre o Facebook. Muito obrigado!

  2. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e nos ajudar.

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