Liderança inclusiva é uma tendência nas organizações de todo o mundo.
Essa liderança é capaz de extrair o melhor da sua equipe e tornar o local de trabalho mais acolhedor e saudável para o desenvolvimento profissional.
No entanto, muitas organizações ainda não entendem a importância de ter uma liderança inclusiva e por isso perdem talentos por não saber valorizá-los.
Impulsionar a diversidade e a inclusão nas companhias vai muito além de um simples modismo.
E, quando falamos sobre D&I, ter uma liderança inclusiva e diversa é um dos pontos-chaves para alavancar os negócios.
A liderança inclusiva busca certificar que todas as pessoas sejam respeitadas e tratadas com igualdade.
Trabalha para que os indivíduos se sintam seguros e com sentimento de pertencimento, independentemente de suas características..
Em uma sociedade que está se direcionando, cada vez mais, para a diversidade e inclusão, o tema liderança inclusiva é bastante relevante, já que garante que as pessoas se sintam seguras dentro de uma equipe com direitos e oportunidades iguais.
No texto de hoje, conheça o conceito de liderança inclusiva e saiba como ela pode impactar positivamente a cultura organizacional da sua companhia.
O que é uma liderança inclusiva?
Nos dias de hoje, uma liderança precisa ser mais do que boa planejadora ou executora: é necessário se atentar às inovações tecnológicas e sociais que permeiam o negócio.
Paralelamente, uma boa liderança deve ajudar as pessoas colaboradoras a terem senso de pertencimento a empresa, independente da etnia, cultura, religião, orientação sexual e de gênero, idade, com ou sem deficiência física ou mental, grupo social ou qual for sua vivência.
Uma liderança inclusiva é aquela que acolhe, respeita e dá autonomia ao time.
Cada pessoa é valorizada e não deixada de lado com o sentimento de não ser tratada de maneira igualitária.
Empresas e lideranças inclusivas
Se você acompanha o blog da Profissas, certamente já se deparou com artigos sobre Diversidade e Inclusão, não é mesmo?
Esses temas estão em evidência não somente por aqui, mas também na sociedade e nas organizações, já que muitas delas estão investindo em estratégias para atrair clientes e contratar profissionais com vivências diversas.
Mas atenção: não adianta contratar as melhores pessoas para trazerem sua visão de mundo e colaborarem com o desempenho do negócio, se a empresa não estiver preparada para acolhê-las, apreciá-las e atender às suas necessidades no cotidiano.
Caso contrário, além de uma grande frustração, pode-se prejudicar a imagem da organização e perder um talento que poderia contribuir bastante para o seu sucesso.
As lideranças têm um papel importante nesse contexto, ajudando ou prejudicando a experiência da pessoa na companhia, incentivando ou desanimando sua presença na equipe.
Dentro de uma empresa, uma verdadeira liderança não é aquela que manda, cobra e fiscaliza o trabalho da equipe, mas sim aquela que se adapta às situações, motiva, inspira, orienta, acolhe e extrai o melhor de cada profissional.
Por isso, para qualquer organização interessada em investir na gestão de pessoas, é primordial preparar suas lideranças para embarcarem nessa missão de acolhimento a todas as pessoas colaboradoras, fazendo com que se sintam valorizadas na empresa.
Principais benefícios da liderança inclusiva
Existem várias vantagens em se adotar a liderança inclusiva em uma empresa. Confira abaixo:
Desenvolvimento talentos
Uma das maiores razões para se investir em diversidade e inclusão é desenvolver talentos que antes não eram valorizados como deveriam.
Agora, reflita comigo: quantas pessoas poderiam contribuir tanto com a empresa se tivessem uma oportunidade ou se sentissem acolhidas pelo time e liderança?
Ter indivíduos com vivências diversas é uma ótima forma de dar chance a novos talentos e, inclusive, ter melhores resultados em questões importantes como inovação. Tudo isso ajuda, e muito, na competitividade empresarial.
Pessoas mais motivadas
Ao se sentirem valorizadas, as pessoas estarão mais à vontade para contribuir com a equipe, seja por meio de novas ideias ou ajudando em projetos que não são apenas os de sua função e rotina diária.
Imagine uma equipe inteira contribuindo nas reuniões, estratégias ou ações dentro da empresa!
Certamente teremos:
- mais inovações nas atividades;
- aumento do engajamento;
- e fortalecimento dos relacionamentos internos.
Sabe qual a consequência dos tópicos mencionados acima?
Ao se sentirem representadas, as pessoas desejarão permanecer na empresa! A rotatividade de pessoas colaboradoras diminuirá e os gastos nos processos de demissão/contratação diminuirão.
Melhora no clima organizacional
Ter uma liderança empática, respeitosa e que valoriza o time certamente gera um impacto positivo no dia a dia da empresa.
Em vez das pessoas se sentirem ignoradas ou excluídas, todas serão acolhidos em suas igualdades e diferenças.
Sendo assim, impulsiona sua motivação individual e, claro, melhora também o clima interno na companhia.
Mais do que um discurso, abraçar a diversidade e inclusão é uma atitude concreta do cotidiano.
Ter lideranças capacitadas para adotar essa tendência em sua realidade é uma excelente forma de perpetuar essa postura nas equipes , acolhendo os indivíduos e contribuindo para tornar a empresa referência em D&I.
Sem sombra de dúvidas, fortalecer a imagem da organização e se destacar na valorização da diversidade e inclusão é algo que vai além das lideranças.
Toda a empresa deve ser letrada, capacitada e orientada para fazer a D&I acontecer em sua integralidade, desde a divulgação da vaga até o desligamento de uma pessoa colaboradora.
Como fazer a liderança ser inclusiva?
Ser uma liderança inclusiva nem sempre é fácil, já que nem todas as pessoas estão acostumadas a lidar com vivências diferentes das suas.
Ou mesmo estão preparadas para uma liderança voltada mais para a gestão de pessoas e menos aos resultados.
Porém, é possível mudar essa realidade ao se investir em treinamentos.
Essa estratégia pode auxiliar a pessoa gestora a desenvolver habilidades sociais para ser mais empática, acolhedora e saber como e quando dar espaço ao time para que ele se desenvolva em sua melhor potencialidade.
Além disso, os treinamentos podem ser usados para fortalecer outras competências que são essenciais a qualquer pessoa que assuma essa posição, tornando as lideranças mais eficientes, completas e empáticas.
E aí, sua empresa está preparada para uma cultura inclusiva?
Aqui na Profissas oferecemos parcerias estratégicas completas no desenvolvimento de pessoas e conexão com a Diversidade.
Criamos experiências educativas empoderadoras para dar protagonismo às pessoas, com foco em grupos sub representados, e educar para a Inclusão acontecer de verdade.
Conheça nosso programa Liderança Inclusiva
O Liderança Inclusiva é um programa da Profissas focado em provocar e apresentar informações estratégicas que criarão base fértil para o desenvolvimento da liderança inclusiva na companhia.
Para que a mudança na cultura organizacional aconteça, o alto escalão da empresa deve entender a importância da Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) para o futuro dos negócios.
Além disso, o exemplo deve acontecer de cima para baixo: quanto mais as lideranças estiverem engajadas, mais efetiva será a transformação.
Assim, ao fim do programa, espera-se que a equipe de gestão participante se sinta mais preparada e inspirada para se conectar e apoiar as ações de DE&I na empresa.
E aí, vamos juntes nessa jornada por uma liderança mais inclusiva?
Continue acompanhando as notícias no blog da Profissas e também em nossas redes sociais, pelo LinkedIn, Instagram e Spotify.