Diversidade e inclusão são temas que vêm ganhando cada vez mais o destaque necessário. Em consequência, também se tornaram uma preocupação constante nas empresas que desejam desenvolver seus talentos e ampliar-se no mercado.
Contudo, simplesmente abrir oportunidades para negros, profissionais da comunidade LGBTQIA+ e 50+, pessoas com deficiência e outros grupos sub-representados, não é suficiente. Isso porque sem uma gestão adequada do programa, não há efetividade de implementação da diversidade e inclusão.
Neste sentido, é preciso que todos entendam que a D&I não é filantropia ou caridade. São ações sustentáveis que visam elevar o capital humano da empresa, construir soluções inovadoras, participar da evolução das pessoas e melhorar o clima organizacional. O resultado não seria outro: melhores resultados para as organizações.
Todos esses grupos foram alijados do mercado de trabalho por conta de suas características físicas, pessoais, de gênero, e etc, que não correspondiam ao ideal perseguido pelas empresas. Ou seja, tudo aquilo que não se enquadra nos padrões.
Assim, dado ao contexto histórico de preconceito e de depreciação de uma mão de obra que deve e precisa ser valorizada, programas de diversidade e inclusão precisam ser implementados no meio corporativo. E, para além disso, precisam de planejamento, gestão, orientação e acompanhamento para que sejam efetivos.
Diversidade e inclusão: do que estamos falando?
Muitas empresas querem implementar pautas de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, mas falham no meio do caminho. Seja porque pecam no planejamento e execução ou no acompanhamento pós-implementação, o desconhecimento aprofundado da iniciativa alimenta suas falhas.
Por isso, antes de começar o passo a passo do programa, é preciso conhecer a fundo o significado de diversidade e inclusão. Sem internalizar estes conceitos, é praticamente impossível ter resultados concretos e mobilizar a equipe.
A diversidade no ambiente de trabalho diz respeito à variação de características físicas, pessoais e sociais dos colaboradores. Isso inclui idades, etnias, classe social, deficiências, religiões, capacidade intelectual, gênero e orientação sexual, etc.
Em outras palavras, isso quer dizer que a gestão não deve fechar os olhos para o diferente, arraigando-se ao entendimento de pensamentos e ações padronizadas.
A diversidade propõe uma postura plural nas organizações, favorecendo o aprendizado, a inclusão, atitudes de tolerância e amadurecendo as relações interpessoais do time.
A inclusão é responsável por criar normas e procedimentos de integração dos indivíduos em seu local de trabalho, valorizando e dando as mesmas oportunidades para todos os colaboradores.
Ou seja, não adianta abrir as portas para a entrada de grupos diversos se não houver políticas que combatam o preconceito e a exclusão. Trata-se de um processo contínuo.
Com o conceito em mente, é hora de seguir o passo a passo para implementar a Diversidade e Inclusão na sua empresa. Confira a seguir!
Desenvolver um planejamento: de longo prazo e vários níveis
Estabelecer uma cultura inclusiva e diversa não é somente responsabilidade do RH. É dever de todos o envolvimento na criação e manutenção de uma cultura de pertencimento.
Por isso a necessidade de criar um plano a longo prazo que inclua a D&I em todos os níveis da organização. Gestores e profissionais estratégicos devem criar processos pautados em valores de respeito à integridade humana, bem como desenvolver uma estrutura interna que reflita a ideologia da empresa, alinhada à D&I.
Faça uma avaliação do cenário
É necessário saber como a equipe atual pensa para que seja possível avaliar o cenário geral da empresa e da comunidade onde ela está inserida. Esse é um primeiro passo importante para quem pretende implementar programas voltados para a Diversidade e Inclusão.
A pesquisa é um excelente aliado nesse momento, ajudando a colher opiniões, percepções e sugestões para a mudança corporativa. Os resultados vão apontar os principais problemas e demandas, direcionando a empresa para ações mais assertivas.
Construa um plano de ação
É fundamental criar um cronograma de ações periódicas, que seja capaz de promover a diversidade e a inclusão. Isso pode passar por políticas internas, grupos de apoio, processos seletivos, programas de contratação, treinamentos e demais iniciativas que ajudem a propagar uma cultura mais diversa e inclusiva.
Crie uma estrutura de comunicação interna
A comunicação é essencial nesse momento, pois é ela a responsável por propagar ideias e valores ligados à cultura da Diversidade e Inclusão. Para isso, os profissionais devem estar alinhados com as decisões ligadas ao programa, a fim de promover diálogos, eventos, materiais digitais e gráficos e a troca de experiência entre as equipes.
Contrate um especialista em D&I
A contratação de um especialista em Diversidade e Inclusão é um excelente recurso para quem quer iniciar essa transformação. Além da formação necessária, o profissional possui experiência para conduzir os processos estratégicos e auxiliar a empresa no engajamento das equipes.
Comece ainda hoje essa mudança cultural
Você já observou qual o percentual de grupos sub-representados que a sua empresa tem hoje? Se você não sabe ou nunca se deu conta sobre essa situação, é sinal que seu ambiente de trabalho precisa passar por uma transformação cultural.
Muitas vezes os atos de preconceito, exclusão e desmerecimento de profissionais acontecem bem debaixo do nosso nariz. Mas, por falta de conhecimento e dada a normalização errônea dessas atitudes, não percebemos ou minimizamos seus danos.
Assim, é preciso desenvolver a consciência de que não é natural desclassificar uma pessoa do processo seletivo por conta de sua orientação sexual ou desmerecer a qualidade de um profissional por ser mulher, negra e acima dos 50, por exemplo. Todas as pessoas têm o seu valor e devem ser respeitadas, independentemente do cargo que ocupam.
Por isso, é imprescindível que você comece ainda hoje a mudança cultural na sua empresa, buscando conhecimento e informações sobre o tema. Acompanhe os artigos do blog da Profissas e saiba tudo o que ocorre no universo corporativo!