O avanço da tecnologia é notório – e ele chama um outro assunto pertinente, que é a transformação digital. Podemos dizer que os impactos das mudanças tecnológicas podem ser sentidos dentro e fora das empresas, considerando não só a gestão como as pessoas, cultural e sociologicamente.
Existem vários especialistas empenhados em compreender melhor a transformação digital. Um dos destaques que eles sempre dão ao tema, em seus discursos, é como as empresas devem agir para se adaptar à nova realidade mundial.
Para tanto, é indispensável desenvolver as habilidades do futuro, famosas soft skills, para que as organizações de fato se preparem para novos cenários. Afinal, o mundo digital nos une em tecnologias de conexão, automação e encurtamento de distâncias. Espera-se que, por elas, exista mais mais facilidade para a realização das tarefas empresarias.
Impactos da transformação digital nas empresas
A transformação digital trouxe, de forma geral, uma série de mudanças. As empresas se viram forçadas a otimizar todos os seus processos – e, se não por escolha própria, por demanda mundial. O ano de 2020 mostra como a resistência de muitas corporações acabou atrasando sua evolução, incluindo no quesito “formatos de trabalho”.
De agora em diante, está claro: para conseguir sobreviver no mercado é preciso se adaptar ao mercado e às suas tendências, incluindo a tratativa junto aos colaboradores e cliente.
A loja Descontos de Hoje é um exemplo. A empresa vem se adaptando ao mundo digital há anos, buscando manter-se conectada ao consumidor em diversos ambientes, sem deixar a qualidade e a segurança das transações de lado.
A mudança digital também trouxe, para empresas como essa, o amadurecimento dos recursos atuais, de maneira que o ambiente de trabalho seja mais flexível, atual e conectado.
Porém, ao contrário do que possa parecer, esse processo de mudança não é tão simples como parece.
Habilidades do futuro na transformação digital
As mudanças propostas pela transformação digital, em geral, não são fáceis – e costumam encontrar resistência na maior parte dos casos. Mas, vem cá, o que é fácil, afinal?
Se nem a vida é fácil, a transformação digital não poderia apresentar nada diferente disso. Mesmo porque, se mudanças fossem fáceis, ninguém precisaria se adaptar a elas, certo? É indispensável compreender o contexto e seguir de forma gradativa e paciente.
Abaixo, listamos algumas dicas de habilidades do futuro essenciais à transformação digital.
1 – Capacidade de envolvimento
As pessoas que fazem parte da transformação digital devem estar envolvidas nas mudanças propostas. Nada mais justo, principalmente no contexto de empresas, que trabalham com pessoas e para as pessoas.
Além do mais, é natural que haja uma resistência inicial. O ser humano sente medo do desconhecido desde o início dos tempos. Encontrar formas de vencer essa resistência é um diferencial individual que reside em cada um de nós.
2 – Capacidade de inspirar
Buscar conhecer os concorrentes, e como eles fazem o que fazem, é uma forma de se inspirar para as adaptações que vem a seguir. Criar soluções é o meio de inspirar, você mesmo, novas mudanças. Nesse contexto, é importante ser criativo – e, no caso das empresas, o desafio é ainda maior. De agora em diante, o consumidor vai exigir produtos e serviços cada vez mais seguros, de entrega rápida e resultados constantes. Faça a diferença.
3 – Capacidade de conhecer – e reconhecer – facilidades
É possível encontrar uma infinidade de tecnologias disponíveis no mercado para facilitar sua adaptação à transformação digital, seja individual ou da empresa. O uso de cada uma delas, em todo seu potencial, está relacionado às particularidades dos cenários envolvidos.
Conhecer possibilidades de melhorar o processo de adaptação, seja através de softwares facilitadores ou ideias disruptivas, capacita o ser humano a não surtar – ou surtar menos – frente a dificuldades que se aglomerem no percurso.
Essas são medidas simples, mas que podem ser de grande ajuda a empresas e pessoas na adaptação ao mundo pelo viés da transformação digital. Se você não quiser ficar para trás, melhor dar uma atenção a elas o quanto antes.