Carreira

Como equilibrar as hard e as soft skills

A pandemia de Covid-19 acelerou drasticamente o modo como trabalhamos, estudamos, consumimos e fazemos negócios.

A aceleração da tecnologia e da Inteligência Artificial mudam os rumos do nosso cotidiano. 

Não há mais fronteiras para nada: você pode morar no Brasil e prestar algum tipo de serviço em Portugal ou no Canadá.

Paralelamente, as gerações atuais têm apresentado mais características em comum, uma vez que o isolamento social obrigou todos a fazer uso de dispositivos. 

Isso é o que mostra um estudo da KMPG, que contou com a participação de 18.657 pessoas de 16 países.   

Você vai gostar de ler  “Perinnials: você não precisa se rotular pela idade que possui” 

Parece mesmo que a pandemia reinventou a roda. 

Quem tinha uma loja física precisou se adaptar para sobreviver e passou a investir ferramentas como mídias sociais, e-commerce, plataformas Ominchannel, chatbots e aplicativos com intuito de atrair, engajar  e vender, além de fortalecer suas marcas.

Sem contar que a ameaça nos âmbitos social, econômico e sanitário incentiva a sociedade a priorizar questões profissionais, financeiras e de saúde. 

É  crescente a busca pela sustentabilidade. Aumenta também o desejo pela segurança física e psíquica.

Diversas empresas, atentas aos anseios de seus stakeholders, percebem que é possível criar valor junto a todos eles por meio do ESG (Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança Corporativa). 

Sem dúvidas, os colaboradores desejam atuar em instituições que trabalham a diversidade e a inclusão

Eles buscam desafios, colaboração e sensação de pertencimento. E mais do que altos salários querem satisfação, participação, geração de valor e identificação. 

Considerando os aspectos acima citados, não é de causar estranheza que o mercado se torne cada vez mais competitivo em termos técnicos. 

Mas, se há cerca de 20 anos, as hard skills bastavam, agora elas precisam vir atreladas às habilidades comportamentais.     

Indo além no conhecimento

Prova de que é necessário ir além do conhecimento específico é que, se há 20 anos bastava a um profissional ser graduado, atualmente ele precisa dominar um segundo idioma e aprender a utilizar ferramentas digitais. 

Sem isso, ele ficará obsoleto no mercado de trabalho, afinal de contas, o mundo está a cada dia mais globalizado, colocando abaixo fronteiras entre empregados e empregadores.

Outra tendência que veio para ficar é a mescla de profissões. Hoje, por exemplo, médicos fazem uso da robótica para realizar cirurgias à distância e jornalistas, diante da extinção de vagas nas redações e nas assessorias tradicionais, abraçam o Marketing Digital, o Jornalismo Científico e o Jornalismo de Dados.

Vale a pena ler “Profissão e carreira: entenda quais são as diferenças” 

Já as soft skills são peças-chaves para uma carreira promissora, para atender necessidades como acompanhamento de tendências, produção em larga escala, excelência no atendimento e vivência de diferentes gerações, sexos, gêneros em um único ambiente de trabalho. 

Entre as habilidades comportamentais mais requisitadas no mercado de trabalho estão: criatividade,  persuasão, autoconhecimento, gestão do tempo, inteligência emocional e empatia. 

Somam-se a elas adaptabilidade, pensamento analítico, colaboração, liderança, entre outras. 

Hard skills + soft skills= Profissional qualificado

O mercado de trabalho já entende que é a mescla de hard skills e soft skills que criam um profissional qualificado. 

De acordo com levantamento da Page Personnel, consultoria global de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão,  9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. 

Mas como equilibrar as hard skills e as soft skills? 

Para equilibrar hard skills e soft skills é necessário realizar uma análise de conjuntura considerando aspectos social, econômico, ambiental, sanitário, de setores, profissões, entre outros aspectos. 

Descobrir para onde as coisas caminham, ajuda você a identificar setores em expansão e profissões emergentes, além daquelas que estão ameaçadas. 

A partir dessa descoberta ficará mais fácil listar em quais conhecimentos vale a pena investir. Isso é válido para conhecimentos técnicos e comportamentais. 

Por outro lado, o processo de aquisição de novos conhecimentos envolve as habilidades comportamentais como resiliência, capacidade de adaptação, gestão do tempo, autoavaliação, autocuradoria, foco, persistência, entre outras.

Para se tornar um profissional mais completo é necessário observar quais habilidades comportamentais e técnicas estão em defasagem, para depois ir em busca de atualização por meio de cursos, webinários, palestras, pós-graduações, livros e estudos. 

Confira no blog Profissas “A importância do treinamento nas empresas” 

O ideal é reservar uma mesma parcela de tempo para se dedicar às hard skills e às soft skills. Melhor ainda se você puder conciliar uma área de interesse que esteja em expansão com outra que você não domine.

É necessário lembrar que, para adquirir hard skills  você pode escolher entre uma área complementar a sua ou simplesmente aprimorar o conhecimento que você já possui.  

Já as  habilidades comportamentais podem ser conquistadas por meio de aprendizado e também pela experiência adquirida, mas é inegável que o ambiente intergeracional é o ambiente propício para que jovens aprendam com os mais velhos e vice-versa.

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