Casa e escritório, horário lazer e de trabalho; vida pessoal e profissional… com a pandemia virou tudo uma coisa só, certo? Errado. Mas é verdade que estes termos – que não poderiam ter significados mais diferentes – têm sido colocados como sinônimos nos últimos tempos. Depois que fomos forçados a adotar o regime de home office, buscando o distanciamento para evitar a contaminação pelo coronavírus, foi preciso nos adaptar para esta nova forma de trabalhar e, logo, de se relacionar com colegas de trabalho, gestores e, claro, com familiares e amigos.
Para se ter uma ideia, de acordo com o IBGE, no Brasil, cerca de 10% da população tem mantido o modelo de trabalho remoto. No mundo, uma pesquisa da Harvard Bussiness School, que ouviu mais de 3,1 milhões de pessoas, mostrou que a carga de trabalho teve um aumento de 48,5 minutos, assim como apontou um incremento no número de e-mails trocados e no tempo passado em reuniões. O estudo foi feito com pessoas em mais de 21 mil empresas, de 16 cidades da América do Norte, Europa e Oriente Médio.
Ou seja, profissionais de todo o planeta precisaram ajustar sua vida pessoal ao seu trabalho e isso foi feito de uma hora pra outra, a toque de caixa, sem uma preparação prévia. E, parafraseando o mestre da evolução Charles Darwin, que sabia tudo sobre adaptação e disse: “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, preparamos quatros dicas essenciais para você adaptar seu dia a dia às transformações do home office e separar direitinho o que é profissional e o que é pessoal. Se liga!
Separe os espaços
Se possível, claro, aperte fisicamente o espaço que é dedicado ao trabalho do resto da casa. Esta atitude vai ajudar você a mudar a chave do pessoal para o profissional com mais facilidade, tendo em vista que você vai precisar trocar de ambientes. Caso não tenha espaço disponível, é interessante que, no momento em que está se dedicando ao trabalho, você esteja em uma mesa ou escrivaninha, rodeado dos objetos que te remetam às atividades laborais: agenda, calendário, livros ou materiais que você utiliza no cotidiano, criando um mundinho com cara de escritório na sua casa. Trabalhar deitado na cama, no sofá ou no chão, além de não fazer bem para seu corpo, vai bagunçar sua mente na hora de viver os momentos de lazer.
Se organize e crie uma rotina
Não tem mistério: para que você, sua mente e seu corpo internalizem que começou o horário do trabalho, mesmo que no recanto do seu lar, é imprescindível criar uma rotina. Nem precisa dizer que a roupa vai te ajudar muito nesta contextualização, certo? Não quer dizer que você precisa se arrumar muito, mas um look confortável e com carinha de trabalho vai ajudar muito na criação deste cenário.
E a atitude inclui não só o horário para começar, mas também o momento de encerrar as atividades, algo que tem sido difícil para os profissionais que adotaram o trabalho remoto. Inclusive, vale lembrar que a CLT afirma que, no caso do trabalhador em home office transitório, ocasionado pela pandemia, o horário de trabalho pode ser o mesmo do presencial, já que está sendo adotado em caráter emergencial. E é papel da empresa reforçar isso com os funcionários.
Já nos casos em que o trabalho remoto é permanente, que ocorre quando o colaborador já atuava de casa ou à distância, algumas regras não se aplicam. Afinal, não sendo submetidos ao regime formal de trabalho, esses profissionais não teriam direito a horas extras, como previsto no artigo 62, inciso III, da CLT.
Faça pausas estratégicas
Seja em casa ou no escritório, as pausas para oxigenação da mente são muito necessárias para a manutenção da qualidade de entrega das tarefas. No home office, nos modelos atuais, com o peso de um cenário pandêmico e raras possibilidades de convívio presencial com outras pessoas, essas pausas são ainda mais estratégicas. Cuidado com a duração e a frequência desses períodos, porque o ambiente de casa, com seus afazeres e distrações, pode tomar mais do que o necessário do seu tempo e interferir na sua produtividade.
Se posicione perante os excessos
Mesmo com todas as dicas anteriores, existem ainda situações de exageros na quantidade de trabalho, no excesso de mensagens e ligações fora do horário. E isso deve ser pontuado de maneira clara e direta junto aos gestores da equipe, que, por sua vez, precisam ser assertivos também na determinação e no cumprimento dos horários estipulados. Vale lembrar que esses líderes, muito provavelmente estão trabalhando de suas casas e têm seus percalços. Portanto, têm conhecimento de causa – ou devem exercitar a empatia – das novas políticas trazidas pelo home office, dos limites de cada colaborador e das prováveis cobranças em meio a toda esta situação, sob a pena de ultrapassar os limites saudáveis para a vida dos colaboradores.
E você, tem alguma dica para separar o pessoal e o profissional neste mundo do home office? Conta pra gente!