Marketing

Marketing de Diversidade: qual é o seu impacto no mercado?

Você conhece o termo Marketing da Diversidade? A  diversidade e inclusão deve agregar colaboradores e consumidores de diversos nichos e de todos os perfis socioeconômicos.

Por esse motivo, as estratégias de marketing de diversidade são importantes e precisam causar um impacto positivo, destacando grupos menos representados.

Grandes empresas já pensam assim e contam com ações para colaboradores e clientes. Você deve estar imaginando, por exemplo, uma propaganda com uma pessoa negra ou PCD, não é mesmo? 

No entanto, não estamos falando exatamente disso.

O marketing de diversidade é baseado em estratégias que reconhecem as diferenças, incluindo idade, gênero, orientação sexual ou religião.

Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo até o final.

Boa leitura!

O que é o Marketing de Diversidade?

O marketing de diversidade é uma conexão que acolhe diferentes grupos no mercado, visando as diferenças e particularidades de cada um.

Contudo, o tipo de marketing abordado entende que os clientes são diversos e apostam na representatividade como forma de atingir seus objetivos.

Essa estratégia vai além de imagens e mensagens.

A marca é reformulada para garantir um bom atendimento aos colaboradores, consumidores e demandas, sem deixar de lado o relacionamento com esse público. Isso deve acontecer de maneira humanizada, com base no reconhecimento e no respeito a todas diferenças.

Importância do Marketing de Diversidade

A diversidade deixou de ser apenas um recurso de marketing que busca melhorar a imagem de uma marca, de acordo com nichos específicos.

Se tornou fundamental diante das estratégias de comunicação, sendo vista principalmente em grandes empresas.

Entretanto, é importante sinalizar que o marketing de diversidade deve começar dentro da instituição.

Um estudo feito pela Youpper e Netquest, com aproximadamente 500 brasileiros, sinalizou que:

  • 74% dão preferência para modelos reais e não padrões de beleza;
  • 46,8% gostariam de ter a presença de negros;
  • 37,8% apoiam marcas de inclusão para o públicos LGBTQ+ dentro do setor de comunicação.

Ações do Marketing de Diversidade no mercado

Se inspirar em empresas e principalmente no objetivo profissional que elas proporcionam é uma excelente forma de melhorar as estratégias de comunicação com foco na diversidade nas instituições.

E além disso, entender as pautas debatidas e pontos levantados pela sociedade, como por exemplo, o Dia da Consciência Negra.

Mas entenda: as ações de diversidade e inclusão nas empresas devem ser trabalhadas dia a dia, com constância e estratégias, ok?

Não seja a empresa que pauta a diversidade somente em datas específicas.

Aqui na Profissas, trabalhamos com empresas que sabem que  a diversidade e inclusão faz toda a diferença para a sua empresa e para as pessoas que nela trabalham.

São companhias que buscam por um mundo com mais oportunidades e respeito às diferenças, abrangendo todas as áreas da sociedade.

Conheça alguns cases: 

Avon

Há cinco anos, a Avon iniciou sua jornada em prol da equidade racial.

No entanto, reconhece que seu esforço e progresso, embora importantes, têm sido insuficientes frente ao tamanho da transformação que ela pode e deve promover.

Nos últimos meses, a marca estudou e desenvolveu um plano de ação com seu time de Recursos Humanos, com apoio dos membros da Rede pela Diversidade da companhia.

O documento está alinhado com o Compromisso pela Vida 2030 do grupo Natura &Co.

O plano é para enfrentar algumas das questões globais mais urgentes, incluindo a crise climática, a conservação da Amazônia, a defesa dos direitos humanos e a garantia de igualdade e inclusão em toda a nossa rede nos próximos dez anos.

O Compromisso Antirracista da Avon é um plano robusto com metas, que incluem, por exemplo, a contratação de 50% de pessoas negras, o alcance de 30% de mulheres negras na liderança até 2030.

Também inclui o apoio ao empreendedorismo negro feminino e a sensibilização pela equidade racial de todos os colaboradores. Para conhecer o compromisso completo, acesse www.avon.com.br/compromissoantirracistaavon.

iFood

Para o iFood, diversidade é um compromisso.

A empresa acredita que essa pluralidade e a colaboração são essenciais para a seguir inovando e fazendo entregas incríveis.

A empresa entende que a diversidade traz representatividade para se conectarem com o seu ecossistema, potencializando o impacto positivo na sociedade e em um ambiente plural.  Para o iFood, “as transformações só podem acontecer se formos agentes reais da mudança, e isso inclui a luta pela equidade racial e contra o racismo. Sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente”.

Impactar a sociedade por meio da Educação faz parte do compromisso do iFood.

Por isso, desenvolve e patrocina diversas iniciativas para promover a capacitação e a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, principalmente jovens à procura do primeiro emprego.

O iFood também tem um programa interno de mentoria e desenvolvimento somente para #FoodLovers negros e negras, este último em parceria com a Profissas, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento dos talentos que já fazem parte da companhia.

A companhia também cria campanhas para trazer educação e informação sobre antirracismo, representatividade negra, branquitude entre outros. Também realiza lives com palestras educativas sobre estes temas.

Marketing de Diversidade como além do discurso

Diversas marcas assumem uma postura respeitosa em suas campanhas que visam a diversidade, como a posição em abraçar a causa LGBTQIAP+, garantindo que faça parte do seu dia a dia.

Esse valor para os clientes surge em ambientes de trabalho onde é possível perceber a maneira da instituição encarar os assuntos.

Ou seja, os consumidores podem e devem exigir um propósito dessas marcas, transformando discursos em ações de marketing de diversidade.

Mudanças culturais das empresas com o Marketing de Diversidade

Pensar em diversidade faz parte da criação de locais de trabalho mais inclusivos e ainda, para a quebra dos estereótipos.

A representação racial está cada vez mais diversificada, onde as pessoas negras não são representadas como deveriam.

Você pode apostar no OKR para RH como uma crescente em diferentes segmentos da empresa.

O termo se refere ao pensamento crítico que busca colaboração, alinhamento e foco, naquilo que é mais importante para conseguir resultados prósperos.

Dessa forma, os OKRs precisam apresentar benefícios mensuráveis para o negócio, clientes e colaboradores.

Diversidade e inclusão mais presentes no Marketing

O tema aborda vivências individuais de cada pessoa, fazendo com que sejam únicas.

Assim, empresas podem incentivar e aplicar temas de diversidade, garantindo transformações perante a sua cultura organizacional.

Esse marketing consiste em promover campanhas que mostram pessoas reais e as suas realidades diárias.

Diversidade e inclusão no DNA das empresas

As campanhas de marketing devem ser completas e acompanhadas de comprometimento mútuo entre empresa, diversidade e inclusão.

Quando as minorias conseguem ser representadas, contribui para um maior engajamento. A diversidade é convidada para se sentar à mesa.

Muito além de discursos, as organizações precisam se empenhar e desenvolver transformações reais entre colaboradores, consumidores e sociedade.

Gostou do artigo? Veja também: Como preparar o RH para inclusão de diversidade nas empresas

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