Ascender no trabalho é o sonho de todo mundo. Mais que o propósito ambicioso de ter bons salários e oportunidades mais atraentes no mercado de trabalho, ter sucesso na carreira deveria ser um desenvolvimento natural. É aquela história: a pessoa começa debaixo, vai passando por inúmeras experiências e desenvolvimento, até estar numa posição de liderança. Certo?
No entanto, receber a tão sonhada promoção não é tarefa das mais fáceis, ainda mais em um mercado concorrido. Mas também não é impossível! O que você precisa é empreender energia em ações que realmente importam para sua carreira e deixar de lado algumas crenças que só te fazem perder tempo.
Para que você possa se concentrar no desenvolvimento da sua profissão, conheça os mitos e verdades sobre uma carreira de sucesso que separamos a seguir:
Carreira de sucesso só se faz em grandes empresas
Mito!
Para ter sucesso não é necessário trabalhar em uma empresa de grande porte ou multinacional. Pequenos negócios também são organizados e dão resultados significativos, sendo um ambiente propício para profissionais bem sucedidos e satisfeitos com o que fazem.
Investir constantemente em autodesenvolvimento é uma boa
Verdade!
Por melhor que seja o profissional, ele não conseguirá crescer se não investir constantemente em autodesenvolvimento. Ou seja, não adianta ter apenas um diploma de nível técnico ou universitário e achar que tudo está resolvido.
Ter uma formação ajuda a abrir portas, com certeza; mas, sem aperfeiçoamento e investimento em outras áreas do conhecimento, o profissional tende a ficar estacionado, sem brilhar em sua área de atuação.
Como, hoje em dia, os diversos setores em uma empresa se relacionam com muita naturalidade, é de se esperar que o profissional tenha habilidades para além do que está em seu currículo. Ou seja, não é porque o profissional é formado em ciências contábeis que ele não precisa entender de comunicação, sustentabilidade e cultura organizacional.
Em um mercado cada vez mais competitivo, ampliar seu conhecimento pode fazer toda a diferença para uma carreira de sucesso.
Crescer na empresa depende de indicação
Mito!
Muitos acreditam que, para ascender profissionalmente, é preciso ter o famoso “QI”: “quem indica”. Nesse caso, o sucesso na carreira fica atrelado a um apadrinhamento na empresa.
Mas, quer saber? Foi-se o tempo!
O tal do QI sempre existiu e ainda define ocupação de vagas no mundo corporativo, mas isso não quer dizer que a pessoa indicada para um posto específico terá uma carreira de sucesso. Afinal, o crescimento constante depende exclusivamente das competências técnicas e comportamentais do profissional que vai assumir determinadas funções.
Por isso, se você tem as habilidades, mas não tem o apadrinhamento, não se preocupe: “o que você sabe fazer” vale muito mais para a maioria das empresas do que “quem você conhece”.
Manter a boa convivência com gestores ajuda a alavancar a carreira
Verdade!
Bom relacionamento no mundo corporativo é tudo – mas tome cuidado: de forma alguma essa atitude pode ser confundida com “puxa saquismo”.
Por mais competência e domínio do trabalho que se tenha, muitos colaboradores não conseguem desenvolver suas carreiras devido ao mau relacionamento com chefias e até mesmo com os colegas. Saber conviver é uma virtude que poucos põem em prática com maestria em todas as interfaces, e um profissional de sucesso certamente tem esse ás na manga.
É importante estar em sintonia com supervisores, gerentes e líderes com o objetivo de apresentar resultados positivos e alinhados com as diretrizes da companhia. Em uma possível promoção, seu nome, com certeza, passará pelo crivo do RH.
Sucesso na carreira é ter cargo de liderança
Mito!
Nem todo profissional bem sucedido exerce cargo de liderança.
Aliás, nem todo mundo tem perfil para ser líder, e isso não significa que essas pessoas serão fracassadas. Não se engane! É possível fazer sucesso em uma carreira técnica, em que é possível desenvolver características de observação, análise, ponderação e raciocínio.
Chefiar uma equipe é um trabalho importante e que, para alguns, é sinônimo de status. Mas, se você não se enxerga como um líder, isso não te diminui em nada. O que realmente deve ser levado em consideração é a sua capacidade de desenvolver o trabalho, apoiar sua equipe e estar em um cargo que te faça feliz.
Se você está procurando alavancar sua carreira e não ser mais um na busca incansável por melhores oportunidades, o caminho é longo e desafiador, mas as recompensas são generosas.
Caso não saiba por onde começar, sugerimos ler os artigos aqui do blog Profissas para desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais. Aqui você encontra conteúdos exclusivos para inspirar e impulsionar sua profissão.
Muito show o trabalho de vocês.
Sinto que é um somatório de energias positivas querendo acrescentar coisas boas no mundo.