Inteligência Emocional

O que é felicidade no trabalho – e como promovê-la?

Para celebrar o dia 20 de março, dia Internacional do Trabalho, queremos fazer uma reflexão sobre a possibilidade de encontrar felicidade no ambiente corporativo. Mas será que isso é realmente possível?

Quando pensamos em felicidade, logo vem à mente momentos com a família, uma viagem dos sonhos ou uma vida mais tranquila financeiramente. No entanto, esse sentimento está por toda parte, inclusive no local de trabalho. Aliás, o prazer em fazer algo que gostamos torna tudo bem mais leve.

É possível definir felicidade no ambiente de trabalho?

Parece até contraditório, mas em um local em que somos cobrados, pressionados a cumprir metas e prazos e avaliados pelo desempenho, ainda é possível ficar bem. Estranho, não é? Mas, sim, é possível sentir prazer em um ambiente desses. 

Para entender esse paradoxo, precisamos definir felicidade. Embora seja um conceito complexo, trata-se de um sentimento ligado a emoções positivas, independentemente do local que você esteja. Ou seja, felicidade é a satisfação de fazer algo ou de estar com alguém que você goste.

Pegando carona nessa linha, a felicidade no trabalho tem a ver com o prazer e entusiasmo de estar em um lugar em que você passa em média 8 horas por dia, 5 dias na semana. Para se ter uma ideia, são aproximadamente 1711 horas por ano trabalhando – e, se pararmos para pensar, passamos mais tempo na empresa do que com a nossa família e amigos. 

Para que isso funcione e tenha resultados, só exercendo a atividade com muita alegria e satisfação.

A realização profissional é apenas uma das muitas formas de ser feliz. Afinal, não existe nada mais prazeroso nesse cenário do que trabalhar fazendo o que gosta. Imagino que deve ser muito triste, irritante e desmotivador exercer atividades com as quais o profissional não se identifica, ou até mesmo estar em uma organização que não acredita nos seus valores.

Quando isso acontece, o profissional trabalha como se estivesse empurrando o dia com a barriga. Em outras palavras, é improdutivo, faz apenas aquilo que contratado para fazer e conta as horas para ir embora pra casa.

A felicidade no trabalho faz toda a diferença

Sem sombra de dúvida, pessoas felizes no trabalho fazem toda a diferença na empresa. Afinal, são mais motivadas, por isso se tornam criativas, interessadas, vão além da sua obrigação, sentem prazer em ajudar um colega e atingem metas e objetivos muito mais rápido que qualquer outro funcionário.

Um trabalho feliz é aquele que gera entusiasmo em sair de casa, mesmo em um dia caótico, e compartilhar ideias e aprendizados com os colegas. Mas gerar todo esse entusiasmo, na maioria das vezes, não é de graça. 

Existem alguns fatores que influenciam nesse comportamento:

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Trabalho é uma coisa e vida pessoal é outra. 

Se você não conseguir separar esses dois aspectos importantes, em algum momento as coisas vão desandar. Isso porque seu emprego merece respeito e dedicação, mas não se pode esquecer da saúde, lazer, descanso e relações familiares.

Reconhecimento

Nada como ser reconhecido pelo esforço, dedicação e trabalhos que fazem toda a diferença dentro da organização. No entanto, não basta apenas cumprimentar e fazer um discurso bonito, mas ter ações mais estruturadas – como um plano de carreira, campanhas de incentivo, homenagens e premiações, entre outros.

Identificação com os valores da empresa

O profissional trabalha com muito mais autenticidade e entusiasmo quando conhece (e reconhece) os valores da organização, suas crenças, valores e atitudes que devem ser seguidos por todos os colaboradores, de acordo com as regras de cada negócio.

O que as empresas podem fazer para promover a felicidade no trabalho

As empresas têm um papel muito importante na promoção da felicidade no trabalho. Muitas podem até ver isso como uma certa frescura, mas trata-se de um excelente investimento para as organizações. Funcionários felizes rendem mais, permanecem por mais tempo em seu posto de trabalho, diminuindo assim a rotatividade.

Para proporcionar satisfação no ambiente de trabalho, a empresa deve criar estratégias, como os exemplos abaixo:

Avalie o clima organizacional

Não adianta inventar mil ações para deixar as pessoas mais felizes, se você não conhece o clima organizacional. Por isso, de período em período, deve-se realizar uma pesquisa de clima para diagnosticar o grau de satisfação, engajamento e motivação  dos profissionais.

Comunicação aberta e transparente

Comunicação é tudo na vida. Sem ela é impossível promover felicidade na organização. A melhor maneira de atrair funcionários para o seu lado é permitindo a livre circulação deles em outras áreas. 

A confiança do colaborador com a empresa é de extrema importância, por isso a comunicação deve ser assertiva e bem delineada, a fim de que os líderes ajam na hora certa, para não dar margem para dúvidas.

Ofereça oportunidades 

Todo colaborador quer uma oportunidade de desenvolvimento, crescer profissionalmente e alavancar seus ganhos na empresa. Afinal, ninguém nasceu para fazer a mesma coisa pelo resto da vida.

As pessoas trabalham muito mais felizes e motivadas quando sabem que a empresa vai valorizá-las e oferecer uma oportunidade de crescimento no momento ideal.

Dessa maneira, é essencial trabalhar com planos de carreira, treinamento, cursos, workshops, webinar e mentorias para que o indivíduo busque mais aprendizado.

Dê feedback

O reconhecimento pode vir de diversas formas, mas já adianto que ele nem sempre vem com aumento salarial. Contudo, o profissional pode receber homenagens, algum tipo de premiação, elogio em público pelo trabalho realizado, entre outros.

Para chegar nesse nível, o colaborador precisa de feedback, um retorno dado pelo gestor, em que ele identifica pontos de melhorias que são para o seu crescimento profissional contínuo e consistente.

 

Quando a gente faz o que gosta, tudo fica mais fácil e prazeroso. Buscar soluções que te dêem felicidade pode não ser fácil, mas é preciso experimentar as alternativas existentes e colocar o seu jeito e as suas características neste trabalho.

Para saber mais sobre assuntos ligados a ambiente corporativo e cenário de trabalho, continue acompanhando o blog Profissas para mais novidades na sua carreira!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *