Você já observou quantas informações recebe diariamente? Com certeza, inúmeras! Elas vêm por diferentes veículos, como e-mails, reuniões, palestras, WhatsApp, matérias na internet… a fonte de dados parece não ter começo nem fim.
E, com esse fluxo intenso dia após dia, torna-se cada vez mais complicado ser produtivo, buscar soluções agregadoras para o trabalho e, ainda, traçar estratégias para a sua carreira.
Se você quer administrar de forma eficiente sua vida profissional, o mapa mental é uma ferramenta que pode ser bem útil ao seu objetivo.
Mapa mental: entenda esse conceito
Todos os dias processamos uma infinidade de dados que chegam aleatoriamente até a gente – e servem para formular pensamentos e auxiliar na tomada de decisões. Mas, no meio do caminho, alguma ponta pode ficar solta, trazendo ações desconexas e confusas na sua vida profissional.
Assim acontece quando você está rodeado de boas ideias, mas sente dificuldade em definir qual delas é melhor em determinado contexto, por exemplo.
O mapa mental é um recurso visual que funciona como uma espécie de diagrama em que você pode relacionar as ideias por meio de imagens, desenhos, linhas, números, palavras e cores, criando um padrão personalizado de gerenciamento das informações.
Tal diagrama é confeccionado a partir de uma ideia central que se desdobra em várias outras por meio de ramificações. Ele pode ser feito à mão ou com a ajuda de programas e aplicativos.
Em linhas gerais, o mapa mental pode ser comparado a um painel visual onde somos capazes de simbolizar, com poucos elementos, um conhecimento ou ideia de maneira objetiva.
Na prática, se você precisar participar de uma reunião, por exemplo, o mapa mental vai te ajudar a enumerar os principais pontos de discussão, organizar as ideias e trazer clareza à sua explanação.
Como esse recurso pode beneficiar a sua carreira?
Ter um plano de carreira ajuda o profissional a direcionar seu crescimento, traçar seu caminho e propor as metas a serem alcançadas por si mesmo. Porém, quando esse mesmo plano é colocado no papel, como se fosse um relatório, ele pode parecer algo frio e inalcançável.
Com o mapa mental a história é outra.
Esse recurso gráfico te auxilia na percepção e visualização das estratégias que devem ser adotadas ao longo da sua carreira. Ele pode ser comparado a um quebra cabeça, cujas peças são reposicionadas até que se torne possível encontrar um modelo confortável de organização.
Por isso, seu principal objetivo é facilitar a compreensão, memorização e a gestão da informação de forma a garantir a assimilação de conteúdos complexos e a transmissão de dados ao mesmo tempo.
O mapa mental também te ajuda, de imediato, a:
- Organizar o pensamento;
- Memorizar e reter conhecimento;
- Compreender questões complexas com relativa facilidade;
- Melhorar sua produtividade;
- Despertar a criatividade;
- Estimular o aprendizado;
- Analisar tendências.
Como construir um mapa mental?
Não existe um modelo padrão de mapa mental ideal para a sua carreira. A elaboração do recurso é um processo individual que progride de acordo com a necessidade e criatividade de cada um.
Contudo, existem alguns elementos que não podem faltar nessa técnica para que você, de fato, possa tirar proveito dela:
- Defina o tema central, utilizando uma imagem colorida para representá-lo;
- Utilize em todo o mapa reforços visuais, como símbolos, desenhos, códigos, setas e muitas cores;
- Dê preferência a palavras-chave em vez de textos;
- Coloque cada imagem ou palavra em seu próprio espaço e linha, para que o mapa fique organizado;
- A partir do tema central, puxe tópicos e subtópicos, fazendo ramificações;
- Coloque sequência nos agrupamentos para que você foque no que é prioridade. Por exemplo: não dá para ter uma carreira internacional sem falar inglês;
- Trabalhe as mudanças de cores para mentalizar os agrupamentos.
Caso queira, você pode utilizar a tecnologia a seu favor, utilizando nesse processo, programas como o Canva (aplicativo de edição de imagem) ou o MindMeister, que tem recursos próprios para o mapeamento de ideias.
Quer saber mais sobre ambiente de trabalho e gestão de carreira? Continue acompanhando os artigos da Profissas e tenha conteúdos exclusivos que podem mudar seu pensamento em relação a sua carreira profissional.