Diversidade

O que é o mês do Orgulho LGBTQIAP+ e qual a sua importância?

A luta por uma sociedade mais justa e igualitária vem levantando bandeiras de grupos menos favorecidos, fazendo com que ganhem visibilidade e respeito mundo afora. O Orgulho LGBTQIAP+ é um movimento que celebra a diversidade das pessoas independentemente da sua orientação sexual ou quaisquer outras características.

No entanto, essa ação não é pontual ou direcionada para uma ou outra região: o seu destaque é internacional, tendo como o dia 28 de junho a data que marca a  luta  pelos direitos LGBTQIAP+.

Estamos no mês da Rebelião de Stonewall

O dia 28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, mas, durante todo o mês, muitos eventos são realizados com o objetivo de conscientizar a população no que diz respeito ao combate à homofobia e construção de uma sociedade livre de preconceitos.

Essa história começou em 1969, nos Estados Unidos, com a rebelião conhecida como Stonewall. No evento, gays, lésbicas, travestis e drag queens, liderados pela ativista Marsha P. Johnson, enfrentaram a força policial em Nova York. 

O episódio foi marcado por uma série de manifestações violentas, visto que a polícia fazia frequentes batidas no bar Stonewall Inn, prendendo os frequentadores do  local, em sua maioria gays, além de obrigar o estabelecimento a fechar as portas.

Em solidariedade às pessoas que sofreram abusos dos policiais, inúmeros manifestantes se dirigiram ao bar no dia 28 de junho de 1969 e protestaram durante seis dias. Cerca de 30 dias após esse movimento, aconteceu em Nova York a primeira Parada do Orgulho Gay do mundo, se transformando em um agenda fixa em várias cidades do planeta, inclusive no Brasil.

Vale refletir que ser gay nessa época era algo considerado incomum e ofensivo, chegando a ser considerado uma doença em muitos países. Ou seja, o puro suco de tudo o que há de idiotice conservadora na humanidade. É por isso que a  rebelião de Stonewall teve tanta significância no cenário mundial: foi a partir dela que a sociedade começou a enxergar as necessidades do público LGBTQIAP+ e inseri-lo dentro de um contexto com direitos, como justiça, trabalho, educação, saúde e, principalmente, respeito às suas escolhas.

Qual o significado do Orgulho LGBTQIAP+?

Por trás dessa sopa de letrinhas, que pode confundir muita gente, existe um significado real e cheio de orgulho. Só quem já vivenciou o preconceito na pele consegue mensurar a necessidade de comemorar as conquistas do movimento e continuar cobrando o que ainda não está garantido.

A parada gay, um dos eventos mais conhecidos, é apenas uma entre as inúmeras ações de reconhecimento de um público que sofreu e ainda sofre discriminações.  Porém, hoje, com mais direitos adquiridos e, sobretudo, com o amparo da lei.

Em outras palavras, a luta possibilita à comunidade LGBTQIAP+ ter os mesmos direitos que qualquer outro cidadão, como casar, constituir família, ter acesso a serviços de saúde, frequentar espaços públicos sem ser criticado, se relacionar com quem quiser e poder concorrer a vaga de emprego, concurso público, universidade e tudo o mais que seja de direito.

Precisava de tanta luta para isso? Não. Todos esses direitos são de TODOS os seres humanos. Mas, mais uma vez, a burrice conservadora nos obriga a continuar deixando isso bem claro aos preconceituosos de plantão, que ainda existem aos montes…

Na verdade, o público LGBTQIAP+ não quer ser tratado de forma especial por não  se ajustar às “normas” de relacionamento e gênero da sociedade, mas ter os seus assegurados pelo estado. Afinal, são cidadãos que pagam seus impostos, movimentam a economia, contribuem com suas ideias e experiências para um mundo melhor e são seres humanos que merecem ser felizes. Assim, de forma alguma, devem ser discriminados por conta de sua opção sexual.

Aqui na Profissas desenvolvemos profissionais e transformamos empresas, ensinando, gerando e conscientizando sobre diversidade, inclusão e habilidades humanas. É a nossa contribuição para ampliar o assunto nas empresas e transformá-las em um ambiente saudável, rico em experiências e com troca de informações.

É claro que ainda estamos longe do ideal. O preconceito ainda existe e se desvencilhar dele depende de informação e empatia. Por isso, te convidamos  para assistir a live da comunidade Juntes, que aconteceu dia 26/05 e abordou o tema com mais profundidade. Além dessa, busque conhecimento também na live Orgulho de Ser Quem Eu Sou.

E, lembre-se: quem você ama e como você ama não te diminui de nenhuma forma. Ao contrário! O mundo é todo diferente e colorido – e é assim, com a bandeira do arco-íris içada bem no alto, que seguiremos na luta!



Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *