Quando você pensa em um modelo ideal de carreira, quais habilidades vêm à sua mente para conquistar o sucesso esperado? De acordo com pesquisa realizada pelo grupo britânico de educação Pearson e publicada pela Infomoney, 82% dos brasileiros afirmam que a pandemia está mudando o mercado de trabalho e fará com que novos empregos e competências despontem no cenário pós-pandemia.
Mas por que essas mudanças ocorrem?
Se você ainda não ouviu falar no termo “VUCA world”, nós da Profissas te apresentamos. O mundo VUCA é um dos responsáveis por esse momento de dúvidas e transformações pelas quais muitas pessoas estão passando. Desde
quando foram adotadas as medidas de isolamento social no Brasil, em março de 2020, muitos profissionais enfrentam momentos de medo e incertezas com relação à sua postura no mercado de trabalho e, por isso, trazem à tona reflexões acerca do que precisa ser feito para impulsionar sua carreira.
Neste cenário de mudanças rápidas e crise mundial, onde a adaptação constante é necessária para as empresas sobreviverem e indivíduos prosperarem, o conceito ganha destaque. VUCA é uma composição feita da junção das iniciais de quatro palavras: Volatilidade (Volatility), Incerteza (Uncertainty), Complexidade (Complexity) e Ambiguidade (Ambiguity). No mercado de trabalho, o termo é utilizado para definir o universo empresarial como agressivo, desafiador, competitivo e veloz.
Se esse cenário imprevisível e com ritmo acelerado já é cotidiano, imagine o que ocorre quando fatores externos de alto impacto socio-político-econômico como a pandemia se apresentam. O filme de terror chamado Covid-19 – porque não pra chamar de outra forma – tem feito (ou, obrigado) empresas a se reinventarem, e o efeito não é diferente com as pessoas, que estão revisando suas jornadas profissionais e habilidades necessárias para lidar com a nova realidade de trabalho.
O mesmo estudo revelou que 76% dos brasileiros chegaram a repensar suas carreiras por conta da Covid-19 e 59% demonstraram preocupação em ter que mudar de carreira ou de área de atuação por conta da crise. O estudo Global
Learner Survey ouviu mais de 7 mil pessoas, de sete países, incluindo o Brasil.
Habilidade crítica, social, tecnológica e criatividade. Não fique de fora das transformações!
Levantamento da líder global em CRM Salesforce traz dados importantes sobre o futuro do trabalho e os impactos da pandemia nas relações entre os colaboradores e empresas. Divulgados pelo portal Folha+, os estudos concluíram que a capacitação constante deve ser prioridade para profissionais e empresas, já que o mercado requer pessoas com novas habilidades e conhecimentos específicos.
Nesse contexto, quase um terço dos entrevistados diz não ter as competências técnicas e sociais exigidas pelo mercado. Por consequência, 57% deles já consideram obter outra formação para não ficar de fora do futuro no mercado de trabalho. Em um ambiente pautado pela tecnologia, por exemplo, o estudo do grupo britânico de educação Pearson mostra ainda que 88% dos brasileiros afirmam que as pessoas precisam se sentir confortáveis trabalhando em um espaço digital, independentemente do tipo de trabalho.
Quer dizer: é preciso se adaptar rapidamente às tecnologias e se preparar profissionalmente para uma nova era, marcada pelo aprendizado contínuo, pelas grandes disrupções e pela importância de habilidades fundamentalmente humanas. E, por falar em skills fundamentalmente humanas, desenvolver áreas como a criatividade, a empatia, a boa comunicação, a liderança e o trabalho em equipe são pontos que precisam ser aperfeiçoados para quem deseja acompanhar o mundo VUCA.
É o que aponta uma pesquisa recente divulgada no portal Você S/A da Startup de educação da Falconi, a FRST, conduzida em parceria com a consultoria Quaest, sobre o futuro do trabalho com companhias brasileiras de diferentes
portes. O objetivo foi mapear quais são os desafios atuais e futuros em termos de contratação, habilidades e desenvolvimento de pessoas.
Fica evidente que as habilidades comportamentais não serão deixadas de lado no futuro por causa das hard skills (ou competências técnicas). Pelo contrário, ganham força. Para Victor Lambertucci, CEO da Profissas, “Se você perguntar
para um líder quais as principais competências ele precisa ver em um liderado, a primeira resposta, dificilmente, será uma habilidade técnica. É mais fácil desenvolver o tecniquês que a base fundamental de habilidades humanas,
como boa comunicação interpessoal, flexibilidade, inteligência emocional, empatia e proatividade”.
Não sabe definir o conceito de inteligência emocional ou pensa que não possui essa habilidade? Saiba que não é exclusividade sua, é uma realidade bem comum entre os profissionais. O estudo da FRST aponta a inteligência
emocional como algo raro de ser encontrado nas pessoas e companhias. A competência abarca diversas habilidades socioemocionais, entre as mais importantes estão: preocupação com o outro (entender suas necessidades e
sentimentos), cooperação (ser uma pessoa fácil de se trabalhar), sociabilidade (saber trabalhar com outras pessoas e se conectar a elas) e percepção social (reconhecer e entender as reações alheias).
Se rolou uma insegurança com seu futuro profissional, não precisa!
Hoje há um universo de possibilidades para melhorar suas competências e, assim, acompanhar o mercado de trabalho e suas transformações. Nós da Profissas, comunidade-escola de habilidades humanas e posicionamento profissional, vamos te ajudar! Afinal de contas, temos como missão encontrar, mediar e compartilhar conhecimentos e habilidades
necessários para que você seja o melhor possível no que faz.
Se você, assim como nós, está em busca de expressar seus talentos e competência ao máximo e buscando mudanças reais em seu contexto de vida, temos a oportunidade certa para você.
Por meio de uma imersão nas skills que você precisa para ser protagonista, nossa comunidade apresenta o Be Water: bootcamp online, prático e de curta duração, feito para empoderar a sua jornada. Entre os dias 19 de novembro e 4 de dezembro, trazemos uma line up especial de speakers referências no mercado.
São pessoas que se destacaram pela capacidade de se reinventar e de se posicionar com autenticidade, propósito e estratégia clara. No encontro, esses profissionais vão acelerar sua curva de aprendizado e, principalmente, te ajudar a (se) realizar, sem se desconectar da sua identidade, que a gente acredita ser o seu maior poder.
Clique aqui para saber mais e garantir seu lugar no Bootcamp!