Com certeza você já deve ter ouvido o termo people skills em alguma palestra, live ou em alguma leitura de RH. Como as nomenclaturas mudam de tempos em tempos, talvez não esteja ligando o nome ao seu significado.
Há algum tempo, quando íamos fazer entrevistas com o RH, era normal que o entrevistador perguntasse sobre as nossas competências. Essas, por sua vez, estavam ligadas às habilidades técnicas, que hoje chamamos de hard skills, tais como cálculo, manutenção de máquinas, edição de texto e planejamento, entre outros.
Hoje as organizações e o mercado de trabalho dão bastante importância para o people skills, ou habilidades humanas, um conceito mais abrangente que engloba habilidades comportamentais e sociais, como liderança, comunicação, criatividade, trabalho em equipe, resiliência e gestão do tempo, e muito mais.
Nesse sentido, se você é um profissional que busca crescimento na carreira ou procura essas habilidades no seu time, é importante entender não somente o conceito, mas também que tipos de people skills podem ser desenvolvidas.
Qual a importância da people skills?
Muitas contratações passam pela capacidade técnica do candidato, o que é muito importante. Afinal, se a oportunidade é para o setor fiscal de uma empresa, por exemplo, espera-se alguém formado na área contábil.
Mas, ultimamente, os recrutadores têm ampliado as exigências, observando as capacidades comportamentais de candidatos e funcionários.
Muitas vezes o colaborador é um dos melhores do mercado: está sempre antenado nas mudanças, investe em qualificação e fala outros idiomas. Ou seja, tem um currículo invejável, mas não consegue crescer na empresa pela falta de habilidades comportamentais, como não saber trabalhar em equipe, ser arrogante com os colegas ou agir de forma pouco empática em muitas situações.
Em tempos de mudanças rápidas e inovações constantes, o que vai determinar o seu sucesso é a forma como você lida com os fatos. Por exemplo: a oscilação do mercado tem provocado o surgimento de novas profissões, enquanto outras tendem a acabar ou passar por transformações. Ao lidar com uma possível mudança de função, ou mesmo uma demissão, algumas pessoas entram em desespero, demonstrando pouca habilidade comportamental para lidar com a situação.
Ao passo que profissionais com soft skills desenvolvidos vão analisar o cenário e enxergar oportunidades mesmo diante de um contexto nada favorável, manifestando equilíbrio, resiliência e atitude proativa em um momento difícil.
A falta de habilidade para enfrentar períodos adversos diz muito sobre a pessoa, podendo prejudicá-la na carreira profissional e em suas relações pessoais.
É possível desenvolver habilidades comportamentais?
People skills são essenciais na vida de qualquer pessoa, pois é através dessas habilidades que somos capazes de chegar nos nossos objetivos. É por isso que vemos muita gente sendo contratada pelas suas atribuições técnicas e desligada pela falta de capacidade humana.
Mas a boa notícia é que as habilidades comportamentais podem e devem ser desenvolvidas. É claro que não é tão simples como aprender uma nova linguagem de informática, em que o profissional, que já é habilitado na área, busca um curso específico e depois é só colocar em prática.
O treinamento em people skills é mais amplo, estruturado e pode levar um tempo maior, mas os resultados costumam ser bem efetivos. Para isso, a empresa pode oferecer trabalhos com coaching, materiais de leitura e vídeos corporativos.
No entanto, a busca pelo autoconhecimento deve partir de você. Ou seja, todo protagonismo vem de uma motivação e vontade de dar o primeiro passo para o crescimento profissional.
Uma prática que pode ajudar muito é o mindfulness, técnica de meditação que tem ajudado profissionais a viver o presente, entender conflitos internos e desenvolver a criatividade e a memória.
Como a transformação parte da própria pessoa, é importante focar no que é bom e quais as habilidades que podem ser reforçadas. Em seguida, monte um plano individual com habilidades que quer desenvolver e monitore o progresso.
Existem bons materiais na internet para te ajudar a melhorar o people skills, mas, se você puder contar com um profissional, vai chegar nos seus objetivos mais rápido.
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