O Píer Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro, recebe, entre os dias 8 e 11 de novembro, a segunda edição do Rio Innovation Week (RIW).
O fundador e o CEO da Profissas, Lucas Lima e Victor Lambertucci, estarão presentes no evento, cujo objetivo é preparar o público para o futuro e os impactos da tecnologia na transformação dos negócios e da sociedade como um todo.
O Rio Innovation Week (RIW) é uma das principais conferências de tecnologia e inovação da América Latina, e contará com 700 palestrantes, mais de 200 empresas expositoras e 2.000 startups que, juntas, devem discutir o futuro e principais tendências tecnológicas para diferentes segmentos da economia.
No primeiro dia, Lima apresenta o painel “Você não é um robô! Novas formas de aprendizado e habilidades humanas”, contextualizando sobre as Habilidades do Futuro do Fórum Econômico Mundial e a necessidade de aprendizagem e reaprendizagem constante.
Também estarão no palco, ao lado de Lucas, Juan Pablo Boeira – CEO AAA Inovação, Augusto Costa, Fundador da Abrasileirar e sócio do AAA Inovação e Ula Amaral, CMO da Bolder e co-fundadora da 42 Rio.
“Sabemos da necessidade do lifelong learning, mas não fomos ensinados a aprender por conta própria. Esse problema se acentua quando entendemos que as habilidades do futuro estão num eixo comportamental (habilidades humanas) (prática), mas vivemos num mundo teórico”, afirma Lima.
A provocação do título do painel faz referência ao aprendizado robotizado, em que exige das pessoas o armazenamento de informações para acessá-las posteriormente.
“Vivemos em um mundo onde temos dispositivos de armazenamento melhores que nosso cérebro e, por isso, passamos a dar preferência a essas ferramentas do que interagir com o mundo, conectar e construir ideias a partir das informações. Isso exige um paradigma mental completamente diferente do que a maioria foi ensinado”, explica.
No segundo dia, Lambertucci apresenta a palestra “Diversidade como diferencial estratégico de inovação”. Ao lado de Victor, estavam Fernanda Odete, especialista em Diversidade e Inclusão no Parque Bondinho e Adriana Oliveira, consultora de Relacionamento Empresarial no Great Place to Work Brasil.
Com o painel, nosso CEO deseja mostrar, de uma vez por todas, que as companhias que trabalham com Diversidade e Inclusão tendem a superar as outras em práticas de negócios como inovação e colaboração, além de geralmente possuírem ambientes de trabalho mais felizes.
“O meu desejo, ao participar do Rio Innovation Week (RIW), é fazer com que o público participante entenda mais sobre Diversidade e Inclusão, tornando o mercado de inovação e tecnologia cada vez mais plural, já que ele tem um potencial gigantesco de ajudar na jornada de transformação e construção de uma sociedade mais equânime e inovativa. Então, a participação da Profissas, nossa Escola da Diversidade, faz esse momento ser tão especial”, pontua.
Profissas no RD Summit
O ano de 2022 tem sido muito especial na Profissas. Além das grandes entregas que fizemos junto às empresas clientes e parceiras que desejam levar Diversidade, Inclusão e valorizar as Habilidades Humanas aos negócios, participamos de importantes eventos de impacto internacional.
Além do Rio Innovation Week (RIW), no último mês, a Profissas se uniu ao RD Summit, maior encontro de marketing e vendas da América Latina, para a curadoria de parte importante dos mais de 130 palestrantes e a criação da trilha de conteúdo focada em inovação e diversidade.
Durante os três dias de evento, que aconteceu em Florianópolis nos dias 26, 27 e 28 de outubro, especialistas em diferentes segmentos trouxeram dados e insights sobre marketing, diversidade, inovação, vendas, experiência do cliente e outros.
“Um mundo com oportunidades equânimes e que respeite às diferenças deve abranger todos os segmentos da sociedade, incluindo as organizações. Falar de Diversidade e Inclusão é urgente e necessário, já que trata diretamente do futuro e sobrevivência dos negócios”, destaca Victor em sua palestra no RD Summit.
“O setor de tecnologia e de inovação são responsáveis por grandes mudanças no mercado de trabalho e nas relações humanas. Com esse grande potencial, é importante que eles estejam conectados com a temática da Diversidade e Inclusão. Infelizmente, o segmento ainda está engatinhando, mas o movimento é para que no futuro todas lideranças, RH’s e times da área como um todo estejam alinhados com a temática e seguindo de maneira responsável nos negócios”, finaliza Lambertucci.
Não deixe de acompanhar as notícias da Profissas em nosso BLOG e também em nossas redes sociais, pelo LinkedIn, Instagram, Youtube e Spotify. Teremos, em breve, ainda mais novidades sobre nossos serviços e novas participações em eventos!
Seguimos juntes pela Diversidade e Inclusão!