Tem uma imagem de internet que vive pipocando nas timelines das nossas redes sociais que diz o seguinte: “o maior problema de comunicação da atualidade é que não ouvimos para entender, ouvimos para responder”.
Soma-se a isso uma habilidade sem precedentes em não sentir empatia pelo próximo e, voilá, temos a receita perfeita para a maioria das frustrações que sofremos no ambiente de trabalho. Às vezes, achamos que ninguém nos entende nas nossas maiores dores; às vezes, falhamos em compreender que o colega tem uma dor. O resultado é um festival de picuinhas, informações truncadas e falta de produtividade em diversas instâncias da nossa carreira.
O pior (ou melhor) de tudo é que esses problemas podem ser facilmente resolvidos quando estamos dispostos a lidar com questões delicadas (tais como feedbacks negativos, anúncios de cortes e demissões, pedido de demissão a algum chefe que nos magoou) com profissionalismo e elegância.
E, principalmente, quando treinamos nosso ouvido para entender, e não apenas para reagir, muitas vezes até de maneira agressiva e desnecessária.
Então, como lidar?
Acreditando que devemos deixar nossas desavenças pessoais apenas no âmbito pessoal, reservando ao ambiente de trabalho uma postura mais profissional e empática, fomos atrás de psicólogos e especialistas em carreira para entender qual é a melhor forma de se posicionar frente a qualquer tipo de assunto, incluindo os desagradáveis.
Chegamos à conclusão que, ao calibrar nosso discurso, podemos conseguir tanto um aumento em tempos de crise quanto dar um feedback ruim sem ofender ou magoar algum colega de trabalho. Resumindo, só há vantagens em adotar uma postura mais madura – ainda que o ambiente profissional seja mais informal, como nas startups, por exemplo.
O que não vale é deixar a frustração crescer e virar uma bola de neve tão gigantesca que, quando a gente dá por si, já está odiando o chefe, o subordinado, o líder ou a tia do café só porque, lá no início, tivemos com essas figuras um desentendimento mínimo.
Como um texto só seria pouco para tanto insight bom sobre mandar a real no ambiente de trabalho, criamos um e-book completo sobre o assunto, inclusive mostrando situações práticas, de pessoais reais, e seus ensinamentos sobre usar a honestidade para conseguir benefícios ou gerenciar crises.
Nosso material está bem completo, podendo ser lido por quem quer liderar pelo melhor caminho, quem quer rever suas relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho, quem quer deixar de sentir preguiça gratuita de um colega e também por quem quer entender melhor o ser humano. Afinal, antes de sermos pessoas que desempenham o papel em uma área do conhecimento, somos pessoas, com medos, angústias, alegria e empolgação.
O spoiler desse e-book que você precisa ler ainda hoje se quiser se dar melhor dentro da firma é: se você não estiver disposto a começar a mudança por você, dificilmente as coisas darão certo no ambiente macro, ou a longo prazo. Aí, as frustrações vão continuar te acompanhando, só mudando de nome ou de foco.
Se você não estiver disposto a começar a mudança por você, dificilmente as coisas darão certo no ambiente macro, ou a longo prazo
Baixe agora o e-book gratuito e aprenda a ouvir para entender ao invés de ouvir para reagir e seja bem mais feliz dentro do seu cenário atual. As dicas são voltadas para o mundo corporativo, empreendedor e empresarial, mas também podem ser aplicadas em outras frentes da sua vida.
E todas elas vão ser espelho da gratidão do universo por você ter se tornado uma pessoa melhor – verdade seja dita, há sempre espaço para esse tipo de mudança.