Gestão

3 motivos para incluir o ESG nas estratégia dos negócios

Para ter sucesso no mundo dos negócios, a gestão não precisa escolher entre o lucro e a sustentabilidade. É possível unir o útil ao agradável. Afinal, cuidar do meio ambiente e inserir práticas de responsabilidade social na rotina da organização ajudam a melhorar não só a imagem, mas a receita das empresas.

Graças ao ESG, muitas têm vivenciado impactos positivos não somente na parte financeira, mas no seu valor de mercado e no relacionamento com seus mais diversos públicos.

Bacana, né? Mas o que vem a ser isso?

O termo ESG é uma sigla em inglês para  Environmental, Social and Governance – ou Ambiental, Social e Governança, em português. Trata-se de uma ferramenta capaz de medir as práticas empresariais sustentáveis, descrevendo o quanto um negócio busca meios de minimizar seus impactos no meio ambiente, se preocupa com as pessoas e ainda adota boas práticas administrativas.

A adoção do ESG representa uma mudança de padrões nas relações entre as empresas e seus investidores, já que os modelos tradicionais associados à sustentabilidade buscavam apenas o lucro.

Com essa nova postura é possível mostrar se  a organização está comprometida com a ética, com a diversidade e o meio ambiente, mostrando aos investidores e público em geral que as preocupações vão além do lucro propriamente dito: é também contribuir para uma sociedade mais justa e participativa.

Ainda não se convenceu? Calma! Te apresentamos 3 motivos para incluir o ESG nas estratégias dos negócios:

Atrair investidores

Os critérios de sustentabilidade vêm ganhando força em todo mundo, sendo, inclusive, uma das exigências elencadas em documentos internacionais, como o Manifesto de Davos, que estabelece o comprometimento das empresas com todos os stakeholders.

Além dos fatores ambientais e sociais, as boas práticas administrativas são um ponto chave na análise dos investidores. Isso porque a governança corporativa nos moldes do ESG é criteriosa, demonstrando clareza e evidências em todos os processos.

Com isso, as práticas corporativas inadequadas que deram origem a escândalos e corrupções estão sendo substituídas por modelos de gestão cujos riscos e oportunidades são compreensíveis e calculados.

Assim sendo, os olhos dos investidores estão voltados para empresas que tenham políticas claras, práticas transparentes e alinhadas à ética, responsabilidade social e meio ambiente.

Acontece que é um risco muito grande investir em negócios que tenham práticas questionáveis, tanto do ponto de vista legal quanto ético. Afinal, como injetar dinheiro em uma empresa, por exemplo, que sonega impostos, está envolvida em casos de corrupção ou que prejudica a comunidade em seu entorno? Nesse caso, seria um desastre, já que não haveria retorno do investimento.

Atrair consumidores

Um dos motivos para que os investidores sejam tão criteriosos na destinação de recursos financeiros é que os consumidores estão cada dia mais exigentes. Essa é uma tendência que vem crescendo, visto que as gerações mais novas estão mais antenadas em relação aos conceitos sociais e ambientais, observando o quanto a empresa impacta na comunidade como um todo.

Isso quer dizer que, antes de comprar qualquer produto ou realizar algum serviço, o potencial cliente vai avaliar sua atuação no mercado, exigindo que as empresas se adaptem à nova realidade se quiserem atrair novos consumidores.

De acordo com pesquisa realizada no varejo pela Bain e Company, o aspecto “sustentabilidade” é considerado importante para a decisão de compra pela maioria dos clientes. Das 5.000 pessoas entrevistadas, 42% frequentemente compram de empresas comprometidas com o meio ambiente.

Fazer a coisa certa conquista os consumidores com mentalidade ESG, trazendo impactos positivos para a organização, conforme apontado pelo levantamento da Bain:

  • 5 a 6 vezes mais crescimento;
  • 4 vezes mais o aumento na penetração no mercado doméstico;
  • 3 vezes mais lealdade do consumidor;
  • 2 vezes mais o valor da marca;
  • Bilhões em acessos a novos segmentos de mercado.

Retorno para a sociedade

Ao adotar o ESG para a sua empresa, o retorno positivo para a sociedade é certo. O uso adequado dos recursos, sejam eles naturais ou financeiros, contribui para o aumento dos índices de qualidade de vida de todos os envolvidos.

Nesse sentido, a gestão vai criar oportunidades para um mundo melhor a partir de relações mais saudáveis, investimento em segurança do trabalho, atração e retenção de talentos, bem-estar dos colaboradores, incentivo à diversidade e inclusão, respeito aos direitos humanos e conscientização da sociedade como um todo.

 

Os princípios ESG agem em consonância com a nova realidade do mundo, por isso é esperado que as organizações cumpram o seu papel social. Afinal, elas não estão no mercado apenas para levar vantagem, mas para fazer a diferença na vida das pessoas.

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