Podemos dizer que a preocupação vital de qualquer empresa é a sobrevivência. Através das vantagens competitivas, ela aumenta seu potencial de lucro. Mas, antes que isso aconteça, é preciso investir em um time preparado para enfrentar as adversidades do mundo dos negócios. Afinal, os lucros não se fazem sozinhos. E nem os processos que levam a ele.
No passado, as mudanças aconteciam mais lentamente, mas o avanço da tecnologia trouxe agilidade e profundidade às transformações no cenário corporativo. As organizações precisam adotar soluções diferenciadas para atuar em uma nova era, com mais desafios externos e internos.
Para garantir melhor resultado financeiro e desempenho operacional, gestores e especialistas em RH devem focar no desenvolvimento do capital humano. São as pessoas, nos bastidores, que tornam as metas alcançáveis, certo? Por isso, é preciso pensar estrategicamente nesse público, para que ele esteja sempre motivado a fazer mais e melhor.
Mas, afinal, o que é capital humano?
Sem pessoas não há empresas e nem concretização de negócios. Por isso, não adianta pensar em elevar o capital financeiro se você não dedicar tempo para planejar o desenvolvimento das pessoas que trabalham na sua organização.
De maneira geral, capital humano é o conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que favorecem a realização do trabalho, gerando eficiência técnica e produção de valor econômico. Ele se tornou um um grande diferencial para as companhias, já que são atributos adquiridos ao longo da vida do trabalhador, por meio da educação, competências e experiências.
Em outras palavras, capital humano é todo o poder intelectual dos funcionários, incluindo aspectos pessoais, como simpatia, relacionamento interpessoal, disposição para assumir riscos, entre outros comportamentos que contribuem para o desempenho e geração de renda do negócio.
Contudo, conhecimento e habilidades não são absorvidos de uma hora para a outra. É preciso desempenhar um papel atencioso como membro da gestão se você quer alinhar as boas práticas de cada colaborador aos objetivos e metas do negócio.
Os benefícios são muitos: aumento na produtividade, maior engajamento entre as equipes e redução de erros na execução das atividades são só o começo dessa conversa.
Como gerir o capital humano nas organizações?
Mais que oferecer ótimos salários, as empresas devem possibilitar oportunidades de crescimento e aprendizado aos colaboradores. Isso contribui para ampliar a experiência e o desenvolvimento das capacidades dos funcionários.
Diante desse cenário, selecionamos quatro passos para que seu time de RH possa desenvolver o capital humano e garantir o engajamento de toda a equipe, aumentando os lucros e a satisfação dos clientes:
#1 Melhoria nos processos seletivos
A contratação de pessoas é um passo importante para o crescimento do negócio. Afinal, são elas que vão movimentar as operações, criar estratégias, tomar decisões e ajudar a gerar valor para a sua marca.
Para que isso se torne realidade é preciso melhorar os processos seletivos, contratando pessoas que se identificam com a cultura da organização além de possuírem as competências certas para a vaga.
#2 Alinhamento de metas e objetivos
Uma boa gestão de capital humano deve estar em harmonia com os objetivos corporativos, compreendendo as estratégias de crescimento e de que forma a organização planeja se desenvolver.
Assim sendo, a gestão deve apoiar na estruturação dos objetivos organizacionais e no alinhamento das metas individuais a fim de atingir os melhores resultados.
#3 Conhecimento sobre os colaboradores
A falta de motivação dos colaboradores é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas, já que isso afeta a produtividade e impacta diretamente na eficiência das entregas.
Conhecer bem os colaboradores ajuda a direcionar ações de desenvolvimento mais eficazes, evitando conduzir esforços que vão gerar mais desgastes que resultados.
Pode acontecer, por exemplo, que individualmente as pessoas tenham elevado conhecimento técnico, mas alguns membros possuem alto grau de divergência no trabalho em equipe. Ações podem ser desenvolvidas para que todos deem o seu melhor, sem causar impacto negativo à harmonia do time.
#4 Desenvolvimento de competências
Competências são habilidades, conhecimentos e atitudes específicas que compõem a cultura da organização. Elas são essenciais para manter a equipe alinhada e com foco no planejamento do negócio.
Fazer uma gestão focada em desenvolvimento envolve promover ações formais e informais de capacitação, sempre de acordo com a área de atuação da empresa. Por exemplo: em uma indústria voltada para tecnologia, uma das competências a serem desenvolvidas é a inovação.
Em contrapartida, um negócio voltado para serviços deve desenvolver a agilidade, buscando ferramentas que minimizem processos burocráticos e aumentem a produtividade.
Desenvolver o capital humano é imprescindível para o sucesso das organizações, pois melhora a segurança e a motivação do colaborador, trazendo retorno mensurável para a equipe como um todo.
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