Carreira

5 dicas para parar de procrastinar na carreira

A procrastinação é considerada por muitos um dos males do nosso tempo. É o que impede as pessoas de serem produtivas, já que deixam tudo para depois. Às vezes, o hábito – que pode acometer qualquer pessoa – nem é assim tão ruim: quando estamos cansados, não há nada de mal postergar uma situação ou atividade.  

O problema é quando isso se torna uma rotina.

Já reparou que sempre empurramos com a barriga aquela arrumação no armário, por exemplo? A resposta é sempre a mesma: no final de semana eu faço, quando eu tirar férias vai ser minha primeira providência, assim que tiver um feriado prolongado, acordo cedo e começo pelo guarda-roupas… aí, no final das contas, esses dias existem, mas nunca chegam.

Você teria tempo de sobra para realizar essa faxina em qualquer dessas ocasiões, mas não o faz porque bate o desânimo e adiar parece, senão a melhor alternativa, a mais sedutora.

Quando a procrastinação afeta a sua vida profissional, ela dificulta o acesso a uma carreira promissora, com salários mais atrativos. Isso traz frustração, já que quase todas as pessoas que estão à sua volta são promovidas e você não. Tristeza também é um sentimento bem comum nesse cenário. 

Mas, o que significa essa tal procrastinação?

Procrastinar é o ato de atrasar ou adiar um trabalho ou tomada de decisão, colocando outras atividades de menor importância como prioridade. Esse é o caso de acessar as redes sociais ou bater papo com os colegas quando sua lista de tarefas vai só aumentando.

Vale ressaltar que a procrastinação não está associada à preguiça, mas a conduta pode ter outros tipos de causas. Ansiedade e baixa autoestima, no setor psicológico, e questões neurológicas que podem causar distração acima do normal podem ser incluídas no imenso leque de motivos que nos levam a procrastinar. 

O fato de adiar o trabalho está associado à saúde mental, já que o procrastinador posterga as atividades com o objetivo de obter um momento de bem-estar, uma sensação apenas imediata. Contudo, quase sempre se arrepende de ter deixado tudo para a última hora – e o hábito pode causar uma série de problemas para a qualidade de vida. 

A regra é clara: quanto mais você adia as tarefas, mais elas se acumulam. A situação acaba por fugir do controle, fazendo com que o indivíduo se sinta angustiado e estressado por não conseguir cumprir suas demandas.

Como combater a procrastinação no trabalho

Se você nunca tem tempo e suas atividades estão sempre atrasadas, é sinal que algo está errado. Isso passa a imagem de insegurança, incompetência, falta de compromisso ou até de propósito de vida, podendo te prejudicar profissionalmente.

Quer saber como evitar esse comportamento ruim? Separamos 5 dicas para parar de procrastinar na carreira.

Faça uma lista diária das suas tarefas – e não descanse até concluí-la

Antes de começar a executar o trabalho, faça um checklist de todas as atividades que precisam ser resolvidas no dia. Isso é importante para que você consiga dimensionar o tempo para realizar cada atividade. 

Ao criar a lista, você pode seguir a ordem, começando pelo primeiro item, ou executando cada tarefa conforme sua complexidade. Essa estrutura facilita a marcação das atividades à medida que elas são resolvidas.

Separe o que é urgente do que é importante

Quem tem o hábito da procrastinação acaba acumulando muita coisa; então, nã hora de realizar as tarefas tudo é para ontem. Por isso, ao criar sua lista, é indispensável discernir o urgente do importante. 

Dica: o urgente é o que precisa ser feito agora, senão a casa cai. O importante é o que precisa ser feito, sem dúvidas, mas pode esperar mais um pouquinho.

Trabalhar com níveis de prioridade vai te ajudar a realizar o seu trabalho ao longo do dia.

 

Estime o tempo de cada atividade

Calcule, de forma aproximada, o tempo que deve levar para concluir cada item da sua lista. É uma maneira de saber o tempo total necessário para cumprir tudo que precisa.

Bloqueie os estímulos externos

Se você tem consciência de que algo te tira a concentração, busque bloquear os estímulos externos. 

Por exemplo: se o barulho da rua te distrai, feche janelas e portas. Mas, se a distração vem dos dispositivos eletrônicos, procure desligar a televisão e desativar as notificações do celular, se necessário.

O mais importante é identificar aquela situação que te faz procrastinar, impedindo que você tenha êxito em sua produção. Muitas vezes, o hábito pode estar ligado às conversas no ambiente de trabalho ou àquele colega que sempre puxa papo durante o momento mais crítico, te tirando do foco. Não tenha medo de parecer insensível: avise que precisa ter atenção e depois conversa; em caso de insistência, troque de sala ou adote o modelo híbrido, sempre que possível, alternando entre trabalhar na empresa e em casa. 

Desenvolva o autoconhecimento

O autoconhecimento é a melhor forma  de entender o funcionamento do seu “eu procrastinador”. Tente descobrir quais elementos e momentos reduzem sua atenção e, consequentemente, sua produtividade. Ou seja, quais os gatilhos que ativam a manifestação do seu espírito procrastinador. 

Desenvolver o autoconhecimento é um passo importante para equilibrar o seu lado emocional e eliminar de vez esse hábito, tão prejudicial para a sua vida profissional.

É claro que, no início, as coisas não vão sair perfeitas e com qualidade. Porém, dar o primeiro passo é fundamental para quebrar esse costume e garantir um melhor desenvolvimento na carreira.

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