O que move uma empresa não é o número de negócios fechados ou o crescimento exponencial do faturamento, mas as pessoas que constroem sua história e os ideais corporativos.
Desenvolver o sentimento de pertencimento nos colaboradores transforma a relação de trabalho em algo mais produtivo, criativo e dinâmico, surtindo efeito positivo nos resultados da empresa.
O RH deixou de ter um papel meramente burocrático, que apenas contrata e admite pessoas, e passou a assumir responsabilidades voltadas para o desenvolvimento profissional, despertando a importância do sentimento de pertencimento.
É disso que vamos falar hoje.
Mas, para início de conversa…
O que é sentimento de pertencimento nas empresas?
Antigamente os funcionários podiam ir para o trabalho, realizavam suas atividades de forma isolada e sem se preocupar com os processos seguintes, os colegas ou a própria empresa. Apenas o ganha-pão era levado em conta.
O sentimento de pertencimento trouxe uma ligação psicológica entre colaborador e empresa, fazendo com que a pessoa não seja mais um número na folha de pagamento e se enxergue como parte de uma comunidade profissional.
Ao pensar que passamos mais tempo no trabalho do que com a nossa própria família, entendemos que a organização, em um conceito mais moderno, é mais que um vínculo empregatício. Cada uma é um ambiente onde se criam vínculos, respeito e confiança.
Nesse sentido, a empresa vai além de atender a necessidades básicas, como pagamento de salário, para satisfazer os funcionários em outras áreas. Estamos falando de conquistas profissionais e pessoais, melhora da autoestima e engajamento da equipe, de maneira natural, para o crescimento da organização.
No fim do dia, o sentimento de pertencimento colabora para:
- Retenção de talentos;
- Transformar funcionários em defensores da empresa;
- Aumentar o nível de satisfação da equipe;
- Colaboradores comprometidos com os objetivos do negócio;
- Promover a participação do time nas decisões da organização.
Há quem acredite que o melhor reconhecimento que o trabalhador pode ter é um bom salário. No entanto, o sentimento de pertencimento pode trazer ainda mais benefícios, favorecendo a sensação de ser valorizado, útil e aceito no ambiente corporativo.
Repare que funcionários que não são acolhidos, que são deixados de lado e cuja participação não é requisitada em eventos e reuniões são menos emocionalmente ligados ao clima organizacional – e com razão. As consequências desse deslocamento podem ser desastrosas, se refletindo em riscos para a saúde mental do colaborador e baixa produtividade nas entregas.
Como estimular o sentimento de pertencimento na equipe
O sentimento de pertencimento não acontece de um dia para o outro. Nenhuma pessoa vestirá a camisa da empresa se não fizer, verdadeiramente, parte dela. Dessa forma, não adianta criar um projeto maravilhoso e apresentá-los aos funcionários e deixar por isso mesmo, acreditando que, em pouco tempo, todos vão estar totalmente engajados nos processos corporativos.
Para haver uma mudança na cultura organizacional é preciso conhecer os fatores que possam interferir nessa transformação, adequando as ações para estimular a satisfação da equipe.
Nesse sentido, elaboramos 5 dicas para promover o sentimento de pertencimento nos colaboradores, uma forma de alinhar as expectativas, melhorar os relacionamentos e aumentar o nível de bem estar entre colegas.
Realize pesquisas internas
As pesquisas internas são a melhor estratégia para entender o cenário da sua empresa. A partir dessa ação é possível diagnosticar o que os funcionários pensam sobre a organização, tanto sob a ótica positiva quanto negativa. As informações recolhidas permitem a visualização dos pontos que prejudicam o funcionamento do negócio e a proposição de mudanças.
A pesquisa de clima organizacional deve ser realizada regularmente, para que gestores e RH possam entender se as ações tomadas estão sendo eficientes e quais outras estratégias podem ser adotadas.
Seja transparente
Fazer com que as pessoas se sintam parte de uma comunidade não significa que os problemas deixarão de existir. Empresas passam por momentos de altos e baixos e isso precisa ficar claro a todos os colaboradores.
A transparência é um valor fundamental em uma organização, pois evita conversas de corredores, aquelas que espalham a insegurança e faz com que talentos comecem a buscar outras oportunidades no mercado, criando um clima de instabilidade nos setores.
Dessa maneira, seja claro ao passar as informações relevantes e as tomadas de decisão, mesmo que envolva a possibilidade de demissões.
Celebre as conquistas dos funcionários
Celebrar as conquistas, mesmo em momentos de incertezas, é uma maneira de valorizar o colaborador e reforçar nele o sentimento de pertencimento. Nessa etapa é preciso que todos conheçam bem os objetivos e metas da empresa, contribuindo de forma positiva para os resultados da corporação.
Os programas de reconhecimento podem ser uma ótima estratégia para manter vivo o sentimento de pertencimento e valorização do funcionário.
Melhore a comunicação interna
Uma boa comunicação é fundamental para melhorar o clima organizacional e os resultados da empresa como um todo, eliminando ruídos e aumentando a interação das pessoas.
Para uma experiência eficaz, deve-se criar canais oficiais de comunicação, com o objetivo de divulgar as principais atividades, compromissos e decisões da organização.
Além de eliminar ruídos, os veículos de comunicação interna passam a ser a única fonte pelas quais os colaboradores se informam sobre as notícias da organização.
Aposte na diversidade
Uma empresa é feita de pessoas diversas, com culturas, vivências e aprendizados diferenciados. Nesse sentido, priorize o sentimento de pertencimento já no processo de recrutamento. Isso significa ser cada vez mais inclusivo na atração de talentos, buscando no mercado candidatos que possam agregar valor à sua equipe.
Promover um ambiente agradável e acolhedor no meio corporativo é um trabalho que requer esforço e a participação de todos. Por isso acompanhe os artigos do blog Profissas e fique inteirado sobre tudo o que acontece no mercado de trabalho.