É muito comum ver profissionais que se sentem inseguros na hora de se candidatar a uma vaga de emprego, ou mesmo durante a sua jornada de trabalho, desistindo dos sonhos quando encontram alguma dificuldade.
Esse é um sintoma clássico de profissional que está com sua autoconfiança abalada e não consegue, muitas vezes, enxergar o óbvio. Assim, leva tudo a ferro e a fogo, perdendo oportunidades incríveis de aprendizado, desenvolvimento profissional e até mesmo a construção de uma carreira.
É claro que existem momentos em que a confiança fica desequilibrada; casos pontuais acontecem com todo mundo. O que não é viável é que essa insegurança te acompanhe o tempo todo. Isso mina com a sua energia, causa descredibilidade da sua imagem perante seus colegas e gestores, podendo trazer consequências mais sérias, como a eliminação de um processo seletivo ou o desligamento da empresa.
O fato é que quanto menos autoconfiante você for, pior será seu desempenho profissional, o que é péssimo para o seu crescimento dentro da organização.
O que é autoconfiança?
Como o próprio nome diz, autoconfiança é o ato de confiar em si mesmo, se sentindo capaz de realizar as tarefas que lhe foram destinadas e estar seguro de seus pensamentos, ações, opiniões e habilidades.
Vale ressaltar que autoestima e autoconfiança não são a mesma coisa, embora muitas pessoas ainda confundam os termos. É importante esclarecer que a primeira tem relação a como a pessoa se vê, enquanto o segundo conceito se refere à maneira como ela se enxerga na condução de alguma tarefa.
Em outras palavras,quando a pessoa é autoconfiante, ela não tem medo de errar, convive com os riscos, lida bem com as críticas e tem maior aceitação consigo mesmo, exigindo menos de você.
Para chegar nesse nível, selecionamos 5 dicas para ter mais autoconfiança na carreira:
Valorize-se
Muitas vezes a insegurança é tão grande que o indivíduo sente receio em conversar com alguém que seja referência em determinado assunto ou setor. Na hora de trocar uma ideia, ele se diminui, bloqueando oportunidades de fazer network, aprender mais e mostrar para as outras pessoas que ele também pode fazer a diferença.
Cada ser humano é único e tem a sua história de vida e profissional. Valorize a sua! Por mais modesta que ela seja, a sua experiência é válida e o mundo precisa conhecer o seu valor, o seu potencial e as suas contribuições para o negócio.
Aprenda um pouco todo dia
Conhecimento nunca é demais, além de ser uma excelente estratégia de aumentar sua autoconfiança. Quanto mais você aumenta seu aprendizado, seja na área técnica ou em linhas gerais, mais vai dominar a sua área de conhecimento, te dando mais autoconfiança para tomar decisões e lidar com vários níveis hierárquicos da organização.
Por isso, invista em cursos, treinamentos, workshops, leitura e esteja a par das coisas que acontecem com o mundo. Aprender um pouco todo dia é uma estratégia valiosa para aumentar sua segurança e galgar melhores posições em sua carreira.
Não seja um autossabotador
O termo sabotagem significa dificultar ou prejudicar uma atividade. Portanto, a autossabotagem é agir contra si mesmo, atrapalhando suas escolhas para realizar suas tarefas.
Quantas vezes não procrastinamos decisões, passamos determinada atividade para outra pessoa por medo de não nos sairmos bem? Também podemos tentar nos vitimizar, colocando a culpa dos erros em algum tipo de sofrimento que estejamos passando.
Busque eliminar os pensamentos negativos e aquela velha crença que você nunca vai conseguir fazer bem feito. Você sempre vai encontrar pessoas e motivos para te desencorajar, mas lembre-se que a superação de obstáculos também é um aprendizado que precisa ser vivido.
Preocupe-se com sua aparência
Muitos profissionais pensam que apenas o conhecimento técnico é o suficiente para aumentar sua autoconfiança. Mas não é bem assim! A sua aparência física e linguagem corporal também afetam seu equilíbrio emocional e a forma como as pessoas te enxergam.
Sabe aquele conceito do “corpo fala”? É sobre isso! Em uma entrevista de emprego, por exemplo, quem terá mais chance de ser contratado: aquele que olha diretamente nos olhos do recrutador e responde as perguntas com altivez e segurança ou aquele que está sempre com a cabeça baixa, mal arrumado e com a voz desanimada?
O mais importante é você gostar da pessoa que vê no espelho. Ao sair para trabalhar ou buscar uma oportunidade no mercado, preocupe-se com sua vestimenta e seu comportamento, pois isso diz muito sobre você.
Invista em coaching
O processo de coaching é uma possibilidade para quem tem condições de investir. Trata-se de técnicas e ferramentas poderosas que, a partir do acompanhamento de um especialista, vão te ajudar no seu autodesenvolvimento e a vencer as suas limitações.
O método permite que o indivíduo entenda as origens da sua insegurança, trabalhando de forma assertiva nos focos de negatividade.
Para quem tem dificuldades em acreditar em si mesmo, o trabalho de recuperação pode ser árduo, mas vale muito a pena. Afinal, profissionais confiantes são os que mais fazem diferença na empresa e os mais buscados para fazer parte do time.
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