Chega a ser assustadora a quantidade de ferramentas e websites que surgem todos os anos com o objetivo ajudar sua empresa a crescer no meio digital, principalmente quando entramos na área do Inbound Marketing.
Tem site para otimizar suas imagens de acordo com cada rede social, agendamento de publicações, análise da página de seus concorrentes ou qualquer outra função que você possa imaginar.
Por um lado isso é ótimo. Afinal, quanto mais opções, mais liberdade e possibilidade de escolher aquela que funciona melhor para você.
Mas um ponto negativo que temos observado ao longo dos anos é que, quanto mais opções surgem, mais difícil fica tomar uma decisão.
Quando amigos ou clientes nos perguntam qual a melhor ferramenta para fazer tal coisa, nossa resposta costuma ser sempre a mesma: depende da sua necessidade.
Dizemos isso pois não adianta recomendar uma ferramenta sensacional, com várias utilidades e recursos, mas que fuja do orçamento da pessoa. Da mesma forma que não faz sentido recomendar uma ferramenta grátis, mas que não chega nem perto de resolver seu problema.
Pensando nisso, resolvemos listar algumas das ferramentas que achamos que pode ser útil para qualquer pessoa, em qualquer tipo de negócio.
Algumas são totalmente gratuitas, e outras contam com planos gratuitos e pagos. Mas uma coisa é certa: todas são extremamente úteis na hora de fazer sua estratégia de Inbound Marketing bombar.
Confere aí, e lembre-se de nos dizer o que acha na área de comentários!
1. WordPress
Não é a toa que o WordPress é a plataforma para gerenciamento de conteúdo (CMS) mais utilizado no mundo.
Com uma comunidade forte e vários tutoriais disponíveis para qualquer pessoa, a construção e personalização de um site através desta plataforma é uma tarefa simples e extremamente rápida.
Além disso, existe uma variedade enorme de temas predefinidos prontos para serem utilizados por qualquer pessoa leiga, ou modificado de acordo com suas necessidades.
Além das milhares de opções para temas gratuitos e pagos, você também pode instalar plugins que realizam várias tarefas automáticas no seu site, como garantir a segurança, melhorar a performance, disponibilizar botões de compartilhamento…
O que não falta é opção! 🙂
A plataforma não é lá muito intuitiva para iniciantes no desenvolvimento de sites, e alguns recursos podem ser um pouco complicados em alguns casos. Mas com certeza isso não tira o mérito da plataforma.
O WordPress continua sendo, de longe, o melhor recurso que indicamos para a construção de sites – seja você um iniciante ou expert no assunto.
2. Buffer
Já pensou em programar todas as publicações de sua empresa nas redes sociais de forma rápida, fácil e eficiente?
Além disso ser possível com o Buffer, a empresa tem um Blog fantástico que publica semanalmente vários artigos interessantes sobre redes sociais, Inbound Marketing e muitos outros assuntos relacionados com o Marketing Digital.
Você pode usar o plano gratuito por tempo ilimitado e, pela nossa experiência, ele é o suficiente para empresas pequenas que não fazem muitas publicações nas redes sociais.
A plataforma é super intuitiva, e os planos pagos acabam sendo mais baratos do que os outros serviços disponíveis no mercado.
Ou seja, o Buffer é uma ferramenta quase que obrigatório para quem procura automatizar as redes sociais de forma rápida e econômica.
3. PicMonkey
Se você não tem muito interesse com edição de imagens, já deve ter se perguntado se não existe nenhuma ferramenta online em que você fazer as edições básicas, como ajuste de brilho e redimensionamento, com o mínimo de esforço possível.
O PicMonkey é uma dessas ferramentas. Além de todos os recursos padrões dos editores de imagem, com ele você pode adicionar bordas personalizadas e efeitos de imagem com – literalmente – um clique.
Se você quiser ainda mais recursos, existe o plano Premmium. Mas, pessoalmente, eu já uso o PicMonkey há alguns anos e nunca senti falta de nenhum dos recursos pagos que ele oferece.
4. MailChimp
A criação de lista de emails como parte da estratégia do Inbound Marketing já é uma prática utilizada há bastante tempo, mas parece que a cada ano o número de empresas que aderem à estratégia – e obtêm ótimos resultados com isso – só aumenta.
E para gerenciar essas listas o MailChimp tem se provado a melhor opção do mercado, mesmo com os preços “salgados” para as empresas tupiniquins.
Com o MailChimp você pode criar, gerenciar e criar campanhas para todas as suas listas de email. Tudo de maneira simples e rápida.
Infelizmente, a versão gratuita só pode ser utilizada para até 2000 emails, e tem limite de 12 mil emails mensais. 🙁
5. Google PageSpeed
Em tempos em que um usuário comum leva em média 15 segundos para decidir se fica ou não em uma determinada página, ter um site rápido é crucial se você não quer perder clientes antes mesmo deles terem a oportunidade de conhecer a sua marca.
O Google PageSpeed, além de dar uma nota a performance do seu site, sugere o que você pode fazer para torná-lo mais rápido.
Outro fator importante que deve ser levado em consideração quando se fala em performance, é o posicionamento do seu site no Google.
Os algoritimos que o Google utiliza para mostrar os resultados das buscas leva em consideração a velocidade de carregamento do seu site e, se o carregamento do seu site é lento, ele pode cair algumas posições nos resultados de buscas.
E, como já falamos por aqui, isso é péssimo para qualquer negócio.
6. Pexel
Se você trabalha com geração de conteúdo, seja em seu site ou nas redes sociais de sua empresa, deve (ou deveria!) ter percebido que o uso de imagem aumenta drasticamente as chances de alguém se interessar em seu conteúdo.
Um fenômeno interessante que reforça tal informação é o surgimento de centenas de serviços de banco de imagens, onde você pode pagar por imagens exclusivas e de alta qualidade.
Mas vamos ser sinceros, nem todo mundo pode ou quer pagar uma média de R$ 10 por cada imagem que deseja utilizar.
O Pexel é um site de onde você pode encontrar uma grande variedade de imagens em alta definição e baixa-las gratuitamente.
7. GIPHY
Usar GIFs animados é uma forma fácil e criatividade de gerar compartilhamento do seu conteúdo nas redes sociais.
Basta deslizar sua timeline no Facebook por alguns segundos e certamente você vai se deparar pelo menos com uma dessas:
Encontrar uma GIF que se encaixa com o conteúdo que você quer compartilhar pode ser um pouco trabalhoso se você não sabe onde procurar. O uso deste tipo de imagem é tão usado hoje em dia que se perder no meio a tantas opções não é muito difícil.
O GIPHY é um site que reúne todas as essas opções em um mesmo lugar, e as separa por temas, tornando a procura muito mais ágil.
Você pode compartilhar as GIFs direto do site, ou salva-las em seu computador para uso futuro.
8. Canva
O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). E já está fazendo bastante sucesso entre seus usuários! Criamos o Canva há menos de 5 anos e já contamos com 11,4 milhões de usuários em 179 países. Para se ter uma ideia, 4 designs são criados a cada segundo com a nossa ferramenta. Lançamos recentemente o site no Brasil e parece que ele está tendo uma ótima aceitação.
Metodologia > Ferramenta
Outra coisa que costumamos dizer por aqui é que a metodologia é muito mais importante do que a ferramenta. Ou seja, não adianta contar com os melhores recursos do mercado se sua equipe não trabalha de forma integrada, ou não há um planejamento para utilização de cada recurso.
Por isso tirem o máximo de proveito de cada ferramenta que indicamos neste artigo, mas tenha em mente que a forma como sua equipe trabalha é o mais importante para fazer qualquer negócio crescer – especialmente se você investe em Inbound Markerting.
E, como sempre, conte com a gente para te ajudar nessa caminhada. Ou se preferir venha tomar um café e trocar uma ideia conosco, somos um empresa de Inbound Marketing em Curitiba 🙂