Entre os dias 23 e 27 de novembro, rolou a primeira semana do Bootcamp online da Profissas e da How Educação, o Be Water. E eu já me antecipo: foi lindo demais! Os temas “Desconstruindo a Incerteza”, “Criando Coragem” e “Protagonismo na Carreira” ganharam destaque nos três primeiros encontros, com as aulas de Carol Achutti, cofundadora escola Novigi e mestre de ensino Descomplica, do cofundador da Profissas Lucas Lima, e da Head Trainer e Master Coach Ana Minuto.
E aí, não participou do Bootcamp? Não fique triste! Nós preparamos um resumo com 5 reflexões e aprendizados das aulas para você acompanhar a primeira semana.
Os elementos água, terra, ar e fogo
Carol Achutti cria conexões entre os elementos da natureza (água, terra, ar e fogo) e as nossas emoções e sentimentos durante a vida. Para Achutti, quando falamos dos quatro elementos, os identificamos não somente como parte integrante da natureza, mas também como a essência interior e exterior das pessoas.
Funciona da seguinte forma: o elemento água está relacionado às emoções e aos sentimentos e, por isso, possui uma ligação muito íntima com o subconsciente. A água, por tomar várias formas ao ocupar diferentes espaços, podemos associá-la à capacidade de adaptação do ser humano aos sentimentos expostos durante a vida.
E é justamente no “contexto água” que a Profissas escolheu o nome Be Water para o Bootcamp. Em 2020, quando fomos forçados a nos adaptar na realidade da pandemia, o “Seja Água” ganhou ainda mais importância na capacidade das pessoas de avaliar cenários complexos, imprevisíveis e de encontrar oportunidades.
O elemento terra representa o conteúdo e a teoria por trás da concretização dos fatos. “Se uma pessoa deseja aprender a surfar, o que ela precisa fazer para realizar esse acontecimento?”, questiona Achutti durante a aula. Isso nos leva a entender que o elemento terra está emocionalmente ligado à busca de habilidades e competências. São as formas e metodologias para aprender uma hard skill, por exemplo. No caso do elemento ar, ele está relacionado aos momentos de reflexão e criatividade a partir do elemento terra e água.
Na descrição acima, “o fato de aprender a surfar” exige da pessoa raciocínios e observações para usar as ferramentas de aprendizado no surf . “Qual é o modo certo de usar uma prancha?” e “Como usá-la durante as aulas?” são questionamentos válidos para quem deseja iniciar as aulas. Já o elemento fogo se relaciona com a ação. Podemos dizer que seriam “as aulas de surf”. É quando você executa uma atividade ou materializa uma coisa que anteriormente foi interiorizada e planejada.
Desconstruir para construir
Para Achutti, quando refletimos sobre os nossos medos e incertezas, é mais fácil identificar a origem das coisas. Ou seja, quando encontramos a raiz do problema, a situação fica menos ilusória e mais fácil de ser resolvida. No encontro, ela soltou a pergunta “Você tem medo de quê?” aos participantes. Assim, explicou a diferença entre emoções e sentimentos no contexto do medo e de outras características internas e externas das pessoas.
As emoções estão ligadas ao corpo e os sentimentos estão ligados à mente. Mas como assim? Podemos dizer que, no cotidiano, as emoções estão conectadas às situações e pessoas, e os sentimentos estão ligados às afeições e experiências subjetivas. As emoções entram no campo comunicacional e da brevidade e os sentimentos na dimensão particular e duradoura.
Não deixe o que você não controla controlar você
E, por falar em medo, o segundo dia do Bootcamp trouxe o tema “Criando Coragem”, fazendo um link entre as reflexões de Carol Achutti e do cofundador da Profissas Lucas Lima. Para propor reflexões sobre o tema, Lima fala sobre as angústias e os receios como principais dificultadores da coragem. Para isso, no início da aula, ele provoca os participantes com as perguntas: “O que está te impedindo de crescer, de mudar de emprego, de arriscar e de abrir o seu próprio negócio?”.
Utilizando o ano de 2020 e a pandemia como exemplo, ele destaca a importância e a necessidade das pessoas se adaptarem aos cenários adversos para conquistar o sucesso e a realização almejada. “Por mais que uma pessoas tenha medo de alguma coisa, é mais importante que ela identifique esse temor ou fraqueza no decorrer da vida do que ter clareza sobre o que quer”, pontua.
Aprendemos que é preciso avaliar se o medo é paralisante. Se for, a pessoa deve olhar com cuidado para ver o quanto esse sentimento a prejudica de conseguir seus objetivos. Trazendo seu caso pessoal pra aula, o cofundador da Profissas conta que foi uma criança de muitos medos e precisou vencê-los para conquistar seus sonhos e ganhar dinheiro fazendo uma das coisas que mais ama: dar aulas de parkour.
Ser protagonista profissional é uma decisão que deve ser tomada exclusivamente pela pessoa
No terceiro dia do Bootcamp, a Head Trainer e Master Coach Ana Minuto enfatiza a necessidade das pessoas terem objetivos claros e definidos para construir suas carreiras. “Precisamos colocar no papel os principais questionamentos sobre o que queremos ser e ter na vida. E, por mais que essas informações não façam sentido inicialmente, podem se tornar teorias menos nebulosas no futuro”, afirma.
Logo no início, Minuto pede aos participantes que enumerem suas habilidades no papel – 5 que consideravam ótimas, 5 medianas e outras 5 ruins. Sabe qual foi o resultado da atividade? Muitos descobriram que habilidades não necessariamente são coisas como saber escrever como Machado de Assis, cantar como o ícone Fred Mercury, ou mesmo atuar como Fernanda Montenegro.
Ser bom anfitrião, saber manter amizades, cozinhar bem um prato específico e saber presentear são habilidades que muitas vezes ignoramos. Unidas para determinado fim, as habilidades constituem nossas competências, que permitem que sejamos especialistas em fazer bem alguma coisa, e não precisa ser só hard skills! A sua experiência de vida, por exemplo, pode muito bem te ensinar novas habilidades e construir novas competências. E sabe o melhor? Você pode até ganhar dinheiro fazendo o que gosta.
E aí? Se sente bem recebendo visitas em casa? Por que não investir em experiências in house para seus visitantes, por exemplo? Além do dinheiro, é uma possibilidade de conhecer novas culturas. São infinitas opções e que podem te proporcionar uma carreira mais feliz.
Diferença entre trabalho, profissão e carreira
Os conceitos “trabalho, profissão e carreira”, muito utilizados nas empresas e entre os profissionais, são motivos de dúvidas na hora de conceituá-los. De acordo com a master coach, saber diferenciá-los é necessário para ter os objetivos de vida mais claros e objetivos.
O trabalho é uma atividade exercida, seja ela remunerada ou não. A profissão é o exercício de uma vocação que requer conhecimento de alguma área específica. Já a carreira é a trajetória que a pessoa vai percorrer ao longo da vida profissional. Podemos dizer que a carreira é o acúmulo das profissões.
Ana Minuto encerra a primeira semana do Bootcamp com importantes reflexões para quem deseja tomar as rédeas da carreira e se tornar protagonista da sua trajetória profissional:
- Tenha objetivos claros e definidos;
- Crie uma visão inspiradora do seu futuro;
- Amplie o seu autoconhecimento;
- Assuma a responsabilidade pelo que você escolhe;
- Faça um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDI);
- Ter uma carreira de sucesso é utilizar suas potencialidades ao máximo.
Se inspirou no Bootcamp online da Profissas? Semana que vem traremos um resumo completo da segunda rodada de aulas! Continue acompanhando nosso Blog e embarque nessa com a gente para impulsionar sua carreira e ser a sua melhor versão!