Os anúncios no Facebook e em outras redes sociais têm ganhado cada vez mais importância no plano de marketing das empresas ao redor do mundo. Mas ainda existem muitos negócios que ainda não sabem como funciona e por isso acabam perdendo a oportunidade de anunciar para milhares de pessoas por um preço muito baixo.
Dados coletados pelo serviço de pesquisas BI Inteligence, do site americano Business Insider, aponta que o investimento das empresas em redes sociais cresceu 28% em 2014, e que a expectativa é que esse investimento continue crescendo uma média de 18% por ano até 2018.
No Brasil ainda não existem dados confiáveis com relação ao retorno de investimento (ROI) em gestão de redes sociais, mas basta observar campanhas de sucesso como as da rede de franquias Cacau Show, que explodiu em popularidade nos últimos anos focando em redes sociais, para perceber o potencial que o investimento nesse tipo de plataforma também poderia proporcionar à sua empresa.
Simples, carismático e criativo.
Quando se fala em gestão de redes sociais, sem duvidas o Facebook pode ser considerado o maior veículo de informação entre os consumidores. No Brasil, por exemplo, 80% da população com acesso a internet usa o Facebook regularmente e 63% dos usuários afirmam fazer recomendações de produtos por ele.
Fonte: Publicidade News
Com o sistema de rastreamento que a rede social utiliza para identificar as preferências de seus usuários, a publicação de anúncios no Facebook tem se provado cada vez mais eficiente, uma vez que esses anúncios sempre serão direcionados para as pessoas que já apresentam um nível de interesse no seu nicho de mercado e, por isso, possuem uma maior probabilidade de serem atraídos pelos anúncios e eventualmente comprarem seu produto.
Apesar da praticidade, eficiência e baixo custo-benefício, investir em anúncios no Facebook pode ser um grande desperdício de dinheiro se não for feito de forma planejada.
Não basta investir toneladas de dinheiro para expor seus anúncios para o maior número de pessoas possíveis, pois apenas isso não garante que as pessoas irão clicar no seu anúncio.
Separamos para vocês algumas ações que podem auxiliar no aumento da conversão de seus anúncios no Facebook.
1 – Defina e entenda
Provavelmente o erro mais comum das empresas que ainda não possuem uma estratégia de marketing bem estruturada é o desconhecimento do seu público alvo.
Quem teria interesse em comprar seu produto?
Se você vende vídeo games, por exemplo, seus anúncios devem ser direcionados para adolescentes e adultos do sexo masculino, pois a probabilidade deles comprarem é muito maior do que uma dona de casa que só entrou na internet para ver uma receita de bolo.
Já uma a probabilidade de uma dona de casa comprar os produtos de uma empresa que vende ingredientes para confeitaria é muito maior do que a das pessoas interessadas em vídeo games.
Esse caso se aplica a qualquer outro tipo de produto, portanto antes de sair anunciando no Facebook, tenha certeza que seu público alvo está bem definido e abuse das ferramentas de segmentação para que seus anúncios cheguem até as pessoas certas.
2 – Entenda seus clientes
Por muito tempo as empresas acreditaram que o número de seguidores e curtidas de suas atualizações no Facebook era um indicador de interesse do público por seus produtos. Porém especialistas afirmam que, com o avanço das ferramentas de monitoramento de dados, atualmente existem formas muito mais confiáveis para conhecer seu consumidores.
Através de estratégias específicas de relacionamento com o cliente e coletas de feedback, sua empresa pode traçar um perfil detalhado de seus potenciais consumidores para então planejar os próximos passos da estratégia, que pode envolver aspectos como linguagem a ser utilizada, frequência dos anúncios e até mesmo sua característica gráfica.
3 – Inove
Com uma quantidade enorme de informações e propagandas de outras empresas atingindo seus clientes todas as vezes que ele usa o Facebook, vai ser muito difícil ele escolher clicar no seu anúncio caso não ache que realmente vai valer a pena.
Por isso, é importante sempre se perguntar “Por que alguém clicaria no meu anúncio ao invés do anúncio do concorrente?”.
Inove com imagens ou vídeos criativos. Procure trabalhar com os assuntos mais populares daquele momento e tenha em mente que o foco das pessoas está cada vez menor.
Em resumo, faça o máximo para que ele se sinta recompensado por ter utilizado parte do seu tempo clicando no seu anúncio.
4 – Crie conteúdo de valor
Com a facilidade de comunicação e abundância de informações disponíveis na internet, os consumidores estão ficando cada vez mais conscientes e dificilmente comprarão algo se não tiverem certeza que estão fazendo a escolha certa.
E engana-se quem pensa que apenas criar um produto de qualidade é o suficiente. Com o avanço tecnológico e centralização dos centros de produção, os produtos estão se tornando cada vez mais competitivos, e criar um conteúdo diferenciado é essencial para atrair novos clientes e conquistar a fidelidade daqueles que já existem.
Um modelo de marketing que vêm crescendo bastante nos EUA mas no Brasil está apenas começando é o Inbound Marketing, e nós já até falamos dele por aqui.
5 – Continue testando
Outro erro bastante comum das empresas que escolhem publicar anúncios no Facebook é não fazer um acompanhamento correto (tracking) que, através de uma coleta de dados eficiente, deverá ser a base para a elaboração dos futuros planos de marketing.
Quando se trata de uma rede social utilizada diariamente por mais de um sexto da população mundial e com um upload de mais de 500 terabytes por dia, chega a ser inocência achar que existe uma fórmula secreta para qualquer campanha de Inbound Marketing.
É preciso entender que o comportamento dos usuários e o da própria plataforma vai mudar com o tempo, e é necessário acompanhar essas mudanças para que o retorno sobre investimento continue crescendo de forma consistente.
Por isso procure sempre testar seus anúncios, analisando as ações que não funcionaram para em seguida substituí-las por aquelas estão funcionando.
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Investir em anúncios pode ser uma ótima maneira de atingir seu público alvo e fazer com que seu investimento tenha um maior retorno. Com algumas ações, como as citadas neste artigo, você pode aumentar a conversão dos seus anúncios e ainda construir uma boa reputação para sua marca – o que em determinados momentos pode ser mais importante do que o próprio lucro financeiro.
Ficou alguma duvida? Pensando em realizar anúncios no Facebook ou trabalhar com Facebook Ads? Fique a vontade para entrar em contato.
A nossa equipe Profissas ficará feliz em atendê-lo 🙂