“Inspiração existe, mas ela precisa te encontrar trabalhando” (Pablo Picasso)
Que a quarentena mudou a vida de muitos profissionais é fato, e que a rotina de grande parte dos brasileiros teve que mudar, também é. Mas, e se essa fosse uma oportunidade para inovar e usar a criatividade?
Algumas situações podem nos conduzir a pensar em como otimizar soluções para determinados problemas ou sobre como inovar para tirar o melhor proveito disso.
Se você ainda não sabe por onde começar, leia esse conteúdo, ele foi feito para te ajudar a entender como a criatividade pode te ajudar nesse momento!
Profissionais e a quarentena
Muitos profissionais se sentem prejudicados por ter que trabalhar em casa, pois vêem dificuldades em manter a rotina do serviço por conta de distrações, ambiente ou alguma atividade que parece impossível de se desenvolver em casa.
Dentistas, advogados, psicólogos, professores, entre outros, viram suas rotinas de trabalho mudando e não podendo sair de casa ou sendo limitados em muitos sentidos por conta de uma pandemia que trouxe muitas incertezas.
Mas, será que não é a hora de usar tudo isso que está acontecendo para inovar a sua área também? Para usar a criatividade e fazer diferente?
Muitas pessoas falam dos planos para quando a pandemia acabar, por que em vez de esperarmos a pandemia acabar não começamos a investir em nossos planos agora?
Criatividade
O que é criatividade para você?
Existem diversas pessoas que são criativas e tem a maior facilidade para criar algo, para inovar e trazer um olhar diferente para as coisas.
E tem a ver, também, em entender os erros e acertos e entender que não acontece como em desenho animado, com a ideia surgindo e uma lâmpada aparecendo acesa, é muito mais sobre pegar o que já existe e trazer soluções até mesmo inesperadas para tal!
A criatividade está presente na vida de todas as pessoas, seja na forma de fazer uma criança dormir, na decoração de casa, no profissional de arquitetura, em um artista ou até mesmo em montar um excel, tudo depende do olhar da pessoa e na solução que ela pensa para algo.
A criatividade está relacionada à nossa disponibilidade de receber o diferente.
Muitas pessoas não se consideram criativas, acham que é um talento e que apenas alguns que são escolhidos pelo acaso conseguem esse talento.
Mas esta visão é equivocada pois todos podemos ser criativos, tudo depende de nós mesmos e de como percebemos o mundo a nossa volta.
Abrindo a nossa mente
Agora em tempos de crises e incertezas como a pandemia, com tantas limitações e um mundo de reuniões online temos que mudar a nossa forma de ver as coisas. Profissionais de certas áreas em vez de deixar isso acabar com o seu negócio, por que não usar isso ao seu favor?
Por exemplo, temos muitos psicólogos que estão fazendo atendimento online para continuar com seus pacientes e também para ajudar mais pessoas nesse tempo.
Agora podemos ver até mesmo consultas online, dependendo do caso não precisamos ir até o consultório médico e não nos colocamos em risco, pois muitos acabaram aderindo a telemedicina.
Até mesmo os dentistas estão mudando isso, não são todos os procedimentos que são possíveis de atender online, mas alguns começaram a realizar orientações gerais sobre aparelho ortodôntico como aparelho invisível e aparelho transparente, por exemplo, de forma virtual também.
Não podemos deixar nada cair na rotina e devemos aproveitar as ferramentas que o mundo online nos oferece. Uma mente limitada jamais vai permitir novas ideias, é necessário que as tendências e a criatividade entre e nos mostre um caminho novo.
Quantas pessoas que têm filhos e não podem deixar eles brincarem na rua não tem que usar a sua criatividade dentro de casa. Ou até mesmo quantos estudantes não tiveram de mudar o seu método de estudo para o vestibular para não cair na procrastinação.
Quando paramos para olhar para esse exemplos será que não pensamos que é hora de abrir a nossa mente e mudar nossos pensamentos sobre algumas coisas?
Não é porque tal coisa foi criada ou tem tal definição que precisa ser sempre daquela forma que ela não pode mudar. Não é porque nossa casa foi construída de uma forma que não podemos fazer algumas mudanças e retoques para dar uma cara nova.
Usando a Criatividade em tempos de crise
Bem, agora que já sabemos várias coisas sobre a criatividade e que ela não é limitada apenas para algumas pessoas, o que podemos fazer?
No mercado de trabalho, é melhor usar a criatividade do que ficar para trás dos seus concorrentes.
O que mais vemos hoje são lives sobre vários assuntos, profissionais usando esse meio para se destacar no mercado e criar autoridade. Mas como posso ter autoridade através de uma live?
Simples, produza um conteúdo relevante, rico de informações que vão solucionar o problema do seu público. Isso vai chamar a atenção das pessoas e promover a sua marca.
E não apenas as lives, as redes sociais, sites e blog onde pode postar posts e artigos estão cada vez entrando nas estratégias de marketing, para educar o mercado e promover as marcas.
E lógico, buscar mais conhecimento sobre nossa área de atuação, sobre os nossos consumidores para poder oferecer o melhor para eles deve fazer parte do processo criativo como um todo.
Por exemplo, um dentista tem que saber o que seus pacientes mais procuram para saber o que pode oferecer para eles.
Se eles buscarem muito sobre lente de contato ou implante dentário valor, é possível produzir conteúdos para o blog falando sobre isso, os benefícios, os cuidados, o que considerar na hora da decisão.
Um psicólogo pode produzir conteúdos sobre ansiedade, depressão, assuntos relacionados a emoção das pessoas em tempo de pandemia.
Profissionais do RH pode falar como melhorar a gestão de pessoas a distância, dando dicas para gestores.
“Criatividade é permitir a si mesmo cometer erros. Arte é saber quais erros manter.” (Scott Adams)
Todos temos medo de errar, principalmente quando se trata do nosso trabalho, mas às vezes é preciso arriscar para saber se os planos vão dar certo.
Não podemos deixar o momento que estamos vivendo nos dominar e nem esperar ele passar para tomar alguma atitude.
Esse é um momento de mudanças não só para a nossa profissão, para a vida pessoal também.
Às vezes o que está faltando é abrirmos a nossa mente, mudarmos a nossa visão de algumas coisas e deixar a criatividade entrar.
Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, redatora do Clínica Ideal.