Marketing

Como ganhar dinheiro com o Pokémon Go

A não ser que você more em outro planeta, viva debaixo de uma rocha ou acabou de sair de um coma, certamente ouviu falar no fenômeno mundial – e agora brasileiro – chamado Pokémon Go.

Mas o que a maioria das pessoas ainda não sabe é que negócios locais podem, através de ações criativas, atrair novos clientes e aumentar muito suas vendas.

Lançado oficialmente no dia 6 de Julho nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália, o clássico que fez parte da infância de praticamente todas as crianças do mundo ocidental conseguiu, em menos de uma semana:

  • Ultrapassar o número de usuários no Tinder;
  • Ter o dobro de engajamento do que o Snapchat;
  • Alcançar o Twitter em número de usuários diários;
  • Ultrapassar o Whatsapp e Instagram em tempo de uso diário.

 

Estatisticas Pokémon Go
Fonte: https://www.similarweb.com/blog/pokemon-go

Não é a toa que o valor de mercado da empresa japonesa Nintendo já dobrou no último mês, sendo avaliada atualmente em 42 bilhões de dólares.

Mas por que o Pokémon Go está fazendo tanto sucesso?

Além de Pokémon já ser uma “marca” mundialmente conhecida, com fãs engajados e apaixonados, o jogo Pokémon Go funciona sob uma tecnologia inovadora, que permite a visualização e interação de objetivos 3D com o mundo físico – essa tecnologia é a realidade aumentada.

Capturando pidgey no hospital
Quando sua mulher está em trabalho de parto e você tem que,  disfarçadamente, capturar um Pidgey.

No Brasil, o Pokémon Go só foi lançado oficialmente no dia 4 de Agosto, e não é surpresa para ninguém que o jogo já se tornou uma febre nas terras tupiniquins, com criança matando aula para capturar Pokémon e adultos indo a pé para o trabalho só para ver se encontra um Charizard

Como vender mais com o Pokémon Go

Para aqueles que ainda não entenderam exatamente como o jogo funciona, os jogadores de Pokémon Go têm, basicamente, os seguintes objetivos:

  • Capturar Pokémons – quanto mais raros, melhor.
  • Encontrar recompensas nos PokeStops;
  • Travar batalhas com outros usuários nos Ginásios;
  • Formar times para defender ou invadir outros territórios.

Tudo isso no mapa de sua cidade, onde Pokémons, PokeStops e Ginásios são instalados de forma aleatória pelo algoritmo do jogo. Descobrir se o seu negócio é um PokeShop ou um Ginásio deve ser o seu primeiro passo, uma vez que esses lugares atraem naturalmente os jogadores até o seu local.

Não existe um mapa oficial que irá mostrar todos os PokeStops e Ginásios de sua cidade. Mas um “jeitinho” que está sendo bastante usado nos Estados Unidos é usar o mapa oficial de outro jogo: o Ingress.

Para isso fazer o download do jogo no seu smartphone, criar uma conta e depois entrar neste site.

Todos os Portais mostrados no mapa são PokeStops ou Ginásios. 🙂

PokeStops perto do Profissas
Portais perto do escritório do Profissas, em Curitiba

E se o local do seu negócio não for um PokeStop ou Ginásio? Neste caso, a sua opção é comprar Lures, disponíveis na loja online que você pode acessar pelo próprio aplicativo do Pokémon Go.

Um módulo de 8 Lures custa 680 Pokécoins (aproximadamente R$ 20), e servem para atrair Pokémons para lugar onde forem usados. Quanto mais Pokémons forem atraídos, mais pessoas irão até o seu local para tentar capturá-los.

Loja Pokémon Go

Apesar de ser impossível saber quantos Pokémons irão aparecer quando o Lure é utilizado, o mais recomendado é usar este item nos finais de semana, quando um número maior de pessoa está disponível para se deslocar até seu local.

O que fazer quando as pessoas chegarem?

  • Prêmios: Distribua produtos, descontos ou serviços específicos para quem conseguir capturar o maior número de Pokémons ou o Pokémon mais raro.
  • Competições: Coloque um quadro com o nome da pessoa ou time que mais captou Pokémons naquele lugar, e ofereça descontos especiais para quem conseguir superá-los.
  • Redes Sociais: Tire fotos, faça vídeos e interaja de alguma forma com os jogadores, compartilhando tudo nas redes sociais de seu negócio e incentivando ainda mais pessoas a participarem da “festa”.
Pokémon Go no restaurante
Que tal um café depois de capturar este Pokémon? 🙂

Por que não aproveitar que tudo isso ainda é uma novidade e vender mais com o Pokémon Go?

Como toda novidade, a tendência é que com o tempo tudo se normalize, e as pessoas que a usaram no início são sempre as que conseguem tirar o maior proveito.

Qual será o próximo “Pokémon Go” do mercado? Siga nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das tendências, receber dicas de produtividade, marketing e muito mais.

Quer aprender outras formas de aumentar suas vendas com o Marketing Digital?

Gostou da ideia de ganhar dinheiro com o Pokémon Go? Temos muito mais dicas para aumentar suas vendas e gerar resultados digitais através do Marketing Digital! É só clicar na imagem e fazer o download gratuito. 🙂

Marketing Digital para iniciantes

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *