Diversidade e inclusão são temas que estão se aproximando, a cada dia, do universo corporativo. A busca por um mundo com mais oportunidades e respeito às diferenças deve abranger todas as áreas da sociedade.
Por mais que o assunto esteja em plena discussão, muitas corporações ainda não entenderam a importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Para se ter ideia, em 2019, segundo a última Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), as pessoas com deficiência representavam apenas 0,9% das carteiras assinadas nas empresas brasileiras.
A inserção de PCDs no mercado de trabalho formal é apenas a ponta do iceberg. Problemas semelhantes também acontecem com outras minorias relacionadas à idade, posição social, nacionalidade, raça e orientação sexual, entre outros.
Contudo, aderir a projetos de diversidade e inclusão no trabalho não é moda e nem pode ser considerado programa social, mas uma questão de respeito às diferenças e produtividade. Isso mesmo. Uma organização aberta e com representatividade tem mais chances de se destacar no mercado.
Entenda o que é diversidade e inclusão no trabalho
Diversidade e inclusão normalmente são tratados como se os conceitos significassem a mesma coisa. Ainda que não seja esse o fato, eles são compreendidos e trabalhados de forma complementar.
Entende-se por diversidade a pluralidade de indivíduos que uma empresa contrata. Ou seja, o quão diferente é seu time de trabalho em relação à cultura, identidade e experiências dos integrantes. Até não muito tempo atrás as empresas costumavam ter um padrão de contratação, deixando de fora uma parcela importante de profissionais que tem muito a contribuir para o desenvolvimento e crescimento do negócio.
Nesse sentido, valorizar as diferenças e, também, as semelhanças, não só tornam as pessoas únicas, segundo seu gênero, orientação sexual, religião ou deficiência, como beneficia a empresa com diversos pontos de vista, promovendo novas ideias e visão diferente do mercado.
Já a inclusão visa garantir que todos tenham acesso às mesmas oportunidades e desenvolvimento profissional. Ou seja, não adianta contratar negros, PCDs e transexuais, por exemplo, e não permitir sua evolução no trabalho. Ou, pior, fomentar o preconceito de que esses grupos não poderiam ter lugar de destaque na organização.
Adotar uma postura inclusiva pode não ser tão fácil no início; afinal, é preciso passar por um processo de mudança de cultura organizacional, mexendo com as estruturas comportamentais desde a alta liderança até os funcionários de chão de fábrica.
De certa forma, todos os colaboradores vão perceber que muitas coisas que são faladas e tratadas, mesmo em tom de brincadeira ou de caráter “inconsciente”, não são mais permitidas no ambiente de trabalho.
E na vida, né? Vamos combinar.
Todo o processo de adaptação pode levar um tempo, mas os resultados são transformadores, tanto para as equipes quanto para o negócio. Para te incentivar a entrar nesse universo cheio de possibilidades, elaboramos uma lista com 4 motivos para trabalhar a diversidade e inclusão na sua empresa.
Redução de conflitos
Organizações lidam com divergências diariamente, já que cada pessoa em cada equipe tem uma personalidade – e tá tudo bem. Quem nunca discutiu com um colega a respeito de um dado ou sobre a finalização de um projeto? Mas quando a cultura organizacional prioriza muito mais a disputa pelo resultado do que as pessoas e o trabalho em equipe, a situação pode sair do controle, levando a brigas, ofensas, “puxadas de tapete” e até mesmo demissões por justa causa.
Em um ambiente diverso e inclusivo, os conflitos são reduzidos significativamente, já que as diretrizes de convivência são pautadas no respeito às diferenças, na escuta ativa e no bem estar da equipe.
Assim sendo, existe uma capacidade maior do próprio grupo para lidar com divergências e diferenças de opinião, o que estimula o time a trabalhar em conjunto, buscando consenso e foco no resultado.
Ambiente mais criativo
Uma empresa que valoriza a diferença mantém em seu time os mais diversos profissionais, não só em formação, mas com pensamentos, experiências e opiniões distintas.
A construção de um ambiente plural que respeita as particularidades de cada um é propícia para gerar novas ideias e visões diferenciadas em cada tema abordado em reuniões de pauta, por exemplo. Em outras palavras, as pessoas ficam mais livres para falar o que pensam, liberando a criatividade, o desenvolvimento do trabalho em equipe e o aumento da produtividade.
Melhora os resultados
Ter um espaço de trabalho criativo, e com o mínimo de conflito possível, só pode proporcionar resultados positivos para a organização. Isso só é atingível em um ambiente colaborativo onde as pessoas se sentem motivadas, engajadas e dispostas a dar o seu melhor, contribuindo para a expansão do negócio.
É fato que empresas abertas à diversidade e inclusão atraem talentos múltiplos que vão fazer a diferença na equipe, ajudando em soluções mais complexas e fortalecendo a marca em um mercado cada vez mais competitivo.
Diminui a rotatividade
Empresas que não mantêm os funcionários por muito tempo na sua folha de pagamento podem estar lidando com problemas em relação às diferenças dos membros da equipe. A alta rotatividade de colaboradores impacta negativamente na imagem da organização, já que os desligamentos, muitas vezes, acontecem por dificuldade de convivência, desigualdade no tratamento entre colegas, falta de apoio do RH e impedimentos abstratos para a ascensão profissional.
Em uma organização inclusiva e diversa, o respeito às diferenças permite que os profissionais se sintam mais seguros, tranquilos e acolhidos, reduzindo assim a taxa de desligamento. Todo mundo ganha: a pessoa que gosta de estar no emprego e consegue fazer o que gosta e a empresa, que não precisa lidar com sucessivos treinamentos e períodos de adaptação de novos funcionários.
Adotar a diversidade e inclusão faz toda a diferença para a sua empresa e para as pessoas que nela trabalham. Se você ficou inspirado e quer aprofundar nesse assunto, te convido a buscar mais conteúdos no blog da Profissas e ficar inteirado sobre tudo que acontece nesse cenário.