Às vezes é, mesmo, culpa da crise. Talvez seja por isso que o a gente não consegue tantos clientes quanto gostaria. Mas, na maioria das vezes, o problema não é de (falta de) dinheiro ou de vontade, e sim de explicação: os clientes não chegam porque não sabem exatamente o que a gente faz.
E, quando a construção do nosso portfólio depende quase que exclusivamente de indicações de clientes antigos a novos, aí é que o bicho pega para quem não sabe mesmo se comunicar. Afinal, é muito raro que alguém indique algo que não entende muito bem – e é dever do prestador de serviço deixar seu consumidor final esclarecido sobre todas as etapas de sua aquisição.
Ter uma vida de freelancer exige organização, disciplina e comprometimento, mas não podemos deixar pra trás a comunicação, que deve ser eficiente por todos os lados: seja com a equipe interna, seja direto com o cliente final ou seja nas redes sociais.
É como se essa fosse a chave-mestra que abre todas as portas de uma só vez. Através de uma comunicação eficiente é possível cobrir todas as bases, deixar a clientela satisfeita e, ainda, evitar ter que fazer novamente os mesmos trabalhos, já que as regras do jogo estarão explicadas e esclarecidas (preferencialmente em contrato – e você encontra isso em nosso kit para freelancers.
Mas, afinal, como fazer uma comunicação eficiente sendo freelancer?
Não existe uma regra, mas existem caminhos mais fáceis. Recentemente li um infográfico dos 7Cs da Comunicação Eficiente, do site easyprojecthub.com, que mostrava como se comunicar na entrega de um projeto.
Ao analisar as ideias, percebi que essas dicas de comunicação servem para tudo: desde fazer bonito em uma reunião até pedir a renovação de contrato, passando por solicitar materiais, informações ou até dar uma dura no cliente que não está cumprindo com sua parte no combinado.
A comunicação dos 7Cs também serve para a vida pessoal – e não só do freelancer. Todo mundo pode se aproveitar dela para ter mais qualidade na comunicação de suas próprias ideias, seja na mesa de bar ou no textão do Facebook.
Dá uma olhada:
CLAREZA
Seja sempre muito claro na sua mensagem, fazendo com que ela seja simples e evite duplas interpretações
CONCISÃO
Planeje o que vai falar antes de algo ser dito para que você possa ser conciso e bem direto na mensagem.
Comunicação por e-mail tem essa vantagem: primeiro, escreva tudo o que você acredita ser necessário. Depois, releia, tire conclusões e, se possível, substitua palavras para que a mensagem seja a mais breve possível.
CORREÇÃO
Na esfera profissional não pode existir “eu acho”: tenha em mente que a informação que você passa ao cliente precisa ser correta, inclusive para facilitar o entendimento dele.
Mensagens escritas – seja por e-mail, mensagem na rede ou WhatsApp – precisam ser corretas no sentido amplo da palavra: além da informação certa, a gramática e ortografia bem aplicadas fazem toda a diferença.
COMPLETUDE
Se o cliente expressa uma dúvida, não o deixe permanecer nela após sua explicação. Para que uma informação seja bem empregada em um contexto ela precisa ser dada de forma completa, sem que quem recebe a mensagem fique imaginando onde conseguir outras peças para montar o quebra-cabeças.
CONSIDERAÇÃO
Por falar em contexto, é preciso considerá-lo para uma boa comunicação com cada tipo de público. Um advogado, por exemplo, vai se comunicar com o cliente em uma linguagem e com o juiz em outra. Se começar a falar juridiquês com seu cliente, ou ser mais simplório com a excelência, nenhum de seus objetivos em uma audiência será alcançado.
O mesmo exemplo serve para o programador, que não vai discutir código com um cliente que não sabe programar, mas vai colocar todo seu conhecimento na comunicação considerando os limites de quem o ouve.
É preciso praticar a consideração para que o emprego de qualquer contato seja eficiente.
CONCRETUDE
É preciso ser específico, definitivo e evitar ser vago. Se você chegou na decisão A e precisa comunicá-la ao cliente, nada de dar voltas nos temas B, C e D antes de fazer isso.
CORTESIA
Tem horas em que tudo o que o freelancer mais quer é se livrar das requisições de um cliente que ainda não entendeu o recado, mesmo que fossem empregados vários Cs desse nosso texto.
Contudo, o último deles é um dos mais importantes: é preciso ser cortês e respeitoso em qualquer comunicação, inclusive nas mais acaloradas (aquelas para pedir o pagamento atrasado, por exemplo), porque sair dessa curva é o primeiro passo para perder a razão.
Lembra da história de que não sabemos da luta diária que cada pessoa enfrenta e, por isso, precisamos tratar todas com carinho e respeito? É isso.
Se você começar a aplicar esses Cs na sua comunicação com o cliente, vai ver muita coisa mudar para melhor desse ponto em diante. Mas lembre-se que o C não é a única letra que rege a boa comunicação: essas dicas só facilitam, mas muitas outras que você vai descobrir também serão importantes no processo.
Aí você volta aqui e conta pra gente o que deixou sua comunicação com o cliente ainda melhor. 😉
Ah, e lembre-se que nós temos um curso para freelancers esperando você, também! 🙂