Apostar na inteligência emocional é uma forma de entender o ser humano, aprendendo a lidar com as próprias emoções, e transformá-las em benefícios próprios.
Contudo, a partir do momento que conseguimos conciliar o lado emocional e racional do cérebro, a sensação é de que tudo fica mais fácil.
Entender sobre os pilares da inteligência emocional e colocá-los em prática no dia a dia, facilita a construção de relações saudáveis e conscientes.
Tudo isso, evita que os indivíduos se arrependam de atitudes impulsivas e sem pensar.
Quer entender melhor sobre o assunto e colocar em prática?
Então, continue a leitura deste conteúdo!
Como a Inteligência Emocional auxilia no mercado de trabalho
A inteligência emocional no mercado de trabalho é essencial para as pessoas de toda a empresa.
É um importante aspecto importante do futuro do trabalho.
Saber equilibrar as emoções auxilia a lidar com a pressão, conflitos nos relacionamentos internos e desafios diários (dentro e fora da organização).
Ou seja, promove impactos na produtividade e na qualidade do serviço a ser realizado.
A inteligência emocional é considerada uma competência comportamental, que auxilia no reconhecimento e gestão dos próprios sentimentos.
Como desenvolver a inteligência emocional
O desenvolvimento da inteligência emocional abrange as diferentes áreas da nossa vida.
Entender como fazer isso, necessita de tomadas de consciência para vigiar e saber lidar com as mais complexas adversidades.
A seguir, algumas técnicas para desenvolver a inteligência emocional:
- Observar e analisar o próprio comportamento ;
- Aprender a trabalhar as emoções negativas;
- Aumentar a autoconfiança;
- Saber lidar com pressão;
- Não ter medo de se expressar;
- Formular respostas ao em vez de reagir;
- Saiba quais são os seus limites.
5 pilares da Inteligência Emocional
Entender os cinco pilares da inteligência emocional é um passo importante para ser praticado todos os dias, evitando atitudes impulsivas.
Ou seja, ajuda a controlar as próprias emoções e facilita relações saudáveis e decisões conscientes.
Conheça esses pilares:
1º pilar: Autoconhecimento
É o conhecimento que cada indivíduo tem sobre si mesmo.
Uma investigação individual que busca identificar quais são as características mais marcantes, os gostos, inclinações, padrões de comportamento e principalmente os sentimentos.
Pode ainda ser um projeto ético para ir em busca de realizações para se tornar um ser humano melhor.
2º pilar: Gerenciamento das emoções
Conseguir gerenciar emoções é o mesmo que conseguir reconhecer cada uma delas em nós mesmos e nos outros.
E assim, utilizar para poder administrar relacionamentos, tomar decisões e gerenciar o estresse.
Esse gerenciamento atua com o intuito de promover sensações de bem-estar e melhor desenvoltura na prática de atividades diárias.
3º pilar: Empatia
Na psicologia, a empatia nada mais é do que a capacidade de sentir o que o outro sente.
Caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja, se colocar no lugar do outro.
Sendo assim, procurar experimentar formas objetivas, racionais e o que o outro sente a fim de compreender emoções e sentimentos é praticar a empatia.
4º pilar: Sociabilidade
É o grau em que os indivíduos em uma população animal tendem a se associar em grupos sociais.
Assim, são formadas sociedades cooperativas, em que a sociabilidade é uma resposta simples da sobrevivência em relação a uma sociedade.
5º pilar: Relação Interpessoal
O termo desse pilar se refere à relação, ligação ou vínculo criado entre duas ou mais pessoas.
O conceito vem com base nos estudos da sociologia e da psicologia, unindo normas comportamentais que orientam as interações entre os membros de uma sociedade.
Quais os objetivos da inteligência emocional
Segundo especialistas, a inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e também de outros indivíduos.
Portanto, o seu objetivo principal é promover a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos, sejam eles individuais ou pelas pessoas ao seu redor.
Essa habilidade permite um melhor gerenciamento dos sentimentos junto a forma de agir através deles.
Já no trabalho, é fundamental para as pessoas criarem um ambiente colaborativo nas empresas.
A inteligência emocional ajuda a lidar com a pressão e conflitos do cotidiano.
Auxilia também na produtividade e na qualidade dos serviços prestados dentro de determinado ambiente.
Além disso, propicia uma realização profissional para a pessoa colaboradora, oferecendo uma customer experience positiva.
De forma resumida, praticar a inteligência emocional é algo transformador, principalmente quando você passa a dominar suas emoções e utilizá-las a seu favor.
Se você quer aprender mais sobre o assunto e outros temas importantes, acesse o blog Profissas.
São várias habilidades comportamentais e visão de mundo!