“Bom dia! Precisamos fazer um brainstorm de definições, pode ser via call, reúna todos os membros da SQUAD. Acha que vamos conseguir? O deadline está próximo! ”
Se essa frase fosse dita para você em uma reunião de trabalho, você teria entendido tudo? Agora, se você ocupa um cargo de liderança, será que as informações da frase estariam claras para sua equipe?
Segundo o instituto cultural British Council,apenas 5% da população brasileira sabem se comunicar em inglês e, desses, apenas 1% realmente tem fluência. Com isso, o Brasil fica em 41º colocado em um ranking de 70 países. Diante desses dados e do excesso de termos em inglês na comunicação corporativa, o dia-a-dia do profissional se torna cada vez mais desafiador.
Dependendo da área que você atua, muitas vezes você deve ter ficado perdido tentando entender o que estava sendo dito em determinadas ocasiões. Entretanto, o ideal a ser feito é se atualizar e tentar acompanhar esses jargões do mundo corporativo.
De acordo com especialistas de mercado, é necessário estar por dentro dos termos usados nas empresas. Na internet, por exemplo, existem muitos materiais gratuitos disponíveis. E não precisa ter medo de reconhecer que não sabe. Inclusive, caso você esteja participando de uma reunião ou entrevista de emprego e não entender alguma palavra, a melhor coisa é assumir o desconhecimento, pois a sinceridade é sempre bem-vista.
Quando você passa a entender os jargões corporativos, você também estará se aproximando de pessoas de outros países e se sentirá incluído no ambiente de trabalho.
Mas e aí? Quando o uso do “corporativês” se torna um exagero?
Apesar de muitas pessoas não gostarem, o fato é que os jargões corporativos já são uma realidade em muitas empresas e a tendência é que sejam cada vez mais usados no dia-a-dia de trabalho.
Porém, quando esse vocabulário é usado em excesso, pode se tornar um vício de linguagem, ou até mesmo um hábito ruim para impressionar pessoas. Outro ponto para ficar atento: levar esses jargões para o meio social pode causar uma imagem arrogante e até mesmo motivo de chacota para outras pessoas.
Os termos em inglês tendem a ter mais uso em determinadas áreas. Por exemplo, um profissional de informática terá muito contato com palavras estrangeiras e, por isso, é importante que faça um curso de inglês instrumental. Muitas dessas palavras também são corriqueiras, e os profissionais acabam aprendendo na vivência.
O ideal é saber balancear e aplicar as palavras certas nos momentos certos. Você não vai chegar em uma mesa de bar com os amigos e falar: vamos fazer um brainstorm de qual cerveja vamos beber e depois a gente manda um invite pro garçom e pede um feedback?
É importante ter essa noção de um onde o jargão corporativo pode ser incluído!
E, pra te ajudar, que tal aprender alguns termos em corporativês?
Veja alguns dos mais usados:
Approach: abordagem.
Assessment: ferramenta utilizada pelas empresas para avaliar o perfil e as características do profissional.
Brainstorm: conversa para troca de ideias sobre determinado assunto. Uma das palavras mais procuradas no dicionário corporativo.
Branding: conjunto de ações ligadas à administração de uma marca.
Briefing: conjunto de informações para a realização de uma determinada ação, dossiê.
Budget: orçamento
Case: estudo de caso.
CEO (Chief Executive Officer): profissional que ocupa o cargo mais alto da empresa.
CIO (Chief Information Officer): profissional responsável pelo planejamento da área de tecnologia da informação, como um diretor de TI.
CFO (Chief Financial Officer): profissional responsável pela administração financeira da empresa.
Chairman: presidente do conselho que dirige a empresa.
Commodity: matéria-prima.
COO (Chief Operations Officer): profissional que cuida mais de perto da rotina do negócio.
Coach: profissional que orienta a vida profissional de outras pessoas,utilizando técnicas e treinamentos, por exemplo.
Core business: é o principal negócio da empresa.
CRM (Consumer Relationship Management): ferramenta para gestão do relacionamento com clientes.
Expertise: habilidade ou conhecimento em determinada área.
Feedback: retorno sobre o resultado de um processo ou atividade.
Follow-up: entrar em contato.
Forecast: previsão.
Job rotation: rotação em diferentes áreas da empresa para adquirir novos aprendizados.
Joint-venture: associação de duas empresas ou mais para a produção, prestação de serviços, busca de novos mercados, etc.
Know-how: conhecimento.
KPI (Key Performance Indicator): indicador de desempenho.
O mundo corporativo é amplo e com muitas particularidades. O ideal é conseguir achar a melhor forma de nos adaptar e fazer dar certo. O importante é saber que tudo tem sua hora e lugar, inclusive a forma e as palavras que usamos para nos expressar.
Continue acompanhando o blog da Profissas e saiba quais são as tendências e novidades do mundo corporativo para incluir a todes e tornar o ambiente de trabalho um local diverso, empoderador e de crescimento!