Carreira

Plano de carreira: o que é e como fazer

Ter um plano profissional pode até parecer algo simples: basta escolher um curso, se especializar na área escolhida e colher os louros. Certo?

Talvez sim, talvez não…

Ter um plano de carreira pode ser mais complexo do que a gente pensa, pois não depende apenas do desenvolvimento pessoal. Há também o peso de fatores externos, como programas corporativos e apoio dos gestores.

Antigamente, o salário era o principal atrativo para quem buscava uma colocação no mercado. Hoje, o plano de carreira está entre os benefícios mais valorizados pelos candidatos, justamente porque investe na qualificação desses colaboradores.

Isso porque o mercado está cada vez mais desafiador, exigindo pessoas mais talentosas, completas e preparadas.

Mas, afinal, o que é plano de carreira?

Plano de carreira é um programa estruturado para direcionar o caminho que o colaborador vai percorrer em uma organização. Nele estão descritas as competências necessárias para cada posição hierárquica – como formação, habilidades, cargos anteriores e tempo de experiência.

Por outro lado, a empresa também cria expectativas em relação a essa posição, por isso investe em melhorias como cursos, desenvolvimento de talentos, projeção salarial e especializações (pós-graduação, mestrado e doutorado). O objetivo é  garantir sucesso e inovação tanto para o negócio quanto para os profissionais,  ajudando na produtividade das equipes e na retenção de talentos.

Como elaborar um plano de carreira

Um plano de carreira é feito de maneira estratégica, pensando nos objetivos e ganhos da organização e, também, na satisfação do funcionário. Ou seja, é uma resolução que precisa ser boa e vantajosa para ambos os lados.

Para montar esse planejamento você pode levar em consideração os seguintes aspectos:

Alinhamento de interesses

Para que não haja conflito na execução do plano de carreira, é recomendado alinhar os interesses da empresa aos do colaborador. Isso é importante para encontrar um equilíbrio entre as partes, levando em conta o crescimento corporativo e a satisfação do funcionário.

Muitas vezes a empresa tem planos para o candidato que não é a vontade dele; por isso a importância de dialogar e alinhar expectativas e ambições. A partir desse levantamento é possível começar a elaborar um plano mais assertivo.

Desenvolva os pontos positivos

Uma das formas de agregar valor ao plano de carreira é focar nos pontos fortes do colaborador, já que é mais simples e estratégico tirar proveito de suas habilidades do que desenvolver novas competências.

Incentive os profissionais a utilizarem seus pontos fortes de forma inovadora. Ou seja, como posso realizar a mesma atividade com mais eficiência e gastando menos tempo e recurso. Isso ajuda no desenvolvimento do funcionário, fazendo com que ele pense fora da caixa e ganhe mais visibilidade dentro da organização.

Faça avaliações periódicas

Ao longo da trajetória de um profissional, é normal que muita coisa passe por transformações: mudança na cultura corporativa, propósitos pessoais que variam e cenário mercadológico que sempre se renova. 

É por isso que um plano de carreira não pode ser engessado, mas adequado  conforme a necessidade tanto do profissional quanto da empresa. As avaliações periódicas são importantes para o planejamento a longo prazo.

Vale lembrar que adequações e ajustes ajudam a manter o colaborador motivado e focado, garantindo assim o sucesso do plano de carreira.

Vantagens do plano de carreira

O plano de carreira visa descobrir talentos e desenvolver os potenciais das pessoas em uma organização. Na verdade, é um instrumento poderoso para motivar e engajar colaboradores, proporcionando o seu crescimento e, também, o da empresa.

Afinal, em cenários de constante transformação, é inaceitável que alguém permaneça  no mesmo cargo anos a fio, sem mudança de posição, promoção ou melhorias na função. 

Nesse sentido, o plano de carreira traz outras vantagens além da alteração de cargo, como:

  • Desafio constante;
  • Maior aprendizado;
  • Possibilidade de mudança de carreira;
  • Desenvolvimento da inteligência emocional;
  • Permite transparência nos processos seletivos;
  • Diminui turnover;
  • Valoriza o colaborador;
  • Melhora a produtividade da equipe;
  • Reduz índices de insatisfação;
  • Estimula o autodesenvolvimento.

A gestão de carreira, aliada com outras práticas corporativas, é um passo importante para o sucesso do seu negócio. 

Para saber mais sobre o mundo corporativo e como se manter em um mercado em constante mudança, acompanhe o blog Profissas e fique por dentro das novidades!



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