Nesta terça-feira, dia 30 de março, das 9h às 20h30, acontece o Potências Negras Summit, evento inédito, totalmente online e gratuito para combater a desigualdade racial. As mais de 10h de conteúdo, entre aulas, debates e atrações especiais têm foco em pessoas negras, mas também são abertas a pessoas aliadas que querem entender e debater a importância da diversidade no ambiente corporativo.
Para tornar possível o encontro de tamanho propósito e impacto, as realizadoras Profissas e Ana Minuto se juntaram a grandes marcas como Avon, iFood, Ambev Tech, Netflix, Zé Delivery, companhias comprometidas promover a equidade no ambiente corporativo.
“Ana Minuto e nós da Profissas sabíamos que uma iniciativa como o Potências Negras não podia mais esperar pra acontecer. Nós unimos toda a bagagem pessoal e profissional da Ana, como referência em diversidade racial, à expertise da profissas em criar experiências educativas empoderadoras. E só faltava uma coisa: parceiros que acreditassem tanto quanto a gente nesse projeto.”, conta Victor Lambertucci, CEO da Profissas.
E Ana Minuto, cocriadora do evento, complementa: “A gente já sabia da potência e da importância do que estávamos fazendo, mas foi uma linda surpresa ver todas essas marcas gigantes, que a gente admira, toparem a empreitada rapidamente. Foi uma felicidade e uma bomba de energia pra gente fazer acontecer, e fizemos, está lindo!”.
É preciso entender que desconstruir padrões reducionistas e discriminatórios é uma missão coletiva. Não adianta ter o apoio somente da nossa própria bolha, ou seja, de pessoas que já fazem parte de nossos ciclos sociais. Nós precisamos de pluralidade de gente e de empresas aliadas que caminham juntas pela causa. São centenas de anos para desconstruir, muitas mãos são necessárias pra acelerar essa mudança, porque queremos para ontem um mundo mais igual, mais seguro, mais humano.
A pergunta que fica é: como fazer isso de forma propositiva? O Potências Negras Summit é um exemplo, mas quais outras iniciativas são fundamentais nessa luta? Vamos conhecer como algumas das empresas patrocinadoras do evento minimizam a desigualdade racial por meio de práticas no desenvolvimento do seu capital humano.
Avon – Compromisso Antirracista
Há cinco anos, a Avon iniciou sua jornada em prol da equidade racial. No entanto, reconhece que seu esforço e progresso, embora importantes, têm sido insuficientes frente ao tamanho da transformação que ela pode e deve promover.
Nos últimos meses, a marca estudou e desenvolveu um plano de ação com seu time de Recursos Humanos, com apoio dos membros da Rede pela Diversidade da companhia (grupo de colaboradores responsável pelo acolhimento e a inclusão de grupos minorizados dentro da empresa). O documento está alinhado com o Compromisso pela Vida 2030 do grupo Natura &Co, plano para enfrentar algumas das questões globais mais urgentes, incluindo a crise climática, a conservação da Amazônia, a defesa dos direitos humanos e a garantia de igualdade e inclusão em toda a nossa rede nos próximos dez anos.
O Compromisso Antirracista da Avon é um plano robusto com metas, que incluem, por exemplo, a contratação de 50% de pessoas negras, o alcance de 30% de mulheres negras na liderança até 2030, o apoio ao empreendedorismo negro feminino e a sensibilização pela equidade racial de todos os colaboradores. Para conhecer o compromisso completo, acesse www.avon.com.br/compromissoantirracistaavon.
iFood
Para o iFood, diversidade é um compromisso. Acredita que essa pluralidade e a colaboração são essenciais para a seguir inovando e fazendo entregas incríveis. A empresa entende que a diversidade traz representatividade para se conectarem com o seu ecossistema, potencializando o impacto positivo na sociedade e em um ambiente plural. Para o iFood, “as transformações só podem acontecer se formos agentes reais da mudança, e isso inclui a luta pela equidade racial e contra o racismo. Sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente”.
Impactar a sociedade por meio da Educação faz parte do compromisso do iFood. Por isso, desenvolve e patrocina diversas iniciativas para promover a capacitação e a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, principalmente jovens à procura do primeiro emprego. Tem o Vamo AI, {Reprograma}, PROA e Cubos Academy.
O iFood também tem um programa interno de mentoria e desenvolvimento somente para #FoodLovers negros e negras, este último em parceria com a Profissas, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento dos talentos que já fazem parte da companhia. Também participa e ajuda a desenvolver, em parceria com a Movile, o Mobile Dream, conta com metas de diversidade para pessoas negras e mulheres, principalmente na área de tecnologia. Cria campanhas para trazer educação e informação sobre antirracismo, representatividade negra, branquitude entre outros. Também realiza lives com palestras educativas sobre estes temas. Confira: Pessoas Negras Além de Novembro: e post campanha de eb. Essas são algumas das muitas ações do iFood na luta contra o racismol: Saiba mais aqui.
Ambev
Na Ambev Tech, através do seu Comitê de Autenticidade Tech e dos grupos de apoios para cada recorte (LAGER para causas LGBTQI+, BOCK para as questões raciais, WEISS para discutir sobre mulheres e IPA para a frente de pessoas com deficiência), a marca consegue tirar do papel muitas ações e iniciativas dentro da empresa e, principalmente, consegue enxergar onde estão seus gaps para pensar em formas de melhoria das ações.
A Ambev Tech sabe que a representatividade de pessoas negras é algo que precisa trabalhar. Iniciativas como o Estágio Representa, seu programa voltado para pessoas negras começaram a surgir (as inscrições para este já estão abertas, saiba mais clicando aqui). A empresa fez parceria com o programa UX Minas Pretas e está desenvolvendo programas de formação em tech voltado para recortes. Para a marca “estar dentro do Potências Negras e contribuir para este evento tão transformador é também uma forma de mostrarmos o quanto este assunto é levado a sério pra gente”.
Além de todas essas iniciativas, a Ambev Tech entende que olhar pra dentro também é importante. E para isso está cada vez mais trabalhando pra construir um espaço acolhedor, respeitoso e seguro para todas as pessoas. Porque para a Ambev Tech, ser #AlémDosRótulos é um dos princípios mais importantes. A empresa incentiva as pessoas a serem quem elas são, porque acredita que essa pluralidade e autenticidade são suas maiores riquezas. Afinal, muito além das linhas de códigos, são feitos de pessoas, construindo um espaço transformador por causa de todes.
Netflix
A Netflix sabe que responder ao racismo e à injustiça com mudanças significativas exigirá a criação de oportunidades a longo prazo. Como um primeiro passo, a marca se comprometeu a apoiar a comunidade criativa negra no Brasil. Você pode saber mais sobre essa iniciativa, que a Netflix anunciou há poucas semanas, aqui. A empresa quer que mais pessoas se vejam refletidas na tela, junto com suas histórias e culturas. Por isso, a diversidade é um tema tão importante para a Netflix. A máxima vale tanto para seus colaboradores quanto para as comunidades que servimos.
Em 2018, contratou Vernā Myers, que está liderando um importante trabalho em prol da diversidade, inclusão e equidade em todos os aspectos das nossas operações ao redor do mundo. No Brasil, abriu recentemente uma posição para um(a) Diretor(a) de Programas de Inclusão & Diversidade para a América Latina. Você pode conhecer mais sobre como pensamos inclusão e diversidade neste vídeo. Nos últimos anos, também tomou várias medidas para reduzir a desigualdade: a Netflix o time de Aquisições de Talentos para aumentar a inclusão nos processos seletivos, organizou eventos para que os líderes formem redes de contato mais diversas e deu acesso a novos talentos para aumentar a representatividade nos setores de tecnologia e entretenimento. Vidas negras importam e suas histórias também. A Netflix espera que essas iniciativas – somadas a tantas outras que ainda são necessárias – possam reduzir um pouco as desigualdades e fazer com que essas potências, espalhadas pelo Brasil, se encontrem e ampliem suas vozes – na Netflix e nas histórias que a marca conta ao redor do mundo.
Zé Delivery
O Zé Delivery valoriza, defende e preza pela individualidade de todas as pessoas. A marca sabe que ainda tem um longo processo de evolução para conquistar a mesma representatividade do cenário brasileiro.
Recentemente, consolidou sua área de Cultura, Diversidade e Inclusão e está passando por um momento de muita transformação. Gosta de empoderar seus grupos de afinidades que contribuem com a evolução trazendo debates e propostas de ações e levando conhecimento histórico a todas as pessoas da empresa. O Zé Delivery busca sempre manter e assegurar um ambiente confortável, seguro e saudável para todes. Está não só em busca de mais representatividade, como busca formas de apoiar e desenvolver toda a comunidade negra.
Sobre o Potências Negras
Potências Negras é o programa de desenvolvimento criado e curado pela Minuto Consultoria e pela Escola Profissas. Para o grande lançamento, foi preparado um evento online com aulas e painéis para empoderar pessoas e provocar discussão proativa no mercado.
O Potências Negras Summit conta com o patrocínio das companhias: Avon, Ifood, Ambev Tech, Netflix, Zé Delivery, IBM, RD Station, Loft e EBANX.
O evento conta com o apoio das empresas: Trampos, Distrito, 99jobs, Instituto Guetto, Negras Plurais, Movimento Black Money, Afra, Transempregos, Reafro, Afrodev, Alma Preta, ABRH SP, Uzoma, On Hub, Bruna Gal Produções, Vitamina Vídeo, Canário Assessoria de Marketing e Lá na Firma.
Serviço:
Data: 30/03/2021
Horário: 9h às 12h30 / 14h30 às 20h30
Inscrições: www.potenciasnegras.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/potenciasnegrassummit
Link de transmissão: será enviado por e-mail ou WhatsApp, após a inscrição.