Carreira

Potências Negras TEC: Itaú Unibanco, Trybe e outras marcas se unem para abrir caminhos e mostrar que o mercado de tecnologia é para todos

Conhecimento, capacitação, recrutamento, cultura, representatividade e milhares de vozes potentes para empoderar a jornada de profissionais negros e combater a desigualdade racial no mercado de trabalho da tecnologia! Esses são alguns dos objetivos do Potências Negras Tec, que será realizado neste sábado, 14 de agosto, das 9h às 20h30, com 10 horas de conteúdos ininterruptos.

O evento, online e totalmente gratuito,  quer  mostrar que tecnologia também é coisa de preto! Não perca tempo e se inscreva pelo site www.potenciasnegras.com.br. A  programação está potente! 

No palco virtual do Potências Negras Tec, referências negras como Karen Santos, CEO da UX para Minas Pretas, Ana Minuto, referência em Diversidade Etnico-racial, Fernando França, UX researcher manager no Nubank e Felipe Dutra Furtado, gestor de TI da Globo, além de pessoas aliadas do mercado que mais cresce globalmente. 

Para a realização do encontro, as realizadoras Profissas e Ana Minuto se juntaram a grandes marcas como Itaú, Trybe, iFood, Grupo Boticário, Mercado Livre, Randstad, Will Bank, Rocketseat, Globo, AmbevTech, Creditas, 99, Tera, Ame Digital, Escale e Amazon AWS. Essas companhias são importantes aliadas da jornada Potências Negras e estarão presentes durante todo o dia e também nos estandes virtuais, na hora do almoço, com vagas abertas e à procura de pessoas negras para diversas áreas tec.

Banco Itaú – construindo um mercado de tecnologia mais diverso

Um dos compromissos do Itaú Unibanco é ajudar a construir um mercado de tecnologia mais diverso, representativo e que contemple toda a pluralidade de perfis que compõem a nossa sociedade.  Como parte desta jornada, o banco oferece oportunidades para a capacitação de novos talentos e oportunidades para que, cada vez mais, profissionais pretos e pardos ingressem no mercado e ampliem sua representatividade étnico-racial. 

Foi com este objetivo que, durante o mês de junho, o Itaú Unibanco promoveu um processo de speed hiring exclusivo para a contratação de profissionais negros de todos os níveis de senioridade, que contou com mais de 650 inscritos e inscritas. O apoio e participação do banco no evento Potências Negras Tec é mais um passo para continuarmos colaborando com a promoção da diversidade no mercado, e uma forma de nos mantermos conectados com diferentes vivências para construirmos juntos uma sociedade que ofereça as mesmas oportunidades para todos e todas.

Trybe –  comprometimento com a inclusão e desenvolvimento dos alunos 

A Trybe é uma escola de desenvolvimento web que tem comprometimento genuíno com o sucesso profissional das pessoas estudantes. Ensina a programar, a aprender e a trabalhar. Quem estuda na Trybe tem a opção de começar a pagar só quando já estiver trabalhando.

A metodologia ativa e o currículo da Trybe, construídos juntos com o mercado, possibilitam que 92% das pessoas já estejam contratadas até 3 meses depois de formadas. A empresa tem parceria com as empresas mais buscadas para se trabalhar em tecnologia no Brasil. Isso permite que cada Tryber tenha mais proximidade com as reais demandas do mercado e mais maturidade para encarar os desafios encontrados nos processos seletivos.

São mais de 1500 horas de formação, distribuídas entre estudo de conteúdo, aulas ao vivo, projetos individuais e em grupo, e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Para que quem estuda na Trybe construa uma carreira de sucesso, é preciso mais que capacidade técnica. 

Diversidade é uma aspiração da Trybe. A companhia tem o compromisso de ter um ambiente aberto, inclusivo e seguro, tanto para suas pessoas colaboradoras, quanto para as pessoas estudantes. A participação no Potências Negras é uma maneira da Trybe fortalecer essa aspiração.

A desigualdade racial no mercado de trabalho

Não é novidade para nós que o mercado de trabalho é, em geral, excludente: mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras, LGBTQIA+, entre outros grupos ainda são sub-representados. Na área da tecnologia, infelizmente, não é diferente. 

A tecnologia é majoritariamente ocupada por homens brancos com uma renda maior do que grande parte da população. O setor passou por um processo comum a vários segmentos: o apagamento de pessoas pretas e de outros grupos sub-representados, como LGBTQIAP+ e Pessoas com Deficiência.

A pesquisa inédita, Potências Negras Tec, realizada pela jornada Potências Negras e Shopper Experience, contou com a participação online de 2693 pessoas (1528 pessoas negras e 1165 outras raças), entre junho e julho de 2021, e mostra que 59% dos negros não trabalham na área de tecnologia, mas têm interesse em atuar nela.

E mais:  quando falamos de falta de oportunidades no mercado de trabalho, a maior taxa de desemprego está entre os negros (20%), enquanto entre os brancos a taxa é de 12%. 

Na liderança, ainda de acordo com a pesquisa, somente 29% das pessoas negras que trabalham com tecnologia têm cargo de gerência ou direção. Entre brancos, o índice é de 46%. 

O levantamento trata ainda das barreiras que pessoas negras possuem para ingressar no mercado de tecnologia. Para se ter uma ideia, dois entre cada 10 negros entrevistados não tem interesse em estudar na área, pois não enxergam oprtunidades (29%),  não dominam o inglês (21%), ou consideram o investimento elevado (15%). 

Durante o estudo, quando perguntamos  sobre as formas de acesso à internet, 15% dos negros utilizam provedores informais para acesso à rede. Entre brancos, esse número cai para 7%. Esses e outros indicadores mostram que as dificuldades para entrar no mundo digital são maiores para pessoas negras.

A pesquisa Potências Negras Tec revela ainda que a renda média familiar dos negros é de R$ 6.469. Enquanto para brancos (e 1% indíginas e outras raças) a renda é de R$ 9.728. O levantamento é mais uma constatação de que a descriminação racial está presente em todos os âmbitos da sociedade, inclusive, no mercado de trabalho.

Sobre a Jornada Potências Negras

Potências Negras é mais que um evento, trata-se de uma jornada de desenvolvimento  com foco na população preta e parda, cocriada por Ana Minuto e Profissas.  A trilha começou em março de 2021 com o Summit, e segue com conteúdos mensais e experiências criadas especialmente para a nossa comunidade. Para se ter uma ideia, somente neste ano, as ativações do Potências Negras já impactaram mais de meio milhão de pessoas e empoderaram um número superior a 22 mil, em nossas iniciativas.

Serviço –  Potências Negras Tec

Data: 14 de agosto de 2021

Horário: 9h às 20h30

Investimento: gratuito

Inscrições: www.potenciasnegras.com.br 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *