Após dois anos de restrições por causa da pandemia da COVID-19, o RD Summit 2022, maior encontro de Marketing e Vendas da América Latina retornou com seu evento presencial no CentroSul, em Florianópolis (SC), nos dias 26, 27 e 28 de outubro. A expectativa, nos três dias de evento, é reunir mais de 11 mil, em mais de 180 horas de programação simultânea de 130 palestrantes de renome nacional e internacional.
Em 2022, a Profissas firmou parceria com o RD Summit para a construção da trilha inédita Diversidade & Inovação, que por meio de conteúdos como palestras, painéis e entrevistas, mostrará ao público a importância da diversidade para o futuro (e presente) dos negócios.
No primeiro dia da trilha (e do RD Summit), 26 de outubro, nosso CEO Victor Lambertucci apresentou a palestra “Sem Diversidade, sem negócio!”, oportunidade para trazer reflexões sobre a importância da temática nas empresas.
De acordo com Lambertucci, “um mundo com oportunidades equânimes e que respeite às diferenças deve abranger todos os segmentos da sociedade, incluindo as organizações. Falar de Diversidade e Inclusão é urgente e necessário, já que trata diretamente do futuro e sobrevivência dos negócios”.
Segundo Victor, que também é especialista em Diversidade e Inclusão, “investir na área significa fazer uma reparação histórica e ter responsabilidade social, além de ser uma enorme oportunidade de potencializar inovação e expansão de negócios”, explica.
No Brasil, mesmo com os avanços de D&I nas organizações, alguns dados ainda mostram que a jornada é longa e pede atenção redobrada por parte de CEOs, lideranças e profissionais de RH das empresas. É o que apontou nosso CEO em sua apresentação no Summit.
- 52% das lideranças tem falhado em auxiliar os funcionários a reconhecerem preconceitos que promovem a discriminação ou a exclusão no local de trabalho. E 46% têm falhado ao não criar equipes heterogêneas/diversas;
- Apenas 14% de mulheres e 12% de representantes de outras etnias ocupam cargos de alta gestão executiva.;
- O Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PcDs), praticamente, 24% da nossa gente, porém apenas uma em cada quatro pessoas com deficiência tinha ocupação profissional em 2019.
*Fonte: Aberje – A diversidade e inclusão nas organizações do Brasil, 2019.
Se você tem interesse no tema, não deixe de ler o artigo “Diversidade e Inclusão como estratégia para alavancar negócios” do nosso CEO Victor Lambertucci, produzido para o Blog do RD Station. No conteúdo, você vai entender, de uma vez por todas, os motivos para você investir em D&I na sua empresa agora mesmo!
Curadoria Profissas no RD Summit 2022
Ainda no dia 26, público também pôde acompanhar a palestra “Porque marketing e vendas não tem futuro sem diversidade”, com Ana K Melo, sócia e head de Diversidade e Inclusão na XP Inc, Victor Lambertucci, CEO da Profissas, Genesson Honorato, gerente de HR Innovation e Employer Branding na OLX Brasil e Karen Santos, CEO da UX para Minas Pretas.
Ana K Melo chamou a atenção para a diferença entre os termos representação e representatividade: “infelizmente, no mercado de trabalho, ainda temos muita representação e pouca representatividade. A representação é quando uma companhia usa apenas uma pessoa negra, LGBT+ ou PCD, por exemplo, para representar um papel ou cumprir uma lacuna de Diversidade e Inclusão nos negócios”, explica.
Segundo Melo, “para chegarmos na representatividade, temos um longo caminho para seguir. Não é sobre ter apenas uma pessoa PCD, LGBT+ ou negra na empresa e está tudo certo. É sobre ter várias pessoas representadas, incluídas e acolhidas no ambiente de trabalho. Não é algo pontual, mas sim que seja abrangente”, destaca.
Karen Santos chamou a atenção para o alinhamento que as marcas precisam fazer para atender às expectativas, aos valores e ao que o público acredita.
“Quando temos a oportunidade de escolher um produto para comprar ou uma empresa para trabalhar, certamente vamos ficar com a marca que nos represente, que tenha afinidade com os nossos valores. O desejo das pessoas é ter uma marca que converse, se conecte e dialogue com elas. Nesse sentido, para que as empresas cresçam e sobrevivam ao mundo dos negócios, elas precisam trabalhar um marketing que seja plural, que olhe para a diversidade. Se a empresa ainda não entendeu que isso é importante , ela está perdendo negócios e pessoas, o que faz o mercado girar”, afirma.
Para Genesson Honorato, “não existe futuro sem diversidade, equidade e inclusão. Até porque o futuro se constrói a partir de uma perspectiva de transformação na vida das pessoas, que estão conectadas por suas diversidades de vivências e experiências. Quando falo de diversidade, falo também de inovação. Inovar tem tudo a ver com a diversidade, pois trata da junção de variados pontos de vista para ter novas ideias e construir algo novo. Se temos pessoas com pensamentos iguais, por mais que usem ferramentas e tecnologias diferentes, isso não é inovação. Falar de inovação é trazer pessoas de lugares diferentes, com posicionamentos diferentes, para assim ter mais criatividade e inovação nos negócios”, diz.
Videocast e Podcast Profissas
A trilha ainda contou com um super bate-papo. O nosso fundador, Lucas Lima, conduziu um videocast especial com a jovem embaixadora da ONU Amanda Costa. Uma conversa leve, fluida e divertida sobre sustentabilidade, racismo ambiental, ESG e a importância de co-construir ambientes diversos, colaborativos e participativas nos ambientes de trabalho
Para Costa, “vivemos um tempo em que é essencial ter um olhar múltiplo, diverso e multifacetado pois, por muito tempo, presenciamos uma sociedade machista, patriarcal, racista e heteronormativa, com apenas uma visão sobre as coisas – que é a visão do homem, hétero e cisgênero. É uma visão válida, mas não é a única. Quando temos um olhar múltiplo, colaboramos com a inovação, nos ajuda a ter outras perspectivas de vida e uma visão mais criativa para encontrar soluções para problemas complexos como a pobreza, violência, meio ambiente, entre outros temas que impactam, principalmente, os grupos da diversidade”, diz.
Parque UNESCO-SOST
Além da parceria inédita para a trilha da Diversidade e Inclusão, a Profissas, nesta edição de 2022, é uma das cocriadoras do Parque UNESCO-SOST Transcriativa, uma instalação com mais de 800m² para falar sobre Sustentabilidade, Educação e Diversidade, em conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
“É com grande satisfação que estamos levando para o RD Summit uma experiência com programação exclusiva no palco podcast, interações com a robô mais social do mundo, intervenção do Greenpeace, além do estande-estúdio da Escola da Diversidade, em que os participantes poderão conhecer mais sobre os produtos da empresa”, conta Lambertucci.
No primeiro dia, temas como diversidade, inclusão, empoderamento, comunicação, habilidades humanas, inovação, entre outros assuntos estiveram presentes nos bate-papos do podcast da Profissas.
Algumas pessoas convidadas marcaram presença. Entre elas, a influencer digital Ellen Valias (atleta de peso), Lucas Gomes, CEO na OndaSkim, Alex Lima, liderança na UNESCO-SOST Transcriativa, Katya Hemelrijk, CEO na Talento Incluir, Amanda Graciano, Linkedin Top Voice & LinkedIn Creator, Thales Alves, Cofundador na 048media, Ana K Melo, sócia e head de Diversidade e Inclusão na XP Inc e Ana Minuto, CEO na Minuto Consultoria.
Nosso CEO Victor Lambertucci finaliza:
“Ser parceira do RD Summit, evento de reconhecimento internacional quando o assunto é marketing, inovação e vendas, é saber que estamos no caminho certo para tornar o mercado de trabalho mais plural, inovativo e acolhedor nas empresas. Desse modo, as palavras que me definem hoje são felicidade e animação por tudo que está por vir. Afinal de contas, quando o assunto é Diversidade e Inclusão, o trabalho nas empresas deve ter um início, mas nunca o fim. E a Profissas está pronta para ajudar as pessoas e organizações que desejam ser aliadas nesse processo”.
Continue acompanhando as notícias da Profissas em nosso BLOG e também em nossas redes sociais, pelo LinkedIn, Instagram, Youtube e Spotify.