Empreendedorismo

Retrospectiva Profissas 2015: história, mudanças e resultados.

O ano está chegando ao fim e, como somos meio fanáticos por analisar dados, nada melhor do que fazer uma retrospectiva do ano de 2015 para avaliar nós mesmos. Como tudo começou? Tivemos dificuldades? Quais são os planos para 2016?

Para responder essas perguntas, resolvemos compartilhar com vocês um pouco de nossa história. Nossos erros e acertos, dificuldades e – principalmente – o que aprendemos com tudo isso.

Então vai lá pegar um cafézinho, se ajeita ai na cadeira e bora curtir essa retrospectiva junto com a gente. 🙂

A Ideia

A ideia de criar uma empresa surgiu quando Ícaro Iasbeck e o Lucas Lima, que já eram amigos há alguns anos, estavam insatisfeitos com suas vidas profissionais e procuravam criar algo mais significativo, que pudesse ajudar os outros e ao mesmo tempo criar uma relação mais saudável de trabalho.

Na época o Ícaro era responsável pela equipe de Suporte TIC de uma empresa que atua na área de Gestão e Tecnologia e, segundo suas palavras, “procurava novos desafios em que ele pudesse estar mais na linha de frente dos projetos”.

Já o Lucas, graduado em Marketing, era sócio de uma empresa de esportes e condicionamento físico especializado em Parkour. Depois de muitos anos ensinando o esporte e sendo responsável pela parte de Marketing da empresa, ele percebeu que possuía várias habilidades que poderiam ser usadas para alavancar outras empresas no meio digital.

Com as experiências acumuladas nas atividades anteriores e o objetivo em comum de criar um negócio que oferecesse serviços e atendimento de excelência e que realmente ajudasse as empresas a conquistar resultados, eles decidiram se juntar para transformar o sonho em realidade em abril de 2014.

Em maio de 2014 os dois já haviam pedido demissão para então focar no projeto que futuramente receberia o nome de Profissas.

Primeiros Passos

Sem nenhum tipo de investimento de terceiros, eles decidiram começar trabalhando como freelancers num escritório improvisado na casa do Lucas.

Primeiro escritório Profissas

O objetivo era juntar o dinheiro necessário para abrir a empresa e conhecer o mercado no qual desejavam atuar. Este processo de conhecimento foi de extrema importância para que eles pudessem identificar os pontos fracos e fortes, além do funcionamento do mercado em si.

Os primeiros trabalhos realizados foram basicamente focados em criação de sites. Para surpresa dos dois, desde o início eles recebiam muitos elogios de clientes que já haviam tido experiências ruins com outras empresas de marketing digital.

As brechas do mercado

Quando ainda faziam trabalhos de freelancers, perceberam vários clientes insatisfetos com a falta de comprometimento e atenção das outras empresas, mesmo aquelas consideradas “líderes do mercado”.

Segundo esses clientes, o cumprimento de prazos não era uma prioridade dessas empresas de marketing. O atendimento e relação com o cliente eram péssimos e elas desperdiçavam mais tempo com processos burocráticos do que preocupados em trazer resultados para os próprios clientes.

Esse feedback os ajudou a identificar as brechas do mercado e reforçou ainda mais nossa proposta atual de oferecer atendimento de qualidade e personalizado para cada cliente, ser comprometidos com relação a prazos e, principalmente, trazer resultados reais para nossos clientes.

A marca Profissas

Desde o início a ideia era criar um nome natural, que transmitisse seriedade sem perder nossa característica descontraída e única.

Assim que decidimos usar o nome Profissas, o pessoal da Repare Design nos auxiliou com a criação da identidade da marca, design da logo e fundamentos por trás da mesma.

A logo é uma assinatura justamente por que nós fazemos questão de assinar todos os nossos projetos. Se você reparar, em todos os projetos que trabalhamos haverá uma assinatura nossa, geralmente no rodapé do site. 🙂

A assinatura Profissas é garantia de serviço de qualidade e comprometimento com o cliente.

Logo Profissas

A Empresa

Em janeiro de 2015, a Profissas se transformou oficialmente em uma empresa, com CNPJ e tudo.

A transição não foi fácil. Tivemos dificuldades por causa do aumento da demanda de trabalho, o que levou o Ícaro e o Lucas deixarem um pouco de lado a parte gerencial, que era de extrema importância naquela fase da empresa, para focar na parte operacional.

Apesar de existir como empresa desde janeiro, só passamos a existir para o público geral em março, quando lançamos nosso site e perfis nas redes sociais.

Percebemos que, se quiséssems continuar crescendo, seria preciso alugar um escritório de verdade, e então decidimos ir para o BRCO Coworking, o que possibilitou nos organizar melhor e trabalhar com mais qualidade.

Ícaro, Dênis e Lucas

Naquele momento era óbvio a necessidade de contratar um novo membro para equipe, mas não queríamos contratar qualquer pessoa. Por isso, o Dênis Junior só chegou para trabalhar com a gente em abril de 2015.

Escolhemos ele a dedo! Sua função era focar na parte de SEO e Web Analytics, que hoje são pontos fortes da Profissas e uma das áreas que mais gostamos de trabalhar.

Atualmente, o Dênis é responsável pela área de Business Intelligence, com foco em SEO e Web Analytics. Se o seu site não está bem posicionado no Google, é ele que pode resolver seu problema!

Necessidade de Mudanças

Com o Dênis do nosso lado e uma gestão mais eficiente da empresa, a demanda começou a aumentar consideravelmente e em agosto sentimos a necessidade de mudar novamente de escritório.

Desta vez, escolhemos a Biosfera Coworking, onde estamos até hoje. Com uma sala mais espaçosa e num ambiente organizado e agradável, temos conquistado ótimos resultados junto aos nossos clientes.

Com um crescimento na demanda de trabalho, logo no início de setembro trouxemos o Renato Mourato para trabalhar com a gente. Ele ficou responsável por toda parte de experiência do usuário (UX Experience).

O cara dispensa apresentações. Basta dar uma olhada no design impecável de nossos projetos para ver como ele manda bem.

E o último (mas não menos importante!) a chegar por aqui foi o Igor Scaldini. Ele já trabalhava com a gente como freelancer na parte de geração de conteúdo desde julho, mas veio integrar oficialmente nossa equipe só no início de novembro.

Ele é responsável por criar conteúdo de qualidade para a Profissas e para os sites e redes sociais de todos os nossos clientes.

Não somos uma agência de publicidade

Já dissemos isto por aqui, mas eu faço questão de repetir: nosso foco está em trazer resultados para nossos clientes.

Nosso objetivo não é vender o máximo de serviços possíveis, mas sim construir uma relação saudável e produtiva com os nossos clientes.

Por isso não focamos simplesmente na construção de um website bonito, mas sim em projetos que visam resultados reais e contínuos, como o Inbound Marketing e práticas efetivas de SEO e Web Analytics.

Devido nossa prioridade no relacionamento e satisfação do cliente, trabalhamos de uma forma mais ampla, planejando e adotando práticas mais efetivas, sempre com o objetivo de gerar os melhores resultados para nossos clientes.

A Equipe

Apesar de todos os membros da nossa equipe serem super competentes e comprometidos com o trabalho, a Profissas não existiria se todos não trabalhassem em conjunto.

Valorizamos nossa equipe e temos muito orgulho de trabalhar com ela. Caminhamos todos na mesma direção e abraçamos as mesmas causas, e por isso construir uma equipe motivada e feliz vai ser sempre prioridade aqui em nossa casa.

Profissas Marketing

Nossos resultados falam por nós

Aqui na Profissas nós gostamos de dizer que os resultados de nossos clientes falam por nós. E em 2015 o que não faltou foram resultados!

Com a CrossFit High Pulse, por exemplo, fizemos uma estratégia completa de Inbound Marketing. Com isso conseguimos aumentar os pedidos de aulas experimentais, o que definitivamente trouxe mais alunos para sua box localizada em Curitiba. Além disso houve um aumento considerável dos fãs na sua pagina do Facebook e engajamento do público nas redes sociais.

A Trimetais, empresa que oferece serviços metalúrgicos no sul do país, também foi um ótimo exemplo de como um trabalho eficaz de SEO e Web Analytics pode trazer resultados para todos os tipos de empresas. Criamos e otimizamos para SEO todo o site da empresa, o que atraiu novos clientes e oportunidades de negócio que rapidamente cobriram o valor investido.

Com o foco maior no design do site, também recebemos bastante elogios pelo site do projeto Hype Camp, do grupo Hype. Construímos um site com o objetivo de transmitir a vivacidade e resgatar a essência das atividades físicas e mentais. E pelos depoimentos que recebemos, tudo indica que conseguimos!

“Ficamos realmente satisfeitos com o profissionalismo e atendimento dado pela empresa. Conseguimos criar um site inovador e tecnológico frente ao mercado.”

Julliano Tauscheck, Diretor Executivo.

O que esperar de 2016?

Em 2016 queremos continuar construindo resultados com os nossos clientes.

Também queremos atrair novos clientes, mostrando como o Inbound Marketing pode trazer ótimos resultados para as empresas. Para isso renovamos nosso site, lançamos nosso blog e estamos focando em estretégias para nossas redes sociais.

É claro que, como qualquer empresa, precisamos vender nossos serviços. Mas apenas vender não é o que nos motiva.

Nós amamos o que fazemos e, modéstia a parte, fazemos muito bem. Queremos virar referência no mercado e criar uma comunidade de verdade para engajar e motivar as pessoas.

Nós acreditamos no que fazemos e, por isso, assinamos em baixo.

 

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