Se sua empresa precisa alcançar soluções rápidas e se destacar no mercado como uma marca inovadora, a chave está no treinamento corporativo. Essa é uma ferramenta capaz de ajudar a desenvolver pessoas e capacitar profissionais, atuando em diversas frentes de ações necessárias para o crescimento do negócio.
Não é segredo para ninguém que vivemos em um momento de grande competitividade e que, dia após dia, surgem novos produtos, serviços e soluções que visam – segundo as próprias empresas – “melhorar o mundo”. Assim, é preciso estar sempre um passo a frente, respondendo de forma célere à expectativa de um contexto empresarial instável.
A importância do treinamento corporativo
Uma empresa é feita de pessoas com diferentes culturas e experiências, o que deixa seu capital humano rico e diversificado. Mas somente com qualificação elas são capazes de mudar os rumos da organização, transformando-a em um modelo de engajamento e participação colaborativa.
Para tanto, é indispensável que as pessoas estejam alinhadas à missão, visão e valores do negócio.
O treinamento corporativo nada mais é que um conjunto de aulas práticas e teóricas que ajudam a desenvolver as habilidades de grupos de colaboradores, de acordo com a função que desenvolvem.
Cursos, palestras, aulas EAD e treinamentos fora da empresa são apenas alguns dos exemplos de formatos possíveis. Seja como for, o treinamento corporativo traz uma série de vantagens não apenas para os profissionais envolvidos no processo, mas, também, para a gestão, com redução do turnover, aumento da motivação entre os funcionários e da produtividade, autonomia dos empregados e aprendizado de novas ferramentas.
No entanto, não adianta realizar o evento de forma aleatória, apenas para constar nos planos de ação do RH. É preciso oferecer capacitação de qualidade, que traga retorno à empresa. Em outras palavras, é essencial treinar funcionários para algo que realmente será de grande valia na rotina de trabalho.
Para que sua empresa alcance os resultados esperados, separamos 4 dicas para um treinamento corporativo de sucesso. Veja:
Identifique as necessidades da sua empresa
Não é porque um determinado assunto está em alta que a empresa precisa disponibilizar o treinamento sobre ele para os colaboradores. Qualquer capacitação deve ser realizada em função da demanda, que advém tanto dos funcionários quanto da organização.
Muitas vezes, o próprio RH (área geralmente responsável pelos treinamentos) não consegue mapear sozinho os gargalos de conhecimento de cada área. Veja que, mesmo para um “simples treino”, o diálogo é fundamental. Conversar com as lideranças de cada setor e entender as demandas dos funcionários, e o que pode ser feito para melhorar a produtividade das pessoas, é o primeiro passo para ver retorno no investimento em treinamento corporativo.
Determine como os treinamentos serão ministrados
Essa é uma fase sensível para quem lida com treinamento e desenvolvimento. Afinal, embora seja um fator essencial para o crescimento corporativo, os custos desta ação costumam ser elevados.
Além de ter um orçamento que permita a realização de diversas modalidades de cursos, a gestão deve levar em consideração o bem estar e o conforto dos funcionários. Nesse caso, os treinamentos a distância são bem-vindos, já que o usuário pode fazer o curso sem precisar se deslocar a um local físico específico.
Os treinamentos presenciais costumam ter um viés um pouco diferenciado, visto que o conteúdo é mais dinâmico e cada um pode tirar dúvidas, compartilhar experiências e testar a teoria ao vivo, em aulas práticas e cheias de significados.
A definição da maneira como a capacitação será oferecida vai depender do perfil do público da empresa e os recursos disponíveis para essa finalidade.
Envolva os funcionários
Para que o treinamento corporativo cumpra com seus objetivos, os colaboradores devem estar envolvidos e motivados a participar do evento. Por isso, não economize na divulgação, detalhando os objetivos do curso e os resultados que ele pode trazer.
Algumas empresas possuem em seus sistemas um catálogo contendo a disponibilidade de vários cursos, principalmente EAD, que são oferecidos aos funcionários. Mas, muitas vezes, a falta de informação faz com que esses treinamentos tenham pouco acesso.
Na dúvida, utilize os meios de comunicação interna para chamar a atenção dos envolvidos, expondo as vantagens da capacitação para o crescimento profissional.
Avaliação dos resultados
Para a empresa, o treinamento não acaba com a emissão do certificado de participação: ainda há muito que se avançar em termos de capacitação de funcionários.
Nessa etapa, a avaliação dos resultados é muito importante, já que identifica o aprendizado e a necessidade de melhoria no desempenho a partir do evento propostos. Ou seja, os feedbacks servem para que a gestão possa implementar novos cursos, fazer adaptações nos já existentes ou, simplesmente, retirar algum módulo de treinamento do catálogo de cursos da empresa.
Sendo assim, dê liberdade à equipe para que ela exponha sobre o que achou do treinamento, incluindo pontos favoráveis e desfavoráveis. Esse retorno pode ser feito em um questionário físico ou digital, de preferência sem identificação, para que cada um se sinta à vontade para falar o que pensa.
O treinamento corporativo é uma das maneiras de manter a motivação da equipe e, consequentemente, gerar maior produtividade nas organizações.
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