O objetivo de toda empresa é ter bons resultados, cumprir metas, ter uma boa imagem perante seus públicos e conquistar fatias do mercado ainda pouco exploradas.
Para atingir esses propósitos não basta apenas contratar profissionais de ponta e oferecer os melhores salários e benefícios: é preciso motivá-los a crescer junto com a companhia.
Isso é possível, por exemplo, através do treinamento corporativo.
Até aí tudo bem; mas o que é, exatamente, treinamento corporativo?
Toda organização quando se forma define sua missão, visão e valores que são conceitos estratégicos que não só dão identidade a uma empresa, mas fazem referência a um conjunto de diretrizes importantes para o planejamento empresarial. Funciona assim: para que a empresa alcance seus objetivos, os colaboradores precisam estar alinhados com tudo que a organização deseja alcançar para o futuro.
Nesse sentido, o treinamento corporativo tem o objetivo de aprimorar habilidades das pessoas de acordo com seu trabalho e função. A educação nas organizações inclui uma série de aulas práticas e teóricas que ajudam os funcionários a desenvolver seus trabalhos de forma prática, rápida e criativa.
No mundo empresarial nada mais é estático – se é que algum dia foi assim. Tudo muda, o tempo todo e em todos os lugares, fazendo com que a gestão fique atenta para não perder as principais inovações do mercado. A educação corporativa vem capacitar os profissionais a enfrentar cenários cada vez mais competitivos, oferecendo oportunidades para que a empresa entre em novos negócios.
Em outras palavras, quanto mais capacitados o seus colaboradores estiverem, maiores serão as chances de crescimento da organização, em virtude do aprendizado de novas ferramentas, conceitos e atualizações de maneira geral.
Como escolher o treinamento para minha empresa
Ao adotar o treinamento corporativo nas organizações, a gestão deve conhecer bem todos os aspectos que envolvem a empresa, as suas dores, as suas forças e fraquezas. Ou seja, mapear como ela está no cenário mercadológico e como ela pode melhorar para se destacar interna e externamente.
Toda área tem suas deficiências e todo profissional pode se beneficiar de mais aprendizado. Mas, para tanto, a gestão precisa identificar as necessidades de cada setor e implementar os cursos.
Além de opções específicas, como curso de SAP, gestão empresarial, montagem de produção ou técnicas de recrutamento, por exemplo, é interessante ofertar treinamentos mais abrangentes, mas que desenvolvem as competências dos colaboradores como um todo.
As principais são:
- Relacionamento interpessoal;
- Criatividade;
- Gestão de pessoas;
- Condução de reuniões;
- Gestão do tempo;
- Preparação de feedbacks;
- Delegação de tarefas;
- Técnicas de apresentação;
- Comunicação oral e escrita.
E isso tudo é só pra início de conversa, viu? Ainda há bem mais vindo pelo caminho do treinamento.
Vale a pena apostar no treinamento corporativo?
Vale muito a pena! Os ganhos em desempenho de equipe podem ser mensuráveis, sem contar a motivação do colaborador ao entender que empresa se importa com o seu desenvolvimento.
Talvez a gestão não perceba a evolução da equipe e da empresa no primeiro momento, mas o treinamento corporativo traz vantagens técnicas e comportamentais a médio e longo prazo.
Para a organização, é garantia de maior força competitiva. Para o colaborador, significa atualização profissional, aumento da produtividade, aprendizado de novas ferramentas, engajamento e motivação. O funcionário bem treinado tem mais autonomia, boa comunicação interpessoal e mais potencial para alcançar a conquista de novas especializações.
No ciclo virtuoso de bons resultados, a empresa reduz o turnover, a partir desse cenário, e vê o retorno ao investimento de forma mais clara.
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